Você está lidando com um dia cinzento e com pouca energia? Aqui estão 15 ideias para melhorar seu humor por conta própria, desde deitar no chão com seu animal de estimação até escrever um diário de gratidão.
Última atualização: 17 de agosto de 2024
Você já sentiu que é impossível recuperar o ânimo sozinho? Revelamos a você que você pode conseguir isso com métodos simples. Para combater o mau humor ou sair de uma crise de humor, é útil identificar e abordar pensamentos intrusivos, além de realizar atividades que estimulem a liberação de endorfinas, como movimentar o corpo ou ouvir música.
A seguir, compartilhamos uma série de quinze estratégias sugeridas pela psicologia, com o objetivo de revitalizar um dia sem energia, sem depender diretamente de fatores externos.
15 recomendações psicológicas para melhorar seu ânimo
Antes de apresentar as ferramentas, é importante esclarecer três pontos fundamentais: Primeiro, sentir-se desmotivado ou irritado, de vez em quando, é completamente natural na experiência humana. Segundo, algumas dessas técnicas irão ressoar em você e outras não, cabe a você decidir quais considerar e quais descartar. E terceiro, não hesite em procurar apoio profissional se as crises emocionais forem muito intensas ou freqüente.
1. Deixe as emoções fluírem
As emoções, assim como as ondas do mar, têm um ciclo natural: sobem, atingem um pico e depois descem naturalmente, ou seja, são temporárias. Quando tentamos reprimi-los ou bloqueá-los, na verdade os tornamos mais fortes e duradouros. Em vez de, Ao permitir que fluam livremente, damos-lhes a oportunidade de seguirem o seu curso e se dissiparem rapidamente. Como resultado, o mal alegrar É aliviado em breve.
2. Estabeleça prioridades e organize o tempo
O mau humor e o desânimo costumam estar relacionados ao estresse. Para recuperar um senso de controle e realização, Seria muito útil fazer uma lista das tarefas do dia e ordená-las de acordo com sua importância e urgência. Você pode contar com o método Eisenhower para identificar suas prioridades e gerenciar o tempo.
3. Preste atenção ao diálogo interno e mude pensamentos
Este ponto é fundamental. Os pensamentos afetam diretamente o seu humor. Portanto, é importante prestar atenção em como você fala consigo mesmo e Trabalhe para mudar os padrões de pensamento que o prejudicam. Além disso, é possível modificar a forma como você se relaciona com eles. Vejamos algumas técnicas específicas.
Reestruturação cognitiva
Este método consiste em reconhecer e desafiar as distorções cognitivas, que são formas imprecisas ou irracionais de interpretar a realidade e que afetam o seu humor. O objetivo da reestruturação cognitiva é substitua esses pensamentos por versões mais realistas e saudáveis.
Não diga “eu sempre falho em tudo”, é melhor dizer “algumas coisas não saem como eu espero, mas também tenho conquistas”. Outro exemplo seria substituir “ninguém quer sair comigo” por “às vezes não consigo coordenar com os amigos, mas isso não significa que não haja pessoas interessadas em sair comigo”.
Usando afirmações
Repetir frases motivacionais que reforçam uma mentalidade positiva e saudável é uma estratégia útil para muitas pessoas, embora não seja para todos. A eficácia depende da situação pessoal e das características de cada indivíduo. Se você decidir experimentá-los, certifique-se de combiná-los com ações concretas.
desfusão cognitiva
A desfusão cognitiva é uma técnica de terapia de aceitação e compromisso (ACT). Ajuda você a se distanciar de seus pensamentos negativos, para não permitir que eles controlem suas emoções. Em vez de combatê-los, você os observa e os aceita como meros eventos mentais. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Autopiedade
Se um amigo fosse sentimento o que você sente agora, o que você diria para apoiá-lo? Trate-se com a mesma gentileza e empatia que você ofereceria aos outros. alguém o que você quer e quem está em uma situação semelhante. É disso que se trata a autocompaixão.
4. Faça uma caminhada (se for na natureza, muito melhor)
Não subestime o poder de uma simples caminhada. Sair permite “limpar” a mente e reduzir o estresse. Se tiver oportunidade, opte por caminhar na natureza, como em um parque ou em uma trilha.
Um estudo de Fronteiras comparou o impacto no humor de 150 participantes ao visitar um espaço natural, em comparação com fazê-lo em um ambiente urbano. Embora todos tenham experimentado uma diminuição do estresse, aqueles que caminharam na natureza relataram melhorias adicionais.
5. Faça atividade física de intensidade moderada ou alta
Já não é novidade que o exercício físico não faz bem apenas ao corpo, mas também à mente. Ao se exercitar, você libera endorfinas, neurotransmissores que atuam como analgésicos naturais e melhoram seu bem-estar geral.
