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Você está se sentindo desanimado há alguns dias? Você luta para encontrar positividade? Então siga estas recomendações simples para recuperar o entusiasmo e promover o seu bem-estar.

Última atualização: 16 de fevereiro de 2024

Há momentos que têm gosto de apatia, aqueles em que tudo parece um pouco mais cinzento para você. Você não sabe por que, mas qualquer coisa custa muito mais caro e o que você mais precisa é levantar o ânimo rapidamente. Se você está lidando com esse sentimento agora, a melhor coisa a fazer é fazer uma pequena pausa para se desconectar e conversar consigo mesmo.

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É importante saber que é impossível sentir-se motivado e feliz todos os dias. Nossos estados emocionais flutuam e nada é tão comum quanto passar alguns dias em que o desejo e o entusiasmo falham.. Tomar consciência do que você sente e aplicar estratégias adequadas para recuperar o bem-estar promoverá a mudança que você precisa. No artigo a seguir damos-lhe as chaves para o conseguir.

Mantenha seu rosto voltado para a luz do sol e você não conseguirá ver as sombras.

~ Helen Keller ~

Maneiras de melhorar seu humor rapidamente

Humor é aquela experiência emocional de valência positiva, negativa ou neutra que o acompanha por alguns dias. Agora, o complicado é que A maneira como você se sente afeta seus pensamentos e comportamento. É o que nos dizem num estudo publicado em Fronteiras em Psicologia, até mesmo destacando seu papel na linguagem e na forma como nos comunicamos.

Isso explica, sem dúvida, por que quando você é pego de mau humor ou de tristeza inexplicável, todas as áreas da sua vida são alteradas; Você tem menos desempenho no trabalho, quase não tem vontade de socializar e até discute mais com seu parceiro. Nessas situações, será muito útil ter em mãos algumas estratégias simples para mudar esse estado psicoemocional. Compartilharemos alguns com você imediatamente.

1. Dê um passeio ao ar livre

Quando o estresse, o mau humor e o desânimo prendem sua mente, faça uma caminhada em um ambiente natural. Por vezes, este contacto com as montanhas, florestas ou praias funciona como poderosos agentes de bem-estar. Sua mente desliga a negatividade e suas emoções ficam harmonizadas.

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Por que isso funciona?

O contato com o ar livre eleva nossas endorfinas e serotonina. Além disso, o cérebro entra num estado de calma e adota outras perspectivas mais relaxadas. Dessa forma, um artigo publicado pela Fronteiras na Neurociência Comportamental destaca que, embora o exercício físico já promova o bem-estar emocional, o ambiente natural amplifica ainda mais esses benefícios.

2. Faça algo criativo

Uma maneira útil de melhorar seu humor rapidamente é iniciar uma atividade criativa. Há quem pinte mandalas, outros escrevem, compõem, desenham, cozinham ou iniciam a jardinagem. Mergulhar em uma tarefa artística permite alcançar aquele estado mental que o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi define como experiência ideal.. Você notará bem-estar em pouco tempo.

Por que isso funciona?

Em um estudo publicado pela Jornal Americano de Saúde Pública, Uma ligação significativa foi encontrada entre arte e saúde mental. A escrita expressiva, por exemplo, é sempre catártica e capaz de induzir equilíbrio emocional.

Porém, embora não sejam bem conhecidos os mecanismos pelos quais consegue reduzir o estresse e até os sintomas depressivos, é uma ferramenta complementar de grande valor.

3. Ligue para um amigo

Quando você estiver triste e irritado há alguns dias, ligue para aquele amigo que sabe te ouvir. Naqueles momentos em que você vê as coisas um pouco mais sombrias, o apoio de quem te entende será o seu melhor pilar. Procure aquelas figuras que não julgam, que não dão conselhos e que se limitam apenas a ser aliadas emocionais.

Por que isso funciona?

As pessoas são seres sociais que se unem e precisam da proximidade dos outros. Desabafar suas emoções, pensamentos e necessidades, com números significativos, funciona como um exercício de cura para o seu cérebro. O estresse é aliviado e novas abordagens mentais são assumidas.

Metanálises como a publicada em Médico eletrônico descrevem esta ligação significativa entre apoio social e saúde mental.

