Continua após a publicidade.
ad

O papel da escola: O domínio da linguagem é uma das habilidades mais importantes que os alunos podem adquirir durante seu período escolar. A escola desempenha um papel fundamental ao oferecer uma variedade de atividades que permitam o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos alunos. Além disso, é importante que as escolas façam a curadoria do que é válido no meio digital para a construção do conhecimento.

O papel da escola é oferecer uma gama de atividades que possibilitem ao aluno desenvolver o domínio da expressão oral e escrita
O papel da escola é oferecer uma gama de atividades que possibilitem ao aluno desenvolver o domínio da expressão oral e escrita para seu uso efetivo nas diferentes situações de uso público da linguagem, além de fazer a curadoria do que é válido no meio digital como informação para a construção do conhecimento.

Uma forma efetiva de desenvolver a expressão oral dos alunos é através do uso de gêneros textuais. Ao trabalhar com diferentes gêneros, os alunos são expostos a situações de uso público da linguagem, o que os prepara para se comunicar de forma clara e eficaz em diferentes contextos.

Continua após a publicidade..

A seguir, apresentamos uma proposta de atividade que pode ser implementada por professores para trabalhar a expressão oral dos alunos a partir do uso de gêneros textuais.

Título: Entrevista Faixa etária: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) Objetivos:

  • Desenvolver a habilidade de se comunicar de forma clara e eficaz em diferentes contextos
  • Identificar as características do gênero textual “entrevista”
  • Entender a importância de fazer perguntas pertinentes e elaborar respostas coerentes Materiais necessários:
  • Gravador de áudio ou vídeo
  • Papel e caneta para anotações Metodologia:
  1. Apresentação do gênero textual “entrevista”, explicando suas características e objetivos.
  2. Distribuição de temas para as entrevistas (por exemplo, um assunto em destaque na mídia, um livro recém-lançado, um evento importante na cidade, etc.).
  3. Orientação para a elaboração de perguntas pertinentes e objetivas, e para a preparação de respostas claras e coerentes.
  4. Realização das entrevistas em duplas ou trios, com um dos alunos assumindo o papel de entrevistador e outro ou dois alunos respondendo às perguntas.
  5. Gravação das entrevistas em áudio ou vídeo.
  6. Análise e discussão das entrevistas, com feedback dos alunos e sugestões de melhorias. Avaliação:
  • Avaliação da habilidade dos alunos em elaborar perguntas e respostas pertinentes e coerentes
  • Avaliação da habilidade dos alunos em se comunicar de forma clara e eficaz
  • Avaliação da qualidade da produção final (gravação da entrevista)

Com essa atividade, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de se comunicar de forma clara e eficaz em diferentes contextos, ao mesmo tempo em que aprendem sobre um gênero textual específico.

Continua após a publicidade..

Materiais necessários

Para desenvolver essa proposta, é importante contar com alguns materiais, como:

  • Um quadro branco ou flipchart para anotações;
  • Papel e canetas para os alunos;
  • Áudio ou vídeo para exemplificar o gênero selecionado;
  • Computador com acesso à internet para buscar informações sobre o gênero textual.

Metodologia

A metodologia proposta para trabalhar a oralidade a partir do uso de gêneros textuais pode ser dividida em seis etapas:

  1. Apresentação do gênero textual

O professor deve apresentar o gênero selecionado para os alunos, explicando suas características e finalidades. Pode ser útil apresentar exemplos em áudio ou vídeo para que os alunos possam identificar as características do gênero.

  1. Identificação das características do gênero

Em seguida, os alunos devem analisar o gênero selecionado e identificar suas características. É importante que os alunos compreendam a estrutura do gênero e como ele é utilizado na sociedade.

Publicidade
  1. Produção de textos orais

Os alunos devem produzir textos orais com base no gênero selecionado. É importante que eles sejam orientados a utilizar as características do gênero em suas produções.

  1. Revisão dos textos produzidos

Depois de produzirem os textos, os alunos devem revisá-los em conjunto com o professor. Nessa etapa, é importante que sejam identificados os pontos fortes e fracos dos textos produzidos, e que sejam apontadas sugestões de melhoria.

  1. Prática da expressão oral

Os alunos devem praticar a expressão oral, lendo e apresentando seus textos para a turma. É importante que sejam criados espaços para que os alunos se sintam à vontade para se expressar e que o professor forneça feedbacks construtivos sobre suas apresentações.

  1. Avaliação

Por fim, é importante avaliar o processo como um todo, verificando se os objetivos foram alcançados e se os alunos conseguiram desenvolver as habilidades propostas. É importante que a avaliação seja contínua e que o professor ofereça feedbacks individuais para cada aluno.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.