Continua após a publicidade.
ad

A inteligência emocional é uma qualidade que você pode fortalecer e melhorar ao longo do tempo. Você gostaria de aprender mais sobre isso? Convidamos você a ler as seguintes grandes frases relacionadas a esse conceito.

75 grandes frases de inteligencia emocional para adultos

Com certeza, você já ouviu falar de inteligência emocional. Aprender a lidar com as emoções está se tornando cada vez mais importante. Portanto, se você deseja saber mais sobre esse conceito, convidamos você a ler este artigo. Essas frases de inteligência emocional irão ensinar a você a reconhecer e exercitar seus sentimentos.

Analisar suas próprias emoções e as dos outros para poder controlá-las requer conhecimento e prática, mas é possível alcançá-lo. Para isso, tente refletir sobre cada um dos enunciados que compartilhamos, que servirão como um começo em sua jornada de aprendizado.

Continua após a publicidade..

Aprenda sobre a inteligência emocional

O conceito de “inteligência emocional” surgiu com Salovey e Mayer em 1990 e floresceu graças a Daniel Goleman em 1995. Envolve o desenvolvimento do conhecimento das próprias emoções para resolver problemas. Por meio de seu aprendizado, é possível identificar, compreender e regular as emoções, de acordo com a Revista Internacional de Educação Emocional e Bem-estar.

Uma pessoa que é emocionalmente inteligente desfruta de melhor saúde física e mental. Portanto, desenvolver essa qualidade é fundamental para ter uma vida plena. Nos próximos parágrafos, reunimos 75 frases de inteligência emocional que ajudarão você a compreender ainda melhor seu significado e aplicá-lo em sua vida cotidiana.

Frases de Daniel Goleman

Continua após a publicidade..

Esse renomado psicólogo americano foi quem divulgou o conceito para o mundo com seu livro “Inteligência Emocional” (2000). Além disso, ele possui uma ampla coleção de obras sobre o tema que contém grandes declarações. Descubra suas melhores frases de inteligência emocional para aprender mais sobre ela!

  1. “A vida está cheia de altos e baixos, mas devemos aprender a manter o equilíbrio.”
  2. “Emoções descontroladas têm o poder de tornar os mais inteligentes em tolos.”
  3. “A capacidade de expressar os próprios sentimentos é uma habilidade social fundamental.”
  4. “Manter emoções angustiantes sob controle é a chave para nosso bem-estar emocional.”
  5. “Quando as paixões surgem, o equilíbrio é rompido e a mente emocional sobrepõe e sequestra a mente racional.”
  6. “Ser consciente de si mesmo, em resumo, significa estar atento aos estados internos sem reagir a eles e sem julgá-los.”
  7. “Como um depósito de memória emocional, a amígdala examina a experiência presente e a compara com o que aconteceu no passado.”
  8. “Emoções negativas intensas absorvem toda a atenção do indivíduo, dificultando qualquer tentativa de se concentrar em outra coisa.”
  9. “Todas as emoções são, essencialmente, impulsos que nos levam a agir, programas de reação automática com os quais a evolução nos dotou.”
  10. “Controlar a vida emocional e subordiná-la a um objetivo é essencial para estimular e manter a atenção, motivação e criatividade.”
  11. “Os sentimentos desempenham um papel fundamental na navegação pela corrente incessante das decisões pessoais que a vida nos obriga a tomar.”
  12. “A inteligência emocional é uma aptidão mestra, uma faculdade que influencia profundamente todas as nossas outras faculdades, seja favorecendo-as ou dificultando-as.”
  13. “Não devemos nos surpreender que o lado mais sombrio de nossas emoções mais intensas nos pareça incompreensível, especialmente quando estamos presos a elas.”
  14. “O autoconhecimento, ou seja, a capacidade de reconhecer um sentimento no momento em que ele aparece, é a pedra angular da inteligência emocional.”
  15. “De certa forma, temos dois cérebros e dois tipos diferentes de inteligência: a inteligência racional e a inteligência emocional, e nosso funcionamento na vida é determinado por ambos.”
  16. “Na realidade, toda preocupação é baseada no alerta para um perigo potencial que, sem dúvida, foi essencial para a sobrevivência em algum momento de nosso processo evolutivo.”
  17. “Na dança entre o sentir e o pensar, a emoção guia nossas decisões momento a momento, trabalhando de mãos dadas com a mente racional e capacitando – ou incapacitando – o próprio pensamento.”
  18. “Em um sentido muito real, todos nós temos duas mentes, uma mente que pensa e outra que sente, e essas duas formas fundamentais de conhecimento interagem para construir nossa vida mental.”
  19. “O que realmente importa para o sucesso, caráter, felicidade e realizações na vida são um conjunto definido de habilidades sociais, não apenas habilidades cognitivas, que são medidas pelo QI.”
  20. “Pessoas que desenvolveram adequadamente as habilidades emocionais geralmente se sentem mais satisfeitas, são mais eficazes e têm mais capacidade para controlar os hábitos mentais que determinam a produtividade.”
  21. “Na maior parte do tempo, essas duas mentes – a mente emocional e a mente racional – operam em estreita colaboração, entrelaçando suas diferentes formas de conhecimento para nos guiar adequadamente pelo mundo.”
  22. “Existe uma proporcionalidade constante entre o controle emocional e o controle racional da mente, pois quanto mais intensa é a emoção, mais dominante se torna a mente emocional, tornando a mente racional menos eficaz.”
  23. “Os momentos mais interessantes para entender o poder das emoções em nossa vida mental são aqueles em que nos envolvemos em ações passionais das quais, mais tarde, nos arrependemos, uma vez que as águas voltam ao seu curso.”
  24. “Se você não possui boas habilidades emocionais, se não se conhece bem, se não consegue lidar com as emoções que o perturbam, se não consegue sentir empatia ou desenvolver relacionamentos próximos, então, não importa o quão inteligente você seja, você não irá muito longe.”
  25. “Dominar o mundo emocional é especialmente difícil porque essas habilidades devem ser exercitadas nos momentos em que as pessoas estão em piores condições para assimilar informações e aprender novos hábitos de resposta, ou seja, quando estão passando por problemas.”
  26. “Uma das principais mudanças biológicas causadas pela felicidade é o aumento na atividade de um centro cerebral que inibe sentimentos negativos e acalma estados que causam preocupação, ao mesmo tempo em que aumenta a quantidade de energia disponível.”
  27. “As emoções dificultam ou favorecem nossa capacidade de pensar, planejar, treinar para atingir um objetivo a longo prazo, solucionar problemas, etc., e, nesse sentido, estabelecem os limites de nossas capacidades mentais inatas e, portanto, determinam as realizações que podemos alcançar em nossas vidas.”

Frases de John D. Mayer e Peter Salovey

Como mencionado anteriormente, os primeiros a cunhar o termo foram John D. Mayer e Peter Salovey. Portanto, podemos aprender mais sobre esse conceito com as seguintes frases de inteligência emocional desses autores, retiradas de seus artigos.

  1. “Pessoas de bom humor são melhores no raciocínio indutivo e na resolução criativa de problemas” (Peter Salovey).
  2. “Uma pessoa inteligente emocionalmente tem habilidades em quatro áreas: identificar emoções, usar emoções, entender emoções e regular emoções” (John D. Mayer).
  3. “O verdadeiro desafio é demonstrar que a inteligência emocional importa mais do que construtos psicológicos que foram medidos por décadas, como personalidade ou coeficiente intelectual” (Peter Salovey).
  4. “A inteligência emocional se torna uma habilidade para processar informações emocionais, incluindo percepção, assimilação, compreensão e direção de emoções” (John D. Mayer e Casey Cobb).
  5. “A inteligência emocional é um subconjunto da inteligência social que envolve a capacidade de controlar os próprios sentimentos e emoções, bem como os dos outros, discriminar entre eles e usar essa informação para guiar nosso pensamento e ações” (Peter Salovey, Marc A. Brackett e John D. Mayer).
  6. “A inteligência emocional inclui a habilidade de perceber com precisão, avaliar e expressar emoções; a habilidade de acessar ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a habilidade de entender a emoção e o conhecimento emocional; e a habilidade de regular as emoções para promover o crescimento emocional e intelectual” (John D. Mayer e Peter Salovey).

Frases de inteligência emocional para reflexão

Dada a importância que este conceito tem tido, muitas outras personalidades contribuíram com suas reflexões sobre as emoções. Portanto, existem frases sobre inteligência emocional de figuras de diferentes épocas, que podem ilustrar seu significado com suas palavras. Conheça-as a seguir!