4. Mantenha um diário de gratidão

Uma estratégia simples para melhorar seu humor rapidamente é fazer um exercício de gratidão. Muitas vezes você não tem consciência do que tem, daqueles aspectos básicos que te enriquecem e dão sentido à sua vida. Portanto, naqueles momentos em que o desconforto emocional atrapalha sua motivação diária, tenha em mente os seguintes pontos:

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  • Compre um caderno de sua preferência e chame-o de “diário de gratidão”.
  • Inclua nesse caderno fotografias dos momentos felizes da sua vida.
  • Escreva sempre que puder o que você é grato por ter: amigos, família, trabalho, saúde, sonhos a conquistar, viagens que ainda estão por vir, etc.
  • Quando você se sentir um pouco desanimado, pegue aquele caderno e leia. Você se lembrará daqueles aspectos pelos quais vale a pena sentir-se grato.

Por que isso funciona?

A gratidão, mais que uma emoção, é uma atitude perante a vida. Faz você valorizar o que o rodeia, focar no que é positivo e valioso. Da mesma forma, também permite que você tome consciência da transitoriedade da vida e da necessidade de focar no que é importante.

Por outro lado, pesquisas como a publicada em Fronteiras em Psicologia Eles também destacam os benefícios dessa prática para melhorar o bem-estar mental. É uma ferramenta simples que, se você a iniciar, lhe trará satisfação e equilíbrio emocional.

5. Atenção plena por vinte minutos

Você está acostumado atenção plenaVocê já praticou isso? A meditação baseada na atenção plena é uma ferramenta que pode melhorar seu humor em pouco tempo. Embora seja verdade que nem todo mundo se acostuma com essa estratégia na primeira vez, vale a pena começar. Seu cérebro encontra benefícios significativos com este recurso.

Por que isso funciona?

A ciência tem analisado os benefícios do atenção plena. Um estudo publicado por Fronteiras em Psicologia achar algo A intervenção com esta ferramenta facilita a regulação emocional. Além do mais, atualmente, várias abordagens terapêuticas, como a cognitivo-comportamental, também aplicam a atenção plena.

6. Abraço

É simples, econômico e um dos exercícios mais gratificantes. Quantos abraços você já deu hoje? Não economize na arte do contato físico, pois a proximidade física de quem você ama melhora seu humor rapidamente.. Parceiro, família, amigos e até seus animais de estimação. Sentir esses seres especiais próximos funciona como um bálsamo para o estresse, os medos e o desconforto.

Por que isso funciona?

Abraços são atos emocionais que facilitam a produção de endorfinas e serotonina em nosso cérebro. Quando você experimenta essa proximidade corporal com alguém de quem você gosta, você se sente validado e protegido. Todas essas sensações afetam o seu bem-estar. Na verdade, em Ciência Psicológica Eles destacam que esses atos não apenas amortecem o estresse, mas também melhoram a saúde.

E se essas dicas não melhorarem permanentemente meu humor?

Quando você se sente mal, você deseja levantar rapidamente o seu ânimo e reprimir as emoções desconfortáveis ​​que o dominam. Contudo, Se a ansiedade e o desconforto o acompanham há várias semanas, é aconselhável procurar ajuda especializada. O primeiro e mais decisivo é entender o porquê desse sentimento.

Muitas vezes, negligenciamos as nossas emoções, focamos nas nossas obrigações e optamos por deslocar o que dói. Condições como stress e ansiedade mal regulados podem tornar-se crónicas e, nestes casos, é aconselhável agir o mais rapidamente possível. Existem terapias eficazes que, em apenas algumas sessões, podem fornecer as ferramentas que você precisa..

Cuide-se todos os dias para melhorar seu humor

Para concluir, embora seja verdade que é normal ter um humor um pouco desanimado de vez em quando, essas experiências não devem durar muito tempo. Para isso, nada melhor do que praticar o autocuidado. As chaves que descrevemos são dimensões que você pode aplicar no seu dia a dia para promover o seu bem-estar e intensificar o aparecimento de emoções positivas.

Abraços, passeios na natureza, meditação ou arte são canais excepcionais que irão intensificar o seu equilíbrio interno. A felicidade, no final das contas, nada mais é do que estar bem consigo mesmo e isso é algo que você pode trabalhar agora.