Em linguística (estudo científico da origem, evolução e estrutura da linguagem) uma voz estridente “vogal fritura”, também conhecida como laringetização, é um tipo especial de fonação ou articulação de palavras em que as cartilagens aritenóides da laringe se unem provocando uma compressão entre as cordas vocais criando força e tornando-as relativamente soltas e compactas.
-Na fala, este termo se refere a um som baixo e rouco que ocupa a extensão vocal abaixo da voz modal (registro vocal mais comumente usado na fala e no canto) ”registro glótico.
– Sua vibração irregular pode ser de 20 a 50 pulsos por segundo, o que equivale a duas oitavas da frequência modal da voz.
-Esse comportamento causa uma qualidade de voz áspera, incluindo uma velocidade de fala mais lenta.
''Chirriar significa producir un ruido agudo y estridente, en especial es producido por la fricción entre dos objetos.''
Um novo conceito
- Su estado fonémico puede cambiar el significado de una palabra, en el alfabeto fonético internacional, la voz chirriante de un teléfono esta representada por una tilde diacrítica. - Su significado pragmático puede ser asociado con una habla femenina más joven. (Sandra Clarke, Newfoundland and Labrador English. Edinburgh University Press, 2010) - ''Hablar de esta manera con regularidad podría causar daños a las cuerdas vocales a largo plazo. Lo que signfica que estas mujeres podrían terminar sin decir mucho.'' (Leslie Quander Wooldridge, "Croak Addicts". Revista AARP, abril / mayo de 2012)
Fritada vocal e seu significado
Mudanças na qualidade da voz contribuem para o significado em muitos níveis da linguagem. Muitas vezes indica destaque dentro de uma frase, aparência em limites linguísticos, como finais de frases, ou mudanças importantes de tópico.
“Não temos uma linguagem pública partilhada através da qual possamos falar sobre voz ou som, em contraste com o extenso vocabulário que desenvolvemos para imagens visuais.”
- Os sons continuam fazendo parte dos grandes nomes sem nome. Em 1833, o médico americano James Rush identificou os diferentes tipos de vozes:
– Sururrantes, naturais, falsete, orotund, áspero, cheio, fino. Na década de 70, os foneticistas não foram muito além da pressa em nomear diferentes tipos de vozes.: Sussurrante, áspero, rangente, tenso ou relaxado… nunca aceito pelo público.
“Vivemos num estado de confusão terminológica que poucos de nós somos capazes de descrever.
O que denota o uso de voz frita? As mulheres os usam para diversos fins. Ikuko Patricia Yuasa, professora de linguística da Universidade da Califórnia, Berkeley, considerou isso um resultado natural do fato de as mulheres abaixarem a voz para parecerem mais autoritárias.
- Comunicar desinteresse, algo que as adolescentes gostam muito de fazer.
- É geralmente sabido que se identificarmos uma mudança sólida em curso, os jovens liderarão os mais velhos.