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Você tem um amigo ou familiar que diminui sua energia, ânimo e positividade? Na leitura a seguir explicamos como agir.

Você já sentiu cansaço, mau humor e frustração depois de estar com um amigo, familiar ou conhecido? Na verdade, existem pessoas que, pela sua personalidade e atitude, acabam esgotando toda a sua energia e te deixando desanimado. ¿O que fazer quando alguém está esgotando você emocionalmente? Você diz a ele? Você escolhe evitar essas presenças?

A verdade é que quanto mais próximo esse número estiver, mais difícil será agir. No entanto, lembre-se de que seu bem-estar psicológico pode ser prejudicado por esse tipo de dinâmica. Por ele, É sempre apropriado saber estabelecer limites com respeito e empatia.. Você pode dar-lhes alternativas e capacitá-los para resolver seus problemas. Na leitura a seguir damos-lhe as chaves.

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«As emoções são contagiosas. Todos nós sabemos disso por experiência própria. Você sabe que depois de tomar um café muito divertido com um amigo você se sente bem. “Quando você é atendido por um funcionário rude em uma loja, você sai se sentindo mal.”

~ Daniel Goleman (Inteligência Emocional, 1995) ~

Como agir quando alguém está esgotando você emocionalmente

O cientista Matthew Lieberman, da Universidade da Califórnia, explica algo muito interessante em seu livro Social: por que nossos cérebros estão programados para se conectar (2013). As pessoas são programadas para conexão social e emocional. Com tudo, Esses encontros e diálogos que você tem com o seu ambiente são deficientes e, então, seu cérebro sofre..

Trabalhos publicados em Fronteiras em Psicologia Eles alertam que as interações que você tem com outras pessoas podem desencadear contágio emocional. E isso nem sempre é positivo. Às vezes, a negatividade e a frustração dos outros permeiam o seu espírito. Saber conter essas situações é decisivo para a sua saúde psicológica. Explicamos como agir.

1. Compreenda e tenha empatia

Todos nós podemos estar emocionalmente esgotados em algum momento.. Isso é algo digno de nota. Há dias ou determinados momentos em que, por diversas circunstâncias, você também precisa de mais atenção, apoio e ser ouvido. Além do mais, o estresse e a ansiedade podem torná-lo mais exigente e você pode não perceber.

O primeiro passo será sempre ter empatia e compreender a realidade de quem você tem à sua frente.. É verdade que existem amigos ou familiares que drenam a sua energia, mas é apropriado ter em mente as situações pessoais em que se encontram. Muito provavelmente, o comportamento será temporário e, quando resolverem seus problemas, o tratamento voltará a ser enriquecedor.

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2. Detecte possíveis problemas de saúde mental

Muitos daqueles que transformam um grão de poeira em um drama podem estar sofrendo de um transtorno de ansiedade. Da mesma forma, quem vê o copo meio vazio e só vê catástrofes no horizonte pode estar lidando com uma depressão não diagnosticada. Antes de estabelecer limites, considere a possibilidade de essa pessoa sofrer de algum problema de saúde mental..

Leve em consideração aspectos como os detalhados em Jornal de transtornos afetivos . O pensamento negativo repetitivo é uma característica de alguém que lida com um transtorno de humor. Freqüentemente, esse desamparo ou irritabilidade é característico de um problema subjacente que deve ser resolvido. Incentive-os a solicitar ajuda especializada.

3. Insta à responsabilidade emocional

Quando alguém regularmente esgota você emocionalmente, essa pessoa pode ser uma figura muito exigida.. Ou seja, são homens e mulheres que esperam que você seja seu confidente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles querem que você seja seu salvador, que lhes diga o que fazer e como resolver seus problemas. Nessas circunstâncias, será útil lembrar estas chaves:

  • Você não é responsável por eles: Quem drena sua energia deve entender que sua função não é decidir por ele e resolver suas crises. Nem está em seu poder ser aquela figura que deixa tudo para correr e servi-los instantaneamente. Você também tem uma vida e suas obrigações.
  • Melhorando a responsabilidade emocional: Sugira que essa pessoa aprimore suas habilidades neste assunto. A primeira coisa é compreender seus sentimentos e emoções, bem como sua origem. O segundo passo é desenvolver meios e estratégias para aliviar o que dói, resolver o que preocupa e aceitar o que não pode ser mudado.

