Orcas que atacam barcos no sudoeste da Europa não estão lá, como deveriam. Na verdade, elas foram vistas rodeando uma embarcação na região da Espanha.

Orcas são conhecidas popularmente como “baleias assassinas”. Entretanto, elas não têm nada a ver com baleias. As orcas são, na verdade, cetáceos, assim como os golfinhos. Sim, eles são parentes.

As orcas são caçadoras extremamente habilidosas e possuem comportamentos muito surpreendentes, demonstrando sua inteligência e habilidade. As orcas não costumam ser agressivas com os humanos, com quem até mesmo cooperam durante pescas.

Desde meados de 2020, grupos de orcas foram vistas atacando embarcações na Península Ibérica. Embora não tenham matado ou ferido nenhum humano, as perigosas e habilidosas caçadoras afundaram alguns barcos, sendo o último registro de afundamento em 31 de outubro de 2023.

As orcas só perdem para o humanos em distribuição geográfica no planeta, entre os mamíferos. Entretanto, o fenômeno de ataque de barcos era restrito ao entorno do sul das águas que rodeiam da Península Ibérica.

Entretanto, as orcas que atacam barcos estão um pouco longe de casa, e os cientistas ainda não entenderam a razão disso.

Conforme informações do portal de notícias espanhol Diario de Pontevedra, no dia 10 de abril de 2024, três dessas orcas foram vistas rodeando um grande iate na costa de Malpica, na Galícia, Espanha. Apesar disso, elas não atacaram o iate.

Embora se trate da costa do mesmo país, a Espanha é relativamente grande, e as orcas que atacam barcos estavam alguma centenas de quilômetros distantes de onde costumavam atacar embarcações.

“Inesperadamente, foi identificada uma interação de orcas ao largo da costa da Galícia. Não tivemos registros recentes de presença ou atividade de orcas, permaneceremos atentos à sua evolução. Tenha cuidado ao passar pela Galícia, possivelmente viajem para sul nos próximos dias”, conforme publicação do grupo de conservação Orca Ibérica GTOA no Facebook.

As orcas que atacam barcos

Os cientistas ainda não entenderam com exatidão a razão dos ataques feitos por grupos de orcas às embarcações nos arredores do litoral sul da Espanha. Entretanto, há algumas possíveis explicações para tais ataques.

Conforme já citado, elas não são agressivas com humanos. Portanto, não devem ser ataques de natureza agressiva. Assim, o termo “ataque” não é exatamente correto e um pouco tendencioso.

Imagem: Pixabay

As orcas podem estar, na verdade, brincando. Elas tocam e empurram barcos, às vezes até girando-os. Elas não mordem os barcos para quebrar os seus cascos, mas acabam quebrando-os às vezes, provavelmente por acidente.

“Elas empurram, empurram, empurram — e bum! É um jogo. Imagine uma criança de 6 ou 7 anos, mas com um peso de três toneladas. É isso, nada menos, nada mais”, disse o especialista em orcas Renaud de Stephanis à BBC em uma matéria de 2023 que falava sobre os “ataques” de orcas.

O especialista explica que “selas quisessem destruir o barco, elas o quebrariam em 10 minutos”.

Ele estuda as orcas da região ibérica desde os anos 1990. Em uma nova pesquisa, eles apresentaram lemes fictícios para orcas selvagens para observar seu comportamento. Assim, viram que elas não mordiam, mas só empurravam com o focinho, até eles quebrarem.

As orcas possuem um comportamento bastante complexo, assim como os golfinhos. Elas possuem modismos, que podem passar entre elas. Assim, pode ser apenas uma moda, uma brincadeira entre as orcas mais jovens.

Outra hipótese levantada pelos cientistas é a do trauma. Pode ser que um grupo teve alguma experiência ruim com um barco e querem pará-los. Por exemplo, podem ter ficado presas em alguma rede de pesca de algum navio.

Entretanto, não há nada para basear nenhuma das hipóteses. Por enquanto tudo está no mundo do achismo.