14 Dinâmica de Confiança para Jovens e Idosos

Continua após a publicidade.
ad

Existem dinâmicas de confiança capazes de lhe dar o impulso necessário para atingir seus objetivos. Porque sem esse tendão psicológico você deixa de acreditar nas suas capacidades e no potencial humano. Da mesma forma, esta dimensão é também o nutriente que consolida os melhores laços relacionais. Se você não sabe confiar nas pessoas, o cérebro experimenta medo e solidão.

A confiança constrói relacionamentos, dá temperança e atua como cola social. Na leitura a seguir apresentamos estratégias originais para que jovens e idosos possam aprimorá-lo.

Você está diante de um construto de grande relevância para crianças e adultos. Além de aprender a ler ou dominar a matemática, seