Se há um ato que flui naturalmente para manifestar a dor, está chorando. Choramos quando estamos tristes por conseguir tudo o que nos avisa, Sejamos a perder uma pessoa amada, porque tivemos alguma experiência negativa, porque nos sentimos mínimos para os contratempos da vida ou porque sobrecarregamos a falta de propósito.
Chorar é a resposta física às emoções de grande intensidade. Acontece que, desde as crianças, aprendemos que a tristeza é a emoção contrária à alegria e é por isso que, com as dores profundas externalizadas do choro, aqueles que os analgésicos não curam.
O significado de Essa reação vai além de derramar lágrimas; Isso implica um mecanismo cerebral que busca alívio ou calma. O que produz isso? Tem consequências? O que procuramos com ela? Junte -se a nós para descobrir por que choramos quando estamos tristes.
Peça ajuda
Quando choramos, usamos um meio de nos comunicar. Vamos acrescentar que o choro pela tristeza desempenha papel funcional: encontrar suporte. Uma investigação liderada por professores da Universidade de Rosario, na Colômbia, destaca que lágrimas que causam tristeza denotam desamparo e necessidade de ajuda. Eles são chamados de emocional e se distinguem das lágrimas basais (aquelas que limpam e umedecem seus olhos diariamente) e os do reflexo (causados por odores irritantes).
Qualquer pessoa que nos veja soluça, saberá que essas secreções são diferentes do basal ou do reflexo, porque são acompanhadas por angústia, bochechas e sobrancelhas, olhos fechados, etc. Então, O que ativamos em outros é um comportamento pró -social no qual, provavelmente, eles oferecem apoio e demonstram empatia.
Ventilação
Quase no modo automático, Apelamos ao choro emocional para desabafar quando estamos tristes. E se esse choro é profundo e autêntico, influencia a atividade das neurotrofinas (proteínas que beneficiam a sobrevivência dos neurônios). Este último incentiva a plasticidade neuronal, ou seja, uma propriedade do sistema nervoso, graças ao que recebe aprendizado.
Resumindo, O choro da tristeza funciona como um conforto que, simultaneamente e graças à neuroplasticidade, ajuda a aprender com as experiências Isso desencadeou o sentimento e nos torna mais criativos para responder com comportamentos que favorecem a adaptação em qualquer contexto.
Reduzir o estresse
Entre outros benefícios do choro, a Universidade Autônoma Nacional do México menciona em um artigo que O choro minimiza o estresse, cumprindo um papel catártico.
A publicação argumenta que «Ao terminar de chorar, o cérebro libera endorfinas, um dos neurotransmissores que mais nos tranquiliza e que, ao mesmo tempo, eles geram o sentimento de aprovação, de esperança e fé ». O efeito é que nos sentimos mais calmos e menos estressados, claramente para pensar melhor o que fazer antes do que entramos.
Além disso, no meio da tristeza, o organismo libera hormônios e neurotransmissores como o cortisol, relacionados ao estresse. Então, Chorar seria uma maneira de liberar o estresse que se mistura com a dor emocional.
Lidar com o duelo
Por causa da morte de um parente, a demissão de um emprego, uma pausa amorosa ou outra causa, todo o duelo em qualquer uma de suas fases implica chorar. Talvez você tenha percebido isso Enquanto você chora, você libera um peso, drena emoções negativas e sente que vai aceitar Isso supõe a perda. Nesse caso, nos manifestamos com lágrimas o que sentimos.
Descobrir: Rui Katsu, a terapia de cura do choro do Japão
O que acontece em nosso cérebro para que a tristeza gera choro?
Enquanto eles revisam no EMOÇÕES DICIONÁRIOdo Gazette Unam, A tristeza se manifesta com pessimismo, insatisfação e tendência a chorar. O que sentimos é um vazio devido à ausência de uma pessoa, uma rotina ou experiência de uma desconexão conosco que nos leva a As lágrimas. Então, choramos por expressar essa maré sentimental.
Este ato responde a um processo cerebral no qual É necessário entender o papel das lágrimas emocionais. Eles são gerados a partir de uma combinação de hormônios como a leucina encefalina, que atua como um calmante natural, explica a Universidade Eafit. Mas como esses e sentimentos orquestram? Por que as lágrimas saem quando estamos tristes?
Isso é descrito pelo Academia dos EUA de Oftalmologia: Dada qualquer situação dolorosa, a área do cérebro que ativa emoções ou o que sabemos como O sistema límbico adverte o tronco ou ponte. Imediatamente, esta parte envia um sinal para o sistema de lágrimas para produzir lágrimas, Originando a reação fisiológica que chamamos de choro.
O que acontece se você chorar muita tristeza?
Não há problema em chorar se é isso que queremos. Não suprime essa resposta fisiológica quando ocorrer. Mas devemos ter em mente que, se chorarmos muito, porque estamos tristes, exibiríamos as seguintes consequências:
- Dificuldades de dificuldade: Tanto a angústia quanto os pensamentos que nos acompanham quando estamos tristes dificultam o sonho.
- Fadiga emocional: As sessões de choro intensas nos deixam bastante cansadas, o que interfere na nossa qualidade de vida e responsabilidades.
- Deterioração da saúde física: O choro excessivo traz consigo enxaqueca, tensão na musculatura do pescoço e do rosto, dores de cabeça. Além, em lágrimas enzimas e sódio são perdidos em grandes quantidades.
- Problemas em relacionamentos interpessoais: A família, os amigos ou o casal, às vezes eles não sabem o que fazer ou como responder quando vemos que choramos demais pela tristeza, derivando em inconvenientes.
Como enfrentar isso
Los Centros de Controle e Prevenção de Doenças Eles apontam que para lidar com a tristeza e não acabam em sessões de choro prolongadas, o principal é Reconheça o que acontece e entenda que você não é a única pessoa que o experimenta; Outros passam pelo mesmo. A tristeza sai quando você aceita o que isso significa.
Eles também propõem Cuide de você, descansando, comendo de forma saudável, exercitando e entendendo que você faz o melhor possível. Com esse mesmo objetivo, execute qualquer atividade que você goste e mantenha sua concentração aqui e agora, você estará ciente do que produz satisfação.
Uma última estratégia para neutralizar essa tristeza que faz você chorar está se cercando com pessoas de vitaminas. Eles podem ser familiares, amigos, co -trabalhadores ou quem você conhece que transmite uma vibração positiva, ouve a você, é empático e tem um bom senso de humor. Se em um momento de luto não houver ninguém perto, ligue por telefone, envie mensagens. Não se afogue em lágrimas e menos sozinho.
Se o choro pela tristeza for excessivo, frequente e você não pode controlá -lo, solicite ajuda profissional. Às vezes, não é uma questão de melancolia, mas outras causas subjacentes causam essa dor emocional, portanto, a intervenção médica é essencial.
Você pode querer ler: Por que chorei quando fiquei com raiva?
O grito de tristeza é natural e necessário, mas não deixe que seja instalado
É válido se sentir triste e chorar às vezes. O que não podemos permitir é que a tristeza seja instalada na mente e no coração. Embora o panorama pareça cinza, Sempre há razões para avançar e superar circunstâncias, O que quer que sejam.
Viva suas emoções, entendendo que a tristeza é corajosa, é natural e até necessária. Resgate dela apenas o que faz você crescer e refletir. Você não é fraco para chorar. Depois de superar esse episódio, você pode pensar com mais clareza, secar suas lágrimas e enfrentar a realidade com uma atitude melhor.
As razões de entrada que choramos quando estamos tristes primeiro na mente é maravilhosa.