Você não precisa ir à academia se não for sua praia. Você pode dançar, nadar, praticar ioga dinâmica ou até praticar um esporte que goste. O importante é que você escolha algo que combine com você. No fim, Qualquer movimento que seja divertido para você e aumente sua frequência cardíaca é uma ótima maneira de melhorar seu humor. e eliminar um sentimento ruim.
6. Ria alto
O riso é terapêutico. Rir alto também ativa a liberação de endorfinas e ajuda a quebrar o desânimo ou o mau humor. Mas às vezes é necessário um empurrãozinho; Que tal assistir a um filme de comédia, procurar vídeos engraçados na internet ou contar piadas para um amigo ou familiar?
Se você sente que não consegue rir agora, tudo bem. Não se force. Enquanto isso, priorize outras técnicas que sejam mais fáceis e acessíveis para você no momento.
7. Ouça música
Quer você goste do ritmo energético de uma música pop, da calma da música clássica ou do poder emocional de uma balada, Ouvir música é considerado um bálsamo para o espírito.
8. Faça uma atividade criativa
A arte é uma boa maneira de reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Envolver-se totalmente em qualquer atividade artística oferece uma maneira de expressar suas emoções de forma gratuita e saudável; considere pintar, escrever, dançar, fotografar e até cozinhar. Talvez seja esse o fator que transformará um dia ruim em um dia muito melhor.
9. Leia um livro ou assista a um filme
Às vezes, basta se distrair e visitar outra realidade para se sentir bem. É aqui que uma boa história, seja em forma de texto ou filme, se torna útil. Escolher algo que te inspire, te faça rir ou simplesmente te entretenha te dá uma folga do turbilhão do dia a dia.
10. Escolha alimentos que melhorem o seu humor
O humor está intimamente ligado ao que você come. Embora, é claro, existam outros fatores que influenciam como você se sente. A ciência sustenta que a dieta desempenha um papel fundamental no seu bem-estar emocional.
Em particular, Alguns ingredientes têm o potencial de melhorar o seu humor, promovendo um microbiota intestinal saudável, quais são as bactérias e microorganismos que vivem em seu intestino. Dentre esses alimentos destacam-se:
Com exceção do chocolate amargo, que pode proporcionar uma sensação de prazer mais imediata, os benefícios de consumir os demais alimentos para o humor vêm de uma ingestão regular e equilibrada ao longo do tempo.
11. Busque contato com entes queridos
Estar perto das pessoas que você ama faz maravilhas pelo seu humor. Você prefere ficar sozinho? Claro que é válido reservar um tempo para si, e às vezes é muito necessário. Mas tenha em mente que O isolamento excessivo pode piorar ainda mais o mau humor. A chave é o equilíbrio.
12. Passeie com um animal de estimação
Se você tem um animal de estimação, já sabe como é reconfortante deitar no chão, brincar com ele ou acariciá-lo. Então, A companhia do seu cão, gato ou outro animal é uma excelente forma de recuperar energia e entusiasmo que você se sente perdido.
13. Desconecte-se do digital
A exposição excessiva às redes sociais e à tecnologia tende a aumentar o estresse, a tristeza ou o mau humor. Se você se sente irritado, irritado ou ansioso, mergulhar no TikTok por horas, por exemplo, não é a melhor solução. Em vez de, desconectar um pouco de tempo na tela é bastante libertador.
14. Pratique a atenção plena (atenção plena)
É a prática de estar aqui e agora. Experimente o momento com presença, sem julgar o que é. Ao fazer isso, você reduz a reflexão sobre problemas passados ou futuros, o que alimenta o estresse e o desconforto geral.
Você pode começar com exercícios simples de atenção plena. Por exemplo, concentrando-se na sua respiração e traga sua atenção de volta sempre que perceber que se distraiu. Outros métodos incluem a prática de atenção plena nas atividades diárias, como comer, caminhar ou mesmo lavar a louça, prestando total atenção aos sentidos envolvidos.
15. Adote uma mentalidade de gratidão
Quando você se concentra no que tem, e não no que falta, é possível mudar sua perspectiva e melhorar seu humor. Crie um diário de gratidão, onde todos os dias você anota aquelas pequenas ou grandes coisas que te fazem sorrir, ou reserve alguns minutos para refletir sobre as coisas boas que você tem em sua vida.
Ao fortalecer sua mentalidade de gratidão, você notará como sua visão de mundo se torna mais positiva e seu humor mais leve.
Seu mapa de humor: explore e personalize
Nesta nota, aprendemos várias maneiras de recuperar o ânimo por conta própria. Tenha em mente que O segredo não é aplicar todos eles imediatamente, mas identificar quais deles ressoam em você e adaptá-los à sua situação. Por sua vez, é possível que algumas estratégias sejam úteis em determinados momentos e outras em diferentes circunstâncias.
Seja flexível e paciente ao testar e ajustar. Permita-se descobrir o que realmente o ajuda a se sentir melhor. Agora, se apesar de tentar esses métodos, o mau humor persistir ou for muito intenso, considere procurar ajuda profissional para obter o apoio necessário.