Nômade digital: Confira as Vantagens no

ad

Ser um nômade digital é uma experiência maravilhosa, mas também apresenta algumas desvantagens. Na leitura a seguir damos-lhe todas as informações.

Como é seu trabalho? Você segue uma programação rigorosa no mesmo ambiente físico, dia após dia? Então é bem possível que você sinta algum interesse por outro tipo de dinâmica produtiva. Um nômade digital é uma pessoa que trabalha remotamente com seu computador de qualquer lugar do mundo. Você só precisa ter wifi e uma cadeira confortável.

Num presente dominado pela tecnologia, o mercado de trabalho foi completamente renovado. Tanto é que são muitos os que optam por esta modalidade em que a liberdade e a autonomia são o principal motor e motivador. No entanto, existem certas desvantagens que precisam ser consideradas. No artigo a seguir detalhamos todas as nuances.

“Aqueles que não se movem não percebem suas correntes.”

~ Rosa Luxemburgo ~

ad

Há quem aponte que não há melhor momento para dar o passo para este tipo de trabalho. Após a pandemia, abrem-se novos mercados e mecanismos de produção inovadores. A mobilidade e a ligação tecnológica são a melhor ferramenta num mundo tão em mudança e competitivo. Ser um nômade digital não define apenas outra forma de trabalhar: é um estilo de vida.

Quem adota essa abordagem profissional aproveita a versatilidade que a Internet oferece para viajar. Da mesma forma, é comum que mudem de local regularmente e assim busquem melhorar sua saúde mental. Quem não gostaria de fazer seu trabalho em qualquer cenário idílico que tivesse uma boa rede Wi-Fi? Descrevemos todas as suas vantagens.

1. Você pode trabalhar onde quiser

A principal vantagem de ser um nômade digital é a liberdade geográfica que você tem. Você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo com acesso à Internet. Algo assim lhe dá a oportunidade de descobrir diferentes países e culturas. Além do mais, são muitas as pessoas que viajam continentes inteiros com a sua autocaravana enquanto realizam o seu trabalho profissional.

Como afirmado em pesquisa publicada em Tecnologia da Informação e Turismo, São homens e mulheres que trabalham enquanto viajam e viajam enquanto trabalham. É um novo modelo que Surgiu como resultado de mudanças sociais nas quais busca, acima de tudo, ter autonomia. Você decide como quer que seja sua vida.

2. Flexibilidade de horários

Você escolhe onde trabalhar e também quando fazê-lo. O A possibilidade de definir os seus próprios horários é uma das vantagens mais atrativas desta modalidade. Algo assim facilita a adaptação ao seu ritmo biológico e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Portanto, acabaram os dias das 9 às 17 ou aqueles turnos que causavam tantos distúrbios no sono.

ad

3. Você tem maior autonomia

Você já sonhou em ser seu próprio patrão? Você está cansado da rivalidade com seus colegas de escritório? Nômades digitais têm maior controle sobre seu desempenho profissional e carreira profissional. Eles tomam suas próprias decisões e enfrentam sozinhos os desafios que podem encontrar.

Por outro lado, como destacado em Jornal Mundial de Lazer , É verdade que hoje temos poucos estudos sobre este fenômeno, dado o seu aparecimento recente. Agora, sabemos que O que essas pessoas buscam é alcançar um equilíbrio ideal entre trabalho e lazer. Esse é o verdadeiro objetivo.

4. Oferece benefícios psicológicos

Coloque-se, por um momento, no lugar de um nômade digital. Ele é alguém cujo escritório é o próprio mundo. Você pode trabalhar em uma floresta na Noruega – se houver Wi-Fi – em um café na populosa Tóquio ou em um dos belos parques de Berlim. É algo muito enriquecedor. O nomadismo tecnológico melhora o bem-estar emocional e até estimula a criatividade.

