Notas principais
- Os usuários acusam a Sony de “puxar o tapete” de mais de US$ 100 mil em ETH por meio de restrições repentinas de tokens.
- As restrições parecem baseadas em questões de direitos autorais, mas os críticos questionam a justiça do controle do blockchain.
O Sony Block Solutions Labs pode ter lançado com sucesso seu blockchain Soneium de Camada 2, mas isso não ocorreu sem alguma controvérsia. Hoje cedo, a subsidiária blockchain da empresa multinacional com sede em Cingapura lançou o Soneium, para grande entusiasmo de seus usuários que aguardavam. No entanto, as coisas logo tomaram um rumo diferente pouco depois.
Segundo relatos, a empresa supostamente colocou algumas moedas meme na lista negra, o que significa que certos tokens são restritos e, portanto, não negociáveis e talvez totalmente inúteis na rede.
Embora a Sony afirme que os tokens afetados foram colocados na lista negra por violar os direitos de propriedade intelectual, muitos usuários não entendem a explicação. Eles ficaram frustrados, e muitos agora recorrem às redes sociais para expressar seu descontentamento.
Usuários chamam a Sony sobre o lançamento da rede Soneium
De acordo com alguns usuários da plataforma X, a decisão da Sony pode ter sido muito precipitada e não bem pensada. Alguns, por outro lado, acreditam que a decisão de colocar na lista negra não teve nada a ver com os tokens, mas sim com os interesses pessoais da Sony.
Um exemplo proeminente a esse respeito é o pseudônimo fundador do pump.fun, Alon, que disse que a plataforma parece estar “colocando ativamente moedas meme na lista negra de que eles não gostam, destruindo instantaneamente a posição de todos para 0”.
Outro nome popular que deu voz à crescente reação é o fundador da Time.fun, também conhecido como Kawz. Ele alegou que a lista negra pode ter afetado os usuários de tal forma que pode ser seguro dizer que a Sony puxou o tapete dos usuários desavisados, tirando-lhes centenas de dólares. Kawz disse:
“Usuários robustos do Soneium > US$ 100 mil em ETH no dia do lançamento. Nunca vi nada parecido.”
Aguardando resposta
Curiosamente, não houve nenhuma palavra oficial em resposta a nenhuma destas afirmações. Ou seja, da Sony ou da Soneium. No entanto, parece que a lista negra visava especificamente os tokens cujo nome ou marca parece entrar em conflito com algum outro projeto.
Quer tenha acontecido ou não, alguns usuários insistem que deve haver um equilíbrio entre a proteção da propriedade intelectual e a manutenção de uma rede sem permissão. Daí a razão de suas crescentes preocupações. Ou seja, sobre o nível de controle que os desenvolvedores de blockchain deveriam ter.
Por enquanto, qualquer usuário que tentar usar qualquer um dos tokens afetados receberá um aviso de proibição. No entanto, é possível que as restrições sejam posteriormente suspensas para tokens que sejam capazes de resolver seus problemas de direitos autorais.
próximo
Isenção de responsabilidade: A Coinspeaker está comprometida em fornecer relatórios imparciais e transparentes. Este artigo visa fornecer informações precisas e oportunas, mas não deve ser considerado um conselho financeiro ou de investimento. Como as condições do mercado podem mudar rapidamente, encorajamos você a verificar as informações por conta própria e consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão com base neste conteúdo.
Mayowa é um entusiasta/escritor de criptografia cujo caráter conversacional é bastante evidente em seu estilo de escrita. Ele acredita firmemente no potencial dos ativos digitais e aproveita todas as oportunidades para reiterar isso. Ele é um leitor, um pesquisador, um orador astuto e também um empreendedor iniciante. Longe da criptografia, no entanto, as distrações imaginárias de Mayowa incluem futebol ou discussões sobre política mundial.