Continua após a publicidade.
ad

O serviço de jogos em nuvem do Google, também conhecido como Google Estádio, teve uma vida curta, mas intensa. Após seu fechamento em janeiro de 2023, a empresa reembolsou o dinheiro de todos os jogos vendidos, explicou como desbloquear o controle do Stadia para que pudesse ser usado em outros sistemas e fechou a veneziana para sempre.

Naquela época, o Google já deixou claro que havia aprendido uma boa lição, mas também enfatizou que havia conseguido coisas bastante interessantes e que continuaria trabalhando em sua tecnologia de streaming de videogames. Na verdade, se algo funcionou bem no Stadia foi justamente isso: a transmissão dos jogos e toda a infraestrutura por trás dela.

Continua após a publicidade..

E assim nos encontramos agora em pleno verão de 2023, seis meses depois, com as notícias do Jornal de Wall Streetonde eles relatam que O YouTube está testando um novo produto para jogar jogos online de dentro da própria plataforma de vídeo.

Continua após a publicidade..

“Playables” do YouTube: jogos casuais integrados ao YouTube e disponíveis para celulares e PC

Este novo serviço seria chamado de “Playables” (“Playable” em inglês) e permitiria jogar e compartilhar jogos sem complicações, segundo o jornal norte-americano. Esses jogos online podem ser jogados em dispositivos Android e iOS, bem como na versão web do YouTube para navegadores em PCs desktop.

Um dos jogos incluídos neste teste é o título Salto de pilhaum jogo desenvolvido pelo Google sob o selo GameSnacks, e que Agora você pode jogar online no navegador. É um jogo arcade simples onde temos que derrubar uma bola do topo de uma torre enquanto quebramos tijolos até chegar à base.

Publicidade
Imagem do jogo «Stack Bounce»

Se este é um exemplo do que vamos encontrar nos “Playables” do YouTube, é claro que não se trata de um serviço dirigido a gamers, mas sim a um público mais casual que procura apenas divertir-se durante alguns minutos.

Em princípio, parece algo semelhante ao que a Netflix já faz, que há alguns anos oferece jogos para celular gratuitamente aos seus assinantes. O YouTube, que também é uma plataforma de vídeo, tentaria, portanto, expandir sua lista de serviços além do simples conteúdo visual para adicionar também conteúdo interativo. Haverá o mesmo “tropeço” do Stadia ou desta vez eles conseguirão?

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.