O argumento de causa e efeito é um método utilizado em um texto para analisar e explicar as razões e consequências de determinado fato, problema, ação ou decisão. Geralmente, é comum encontrar esses tipos de argumentos de causa e efeito em ensaios e teses.
Causa e efeito por escrito
Ao escrever um ensaio ou artigo, você pode usar argumentos de causa e efeito, que permitem explicar a origem ou causa de algo e suas consequências ou efeitos.
Esta metodologia de argumentos de causa e efeito é uma ferramenta muito prática para mostrar ou expor os efeitos e consequências que determinado problema, fato, ato ou ideia pode ter. É muito útil para defender uma tese e redigir ensaios.
A nível científico, a lei de causa e efeito baseia-se principalmente na ideia de que cada ação desencadeia uma reação, um resultado, consequência ou efeito: ou seja, quando A (causa) ocorre, obtemos consequentemente B (efeito). Isso também acontece ao contrário: todo efeito é causado por uma ação ou fato anterior. Aristóteles já revelou, em sua obra Retóricaque se “você pode demonstrar a causa, então você pode ao mesmo tempo demonstrar seu efeito e, inversamente, nada pode existir sem uma causa”. Isto indica que mesmo que as causas de um evento não sejam claras, é inevitável que elas existam. E o mesmo acontece com os efeitos, mesmo que não sejam aparentes: uma ação sempre causa um efeito.
Conceito de causalidade
O conceito de causalidade está intimamente relacionado ao argumento de causa e efeito. Segundo a Real Academia Espanhola, causalidade refere-se a uma causa, origem ou princípio. Além disso, trata-se da lei em virtude da qual os efeitos são produzidos. Ou seja, quando o argumento de causa e efeito é utilizado, o termo causalidade também está sendo aplicado.
Organização do ensaio de causa e efeito
Num ensaio onde se pretende utilizar a metodologia de causa e efeito, é comum encontrar a seguinte organização:
- Introdução: Esta seção inclui um parágrafo em que o autor apresenta o tema ou problema da redação.
- Desenvolvimento: aqui o autor pode abordar e ampliar as diferentes causas e efeitos do evento que está analisando. Esta seção pode ter aproximadamente três parágrafos. Causas e efeitos podem ser declarados em ordem cronológica ou vice-versa. Também é possível enfatizar os argumentos de acordo com sua importância ou relevância. Além disso, eles podem ser classificados em forma de bloco: explicando todas as causas em um parágrafo e depois todas as consequências em outro. Ou também em forma de cadeia: mencionando cada causa com seu respectivo efeito.
- Conclusão: No último parágrafo, as causas e efeitos mencionados acima são geralmente resumidos e concluídos com a resposta ou solução ao que foi afirmado acima. A conclusão também pode destacar as relações entre tais causas e efeitos ou ser inconclusiva ou não verificável.
Conectores de causa e efeito
Em um ensaio ou texto, podemos encontrar diferentes conectores ou links que indicam o uso do argumento de causa e efeito. Isso nos ajuda a elaborar com sucesso um argumento de causa e efeito e também nos permite reconhecê-los ao analisar um ensaio. Alguns dos conectores de causa são:
- Bem
- Porque
- Desde
- Por causa de
- Dado que
- Considerando
- Para que
- Caso
Os conectores de efeito mais comuns são:
- Portanto
- Portanto
- Para que
- Por
- para que
- Porque
- Por meio do qual
- Portanto
Exemplos de causa e efeito
Considerando que tudo no universo tem causa e consequência, os exemplos de causa e efeito são inúmeros. Na natureza, podemos observar muitos exemplos de causa e efeito, como os seguintes:
- A chuva (causa) molha a rua (efeito).
- O fogo (efeito) é o resultado de uma reação química (causa).
- O dia (efeito) é consequência da rotação da Terra em torno do seu próprio eixo (causa).
Na literatura e na escrita, causas e efeitos oferecem uma ampla diversidade de opções na redação de um texto, nas quais a metodologia do argumento de causa e efeito pode ser aplicada. Algumas ideias para desenvolver em um ensaio usando argumentos de causa e efeito podem ser:
- Causas da poluição e seus efeitos na sociedade
- Origem da propagação de uma epidemia e seus efeitos na saúde
- Causas do desemprego e suas consequências na economia
- Razões dos divórcios e seus efeitos no ambiente familiar
- Causas do estresse e suas consequências no corpo humano