O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Elon Musk, CEO da Tesla e dono do X (antigo Twitter), vai chefiar um novo “Departamento para Tornar o Governo Mais Eficiente”. A ideia principal é reorganizar a burocracia do governo americano.

De acordo com o comunicado divulgado por Trump na rede social Truth Social, e divulgado por Elon Musk na sua rede social, o novo departamento, equivalente a um ministério no Brasil, terá a missão de “desmantelar a burocracia governamental, reduzir regulamentações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar agências federais”.

Papel e objetivos do novo departamento

O escopo exato do papel de Musk neste novo departamento ainda não está totalmente claro. No entanto, o comunicado de imprensa de Trump afirma que “o Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientações de fora do governo, e fará parceria com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento para impulsionar uma reforma estrutural em larga escala e criar uma abordagem empreendedora para o governo nunca antes vista”.

Além de Musk, o ex-candidato presidencial Vivek Ramaswamy também fará parte da equipe liderando essa iniciativa. O trabalho do departamento tem previsão de conclusão até 4 de julho de 2026.

Leia a tradução da nota:

“Tenho o prazer de anunciar que o Grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o Patriota Americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental (“DOGE”). Juntos, esses dois maravilhosos americanos abrirão o caminho para que minha administração desmantele a Burocracia Governamental, reduza regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture Agências Federais – essencial para o Movimento “Salvar a América”. “Isso causará um grande impacto no sistema, e qualquer um envolvido em desperdício no Governo, que é muita gente, será afetado!” declarou o Sr. Musk.

Isso se tornará, potencialmente, o “Projeto Manhattan” do nosso tempo. Políticos republicanos sonharam com os objetivos do “DOGE” por muito tempo. Para impulsionar esse tipo de mudança drástica, o Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientação de fora do Governo e se associará com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento para promover reformas estruturais de grande escala e criar uma abordagem empreendedora para o Governo nunca antes vista.

Aguardo ansiosamente que Elon e Vivek façam mudanças na Burocracia Federal com foco em eficiência e, ao mesmo tempo, melhorem a vida de todos os americanos. Mais importante, eliminaremos o enorme desperdício e fraude que existem em nossos gastos governamentais anuais de 6,5 trilhões de dólares. Eles trabalharão juntos para libertar nossa Economia e tornar o Governo dos EUA responsável para “O POVO”. Seu trabalho será concluído até, no máximo, 4 de julho de 2026 – Um Governo menor, com mais eficiência e menos burocracia, será o presente perfeito para a América no 250º Aniversário da Declaração de Independência. Estou confiante de que terão sucesso!”