Eu não vou enganar você. Embora o Nintendo Switch seja um console que eu gosto muito, não o ligava há mais de um mês. Na verdade, ele estava desconectado da energia e sem bateria há algum tempo.
Mas neste fim de semana saiu Super Mario Bros Wonder, então peguei o jogo e comecei a ligar o console para dar uma força nessa nova “maravilha” da Nintendo. Horror! O console não ligou e a bateria nem estava carregando! O Switch estava quebrado e eu nem sabia disso?
O Nintendo Switch não carrega a bateria nem liga: O que posso fazer?
A primeira coisa que pensei foi que tivemos alguma oscilação de energia ou queda de energia no sistema elétrico da casa e o console foi afetado sem perceber. Algo bastante estranho considerando que o Switch já estava com o carregador desconectado da tomada há algum tempo.
Para descartar uma falha no próprio carregador do console Tentei conectá-lo em outra tomada.. Infelizmente, ainda não havia sinal de vida, nem nenhuma luz acendeu no console. Então troquei o cabo USB tipo C e tentei carregá-lo em uma tomada diferente para descartar problemas com a fiação. Nada. Ele ainda não carregou nem ligou.
Fiquei quase convencido de que a bateria do console havia acabado. Afinal, temos o Switch em casa praticamente desde que foi lançado em 2017, e a verdade é que nos esforçamos muito nele todos estes anos. Quase me acostumei com a ideia do infortúnio e até procurei consoles usados para substituí-los.
Mas então, depois de fazer algumas pesquisas, quase por acaso, me deparei com a solução: forçar a reinicialização do console. Cuidado, não estamos falando em redefinir o Switch para as configurações de fábrica, mas sim em reiniciá-lo, para que as configurações não sejam apagadas e nem percamos nenhum jogo salvo se fizermos isso.
- Certifique-se de que o console esteja desconectado da tomada.
- Pressione e segure o botão liga / desliga por 3 segundos.
- Conecte o Nintendo Switch na tomada e verifique se funciona. Após alguns segundos, a luz LED verde deve acender.
Assim que o console foi forçado a reiniciar, a bateria começou a carregar sem problemas, e em poucos minutos estava novamente operacional e funcionando perfeitamente.
Se você se encontrar em uma situação semelhante e não conseguir resolvê-la com a reinicialização forçada, o próximo passo seria reinicie o console para descartar qualquer falha de software. Claro, lembre-se que se você fizer isso perderá todos os dados que não salvou na nuvem e terá que reinstalar todos os jogos manualmente. Para efeitos práticos será como se o console tivesse acabado de sair da loja.
- Com o console desligado, pressione e segure os botões de aumentar (+) e diminuir volume (-) simultaneamente e, em seguida, pressione o botão POWER para ligar o console.
- Pressione e segure os botões de aumentar e diminuir volume por alguns segundos até ver o modo de recuperação na tela.
- Selecione a opção “Redefinição de fábrica”.
- Depois que todos os dados pessoais do usuário forem completamente excluídos, o console deverá funcionar corretamente novamente.
Se tivermos pouca (ou nenhuma) bateria restante, talvez nem consigamos acessar o modo de recuperação do Nintendo Switch. Neste caso, recomendo verificar a garantia do console e entrar em contato Serviço técnico da Nintendo para avaliar um possível reparo ou substituição da bateria.