Publicidade
  1. “Todo aprendizado tem uma base emocional.” (Platão)
  2. “Aquele que sorri é mais forte do que aquele que se enfurece.” (Provérbio japonês)
  3. “Conhecer a si mesmo é o princípio de toda sabedoria.” (Aristóteles)
  4. “A vida de um homem é o que seus pensamentos fazem dela.” (Marco Aurélio)
  5. “A primeira e mais simples emoção das pessoas é a curiosidade.” (Edmund Burke)
  6. “A vontade é uma intenção favorecida por suas próprias emoções.” (Raheel Farooq)
  7. “Tudo o que nos irrita nos outros nos leva a um entendimento de nós mesmos.” (Carl Jung)
  8. “Até que você se torne consciente, o inconsciente dirigirá sua vida e você o chamará de destino.” (Carl Gustav Jung)
  9. “Nossa atitude em relação à vida é um reflexo da atitude em relação a nós mesmos.” (John N. Mitchell)
  10. “As emoções são geradas como resposta a um evento externo ou interno.” (Rafael Bisquerra)
  11. “Nossa vida sempre expressa o resultado de nossos pensamentos dominantes.” (Søren Kierkegaard)
  12. “A inteligência, seja emocional ou de qualquer outro tipo, é social ou não é inteligente.” (Eduard Punset)
  13. “A raiva, o ressentimento e o ciúme não mudam o coração dos outros, apenas o seu.” (Shannon L. Alder)
  14. “Não sabemos o que queremos e, mesmo assim, somos responsáveis pelo que somos, isso é um fato.” (Jean-Paul Sartre)
  15. “É surpreendente como, uma vez que a mente está livre da contaminação emocional, a lógica e a clareza emergem.” (Clyde DeSouza)
  16. “Não esqueçamos que as pequenas emoções são os grandes comandantes de nossas vidas e os obedecemos sem perceber.” (Vincent Van Gogh)
  17. “A grande descoberta da minha geração é que os seres humanos podem mudar suas vidas ao mudar suas atitudes mentais.” (William James)
  18. “A natureza encontrou com a emoção um mecanismo sábio, eficiente, capaz de manter todos os seres vivos uns diante dos outros.” (Francisco Mora)
  19. “É necessário estar ciente de que o que nos causa desconforto ou ansiedade não são os eventos, mas como ligamos as emoções a eles.” (Jonathan García-Allen)
  20. “Em termos gerais, a inteligência emocional é a habilidade de estar ciente das próprias emoções e das emoções dos outros, e a capacidade de regulá-las.” (Rafael Bisquerra)
  21. “Três quartos das misérias e mal-entendidos no mundo terminariam se as pessoas se colocassem no lugar de seus adversários e entendessem seu ponto de vista.” (Mahatma Gandhi)
  22. “Os pesquisadores descobriram que, mais do que o QI, a consciência emocional e a capacidade de lidar com os sentimentos determinarão seu sucesso e felicidade em todas as áreas da vida, incluindo relacionamentos familiares.” (John Gottman)

Frases para fortalecer sua inteligência emocional

Embora todas as frases que fornecemos até agora possam ajudá-lo a entender e controlar suas emoções, as que se seguem são um grupo de reflexões que o ajudarão a consolidar o conceito e o que implica seu desenvolvimento. Em resumo, são frases como conselhos, seja para você, em momentos de incerteza, ou para alguém que possa precisar delas.

  1. “Cuide de suas emoções e nunca as subestime.” (Robert Henri)
  2. “Inspire inteligência emocional e expire civismo.” (T. Y. Howard)
  3. “O conhecimento fala, mas a sabedoria ouve.” (Jimi Hendrix)
  4. “Uma mente calma é forte, uma mente agitada é fraca.” (Wallace D. Wattles)
  5. “A mente é um espelho flexível. Ajuste-o para ver o mundo melhor.” (Amit Ray)
  6. “O que importa é o trabalho árduo e a inteligência emocional.” (Millard Drexler)
  7. “A saúde emocional é mais importante do que um corpo bonito.” (Maddy Malhotra)
  8. “Os sentimentos são o caminho mais genuíno para o conhecimento.” (Audre Lorde)
  9. “Os sentimentos são algo que você possui, mas que não definem quem você é.” (Shannon L. Alder)
  10. “A atitude é tão importante quanto a habilidade para alcançar o sucesso.” (Walter Scott)
  11. “Deixe ir as coisas que não o fazem feliz, para permitir que o que o fará melhor chegue.” (Luis Galindo)
  12. “Para aumentar sua eficácia, busque que suas emoções se subordinem aos seus compromissos.” (Brian Koslow)
  13. “A consciência emocional envolve conhecer suas próprias emoções e as emoções dos outros.” (Rafael Bisquerra)
  14. “A autorregulação emocional envolve um equilíbrio delicado entre a impulsividade e a repressão.” (Rafael Bisquerra)
  15. “Não tenha medo de seus medos. Eles não estão aí para assustar. Estão lá para informar que algo vale a pena.” (JoyBell)
  16. “Mude sua atenção e você mudará suas emoções. Mude suas emoções e sua atenção mudará de lugar.” (Frederick Dodson)
  17. “A educação emocional é a habilidade de ouvir quase qualquer coisa sem perder a calma e a autoestima.” (Robert Frost)
  18. “Quando a inteligência emocional se combina com a inteligência espiritual, a natureza humana se transforma.” (Deepak Chopra)
  19. “A inteligência emocional é uma forma de reconhecer, entender e escolher como pensamos, sentimos e agimos.” (Joshua Freedman)
  20. “É importante entender que a inteligência emocional não é o oposto da inteligência, não é a vitória do coração sobre a mente; é a interseção única entre os dois.” (David Caruso)

A inteligência emocional é um pilar essencial

Como mencionamos anteriormente, possuir inteligência emocional envolve reconhecer as próprias emoções e aprender a controlá-las. Nesse sentido, sua importância é tão grande que o conceito alcançou destaque em diversas áreas do conhecimento, e é comum ouvir falar sobre o ensino do gerenciamento das emoções.

Além disso, muitas personalidades, relacionadas ou não à psicologia, ofereceram abordagens sobre a importância de compreender os sentimentos, como pode ser visto nas declarações que compartilhamos.

Você já conhecia alguma dessas frases? Convidamos você a lê-las sempre que precisar e quiser treinar sua inteligência emocional, para alcançar o objetivo de transformar seus dias.