Continua após a publicidade.
ad

Embora as boas histórias nos videojogos não sejam exclusivas de nenhum género em particular, a verdade é que não existem muitos jogos arcade ou jogos casuais que se destaquem pela sua incrível narrativa. Porém, se nos aprofundarmos em gêneros como jogos de aventura, romances visuais ou jogos de terror, as coisas ficam mais interessantes por lá.

A seguir, reunimos 10 pequenas joias do catálogo do Android, onde a narrativa desempenha um papel principal na hora de aproveitar a experiência. Títulos onde A história é um dos pontos fortes do jogovai.

Os 10 jogos Android com a melhor história

Ao preparar esta lista percebemos que os jogos mais interessantes em termos de narrativa são maioritariamente pagos. Portanto, fique com a ideia de que se você está procurando um jogo poderoso nesse sentido, talvez seja necessário conferir. Claro, também existem jogos grátis com histórias marcantes que também não podemos ignorar.

O lobo entre nós

Uma história interativa desenvolvida pela Telltale, especialista na criação de jogos com forte componente narrativa. Neste caso somos colocados no mundo ficcional da banda desenhada “Fábulas” publicada pela DC Comics, onde as personagens dos contos de fadas clássicos ganham vida com consequências catastróficas.

Continua após a publicidade..

O jogo começa com um assassinato, e você terá que se colocar no lugar do Lobo Mau para descobrir o que está acontecendo. Todas as suas decisões afetarão a história de maneiras diferentes, dependendo de quando você as colocar em prática. Cuidado, estamos falando de um jogo premium, embora o primeiro capítulo (de um total de cinco) possa ser jogado gratuitamente.

A Era do Silêncio

The Silent Age é uma aventura gráfica do gênero aponte e clique (apontar e clicar) e um dos melhores jogos indie que você pode encontrar no Android. A história nos leva a um futuro distópico onde a humanidade foi extinta.

Tudo começa em 1972 com Joe, um funcionário da manutenção que não tem nada de especial. Porém, um dia um velho explica a Joe que estranhos acontecimentos estão para acontecer e terão repercussões catastróficas no futuro.

O jogo está dividido em duas partes: a primeira pode ser jogada gratuitamente, enquanto na segunda devemos gastar cerca de 5 euros.

História de uma empresa

A história de uma empresa é um romance visual ambientado na vida cotidiana de um escritório administrado por humanos e animais antropomórficos. Se você já viu a série Netflix Aggretsuko Dá para ter uma ideia de para onde vão as tomadas, embora neste caso haja menos humor e mais espaço para reflexão e sentimentos.

Continua após a publicidade..

Como todos os romances visuais, a diversão deste jogo é ler a história e avançar de acordo com as decisões que tomamos. Um jogo tranquilo, mas muito interessante.

Fran Bow

Fran Bow é um jogo de aventura aponte e clique vigarista certas doses de terror e uma das histórias mais interessantes para os amantes deste tipo de jogos. Aqui controlamos Fran, uma menina que sofre a trágica perda dos pais e foge para a floresta com seu único amigo, seu gato Sr.

O jogo está repleto de puzzles que irão testar a tua lógica e intelecto, tudo acompanhado de gráficos e ilustrações feitos à mão que ajudam a criar uma atmosfera muito particular que assenta como uma luva na história opressiva que nos querem contar.

Fran Bow tem 5 jogos ou “capítulos”, cada um deles disponível por 1,99 euros e com uma classificação muito elevada da comunidade Google Play.

Dentaduras e Demônios

Uma aventura gráfica em estilo pixel art, onde o personagem principal é um detetive que nos ajudará a resolver o mistério da cidade de Varedze, relacionado a um perigoso culto.

O jogo inclui quebra-cabeças e alguns elementos de arcade, embora o que realmente se destaque neste jogo seja o humor negro, que permeia os diálogos e interações de todos os personagens.

Os jogos Ace Attorney

Não podemos fazer uma lista dos jogos com melhor história sem citar Ace Attorney. Esta incrível saga de jogos coloca-nos na pele de um advogado e o nosso objectivo será provar a inocência do nosso cliente ou a culpa do arguido (dependendo do papel que este não desempenha no julgamento).

Publicidade

Os jogos Ace Attorney se destacam por seu impressionante elenco de personagens, bem como as inesperadas reviravoltas no roteiro que ocorrem ao longo da história. Claro que aqui a Capcom exagerou um pouco nos preços, já que rondam os 20 euros (tendo em conta que foram publicados para a Nintendo DS, entender-se-ia que estão amortizados, mas continuam a vender a um preço de ouro). Excelentes jogos em qualquer caso.

A porta branca

Mais uma aventura gráfica com uma narrativa que te cativa desde o primeiro momento. The White Door segue a história de Robert, um homem que acorda com amnésia no Rusty Lake Mental Health Institute, e nosso objetivo será ajudá-lo a recuperar a memória.

Ao longo do caminho teremos que resolver vários enigmas e enigmas, através da rotina diária de Robert. Se você gosta deste jogo, confira também os jogos “Fuga do Cubo”, onde os quebra-cabeças têm um peso maior em uma história fluvial que já conta com dez parcelas.

Céu: Filhos da luz

Um jogo indie de mundo aberto desenvolvido pelos mesmos criadores do clássico moderno Journey. Com um recorte visual e técnico primoroso, nos colocamos no lugar dos filhos da luz, a fim de espalhar esperança no reino dos céus, devolvendo as estrelas às suas respectivas constelações.

Tanto a história como a banda sonora enquadram-se perfeitamente numa experiência onde o factor social também desempenha um papel importante (podemos interagir com outros jogadores), mas acima de tudo, o que tenta fazer é criar uma atmosfera relaxante. Muito recomendável.

Feitiçaria!

Se você domina o inglês, este é um título que você não pode ignorar. Feitiçaria! É um RPG antiquado, ou em outras palavras, um jogo de RPG baseado em texto. A história mudará de acordo com as milhares de opções que nos forem apresentadas, traçando o nosso próprio caminho através de diferentes ramos.

O cenário é outro factor que marca a diferença, com ilustrações desenhadas à mão, textos de espadas e feitiçarias e um tabuleiro que nos fará acreditar que estamos a jogar um RPG de mesa, original e bastante bem executado. Um título único no gênero.

Jogos de Final Fantasy

Se você gosta de jogos com uma história longa e densa, então dê uma olhada nas portas que a Square Enix publicou no Android. Existem dezenas deles disponíveis, desde o primeiro Super Nintendo Final Fantasy até títulos mais recentes exclusivos para dispositivos móveis.

A mecânica difere de jogo para jogo, mas geralmente o que você encontrará aqui são jogos com combate por turnos, exploração de mundo e uma história cheia de fantasia e renderização épica.

Vejo você na próxima postagem!

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.