Da mesma forma, em um estudo publicado em Revista Internacional Eles se aprofundam na busca que muitos trabalhadores realizam quando se trata de encontrar ambientes de trabalho que lhes permitam ser mais criativos e produtivos. Você vai gostar de saber que essa modalidade também favorece essas dimensões tão importantes para a vida profissional.

5. Menos custos económicos

Existem muitos nômades digitais que vivem em seus motorhomes. É verdade que cada trabalhador escolhe onde ficar e, dependendo do país onde se encontra, terá despesas maiores ou menores. Não obstante, Este estilo de vida é muitas vezes definido pela procura de poupar custos tanto quanto possível. Com uma boa gestão económica as vantagens são indubitáveis.

Desvantagens de ser um nômade digital

Detalhamos esta visão mais brilhante de quem opta pelo nomadismo tecnológico. Mas nem tudo é tão perfeito quanto o que muitas dessas pessoas carregam em suas contas do Instagram. Se em algum momento você decidiu optar por esse estilo de vida, considere que existem algumas desvantagens. Nós os listamos abaixo.

1. Instabilidade profissional e financeira

ad

Uma publicação de Gerência de Turismo ilustra, por exemplo, o aumento do atual tipo de trabalho após a pandemia e como, só nos Estados Unidos, existem perto de 16,9 milhões de trabalhadores nómadas. Da mesma forma, destacam um dos destinos mais frequentes para este fim: Gran Canaria, em Espanha.

Sabemos que esse tipo de dados parece bom, embora haja algumas desvantagens. A principal desvantagem é a instabilidade laboral que define estes empregos. Os trabalhos remotos nem sempre são estáveis. Além do mais, às vezes os salários também não são muito altos e é preciso fazer malabarismos para sobreviver.

2. Isolamento social

Mudar de local regularmente pode impedir que você tenha relacionamentos fortes. Ir de uma cidade para outra ou viajar para novos países gera sempre um certo isolamento. Também a dificuldade de construir uma rede profissional sólida. O nomadismo é um estilo de vida que tem seu charme, mas ao qual nem todas as pessoas costumam se adaptar.

3. Dificuldade em separar vida profissional e pessoal

Um trabalho remoto envolve organizar seus horários de forma espartana para ser produtivo. Saber separar a vida pessoal da vida profissional é outro pilar indiscutível. Porém, quando você viaja com frequência, esses dois pontos podem se complicar. De repente, você pode se deparar com desafios pessoais, familiares, logísticos, administrativos e de trabalho, etc..

4. Problema de conectividade

Visitar as ilhas Hébridas da Escócia pode ser um espetáculo e tanto. Mas não é tão ruim se a conexão com a Internet falhar. Em efeito, Existem locais onde a qualidade e a disponibilidade da conectividade são um desafio. Algo assim afetará sua capacidade de trabalhar com eficiência. É uma clara desvantagem.

5. Nostalgia de um lar estável

É óbvio que quem embarca no nomadismo digital o faz porque se sente atraído por este estilo de vida. Muitos entram, atraídos pela liberdade e autonomia que isso traz, apenas para descobrir, depois de dois meses, algo óbvio. Mais cedo ou mais tarde você terá saudades do lar, da família e de um pouco mais de estabilidade na rotina. Porém, insistimos, tudo depende da personalidade de cada pessoa.

Ser um nômade tecnológico, um desafio crescente

O nomadismo digital é uma tendência em constante desenvolvimento que transforma o mercado de trabalho. À medida que a tecnologia avança, você terá novas oportunidades de realizar seu trabalho e melhorar seu bem-estar mental. Viajar enquanto você trabalha é motivador e um mecanismo que potencializa o seu crescimento humano.

Mas há uma parte inferior um pouco mais acinzentada. A liberdade desta modalidade exige que você goste de um estilo de vida com tais características, equilibre o pessoal com o profissional e se adapte aos desafios de um ambiente social em constante mudança. Esta tipologia descentralizada e versátil é a sua aliada se estiver mentalmente preparado e souber adaptar-se a ela.