4. Ofereça alternativas

Se alguém está esgotando você emocionalmente, incentive-o a adotar uma abordagem mais decisiva e menos passiva.. Às vezes, essas pessoas não têm consciência de como se relacionam com os outros. Eles agem no piloto automático para projetar negatividades, medos e frustrações. Nestes casos, será muito útil fazer o seguinte:

  • Relate o efeito que tal comportamento tem sobre suas emoções.
  • Explique que você entende e se preocupa com os sentimentos deles.
  • Incentive-os a resolver o que os preocupa e lhes traz infelicidade.
  • Ofereça sua ajuda para fazer essas mudanças.
  • Sugere que apliquem abordagens mentais novas e mais proativas.
  • Oriente-os para que possam conversar com outras pessoas que possam ajudá-los.

5. Estabeleça limites

Tudo bem se hoje você contar para aquele amigo que não tem vontade de se encontrar. O mundo não cairá se você deixar claro para um membro da família que não está disposto a realizar determinadas tarefas. Estabelecer limites é um ato de autoproteção e também um mecanismo de informação interpessoal. Você declara claramente suas expectativas sobre o que pode ou não tolerar.

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Fazer isso torna os relacionamentos mais fáceis. Se alguém não respeita, fica claro que esse vínculo não é saudável. Comunique de forma honesta e respeitosa suas necessidades e até onde você irá em termos de apoio emocional. Lembre-se sempre de que se alguém está esgotando você emocionalmente, a Às vezes é necessário dizer não para proteger sua própria energia e bem-estar.

6. Crie espaços seguros, tanto em sua mente quanto fora dela

Você precisa de espaços seguros para viver. Esses refúgios devem ser tanto mentais quanto físicos. Quer dizer, Você deve desenvolver estratégias psicológicas para evitar ser impregnado pela negatividade alheia.. Dessa forma, se alguém está esgotando você emocionalmente, você deve colocar barricadas mentais para que a presença dele não o afete tanto. De que maneira? Anote:

  • Melhorar o ecpatia: no NEurociência e Avaliações Biocomportamentais Apontam como a empatia afetiva promove o contágio do estresse. Uma forma de se proteger dessa realidade é por meio da ecpatia. Este é um mecanismo para evitar o contágio emocional. Para fazer isso, comece a priorizar suas necessidades e marque uma distância entre o mundo emocional dos outros e o seu.
  • Pratique o autocuidado: Tire um tempo para cuidar de si mesmo. Faça atividades que o ajudem a relaxar e recarregar as energias, como fazer exercícios, meditar, ler, caminhar ou qualquer outra tarefa que faça você se sentir bem. Procure espaços físicos que sejam o seu refúgio no dia a dia e que possam neutralizar esse impacto emocional negativo.

7. Avalie o relacionamento

Se essa pessoa está esgotando você emocionalmente e é uma figura próxima, como um amigo ou familiar, é importante fazer um exercício de reflexão. Considere se o relacionamento é saudável como um todo.. Às vezes pode ser necessário distanciar-se ou fazer uma pausa temporária para proteger o seu bem-estar.

Se depois de ter exigido mudanças e oferecido ajuda essa pessoa continuar com a mesma dinâmica, considere o próximo passo. Lembre-se de que quem te ama e respeita não esgota sua energia.. Ele os renova, ele se preocupa em fazer você se sentir bem. Pense nisso.

8. Procure pessoas que te inspirem

Você é responsável por se cercar de pessoas que o inspiram e não o esgotam.. Se você não erguer muros de proteção, continuará cambaleando devido à exaustão emocional. Você tem o direito de prosperar, de ser feliz, porque a sua missão na vida não é resolver os problemas dos outros. Nem sempre seja aquele que ouve, mas que nunca é ouvido.

Ele pede que quem precisar solicite ajuda especializada. Afirme que quem não sabe viver não deve usar você como capacho e coringa. Além disso, afaste-se de quem, longe de querer uma mudança que o beneficie, está decidido a continuar consumindo seu tempo, sua boa vontade e sua saúde mental. Não vale a pena.

Pessoas que esgotam e desligam seu bem-estar psicológico

Lembra que Cuidar de si mesmo é um ato de responsabilidade que envolve escolher quem você quer na sua vida. A pessoa que te esgota emocionalmente pode estar sofrendo, é verdade. Às vezes, a ansiedade e a depressão apresentam um comportamento negativo que consome o humor dos outros. Saber disso, ser sensível e perceber isso diz muito sobre você.

Assim como saber estabelecer limites, salvaguardar o seu bem-estar e compreender que há muitos que não querem mudanças. Existem presenças que, como “vampiros emocionais”, desanimam o ânimo dos outros e só trazem desmotivação. Manter a paz interior significa tomar decisões para se distanciar daqueles que ameaçam o tipo de vida que você deseja viver..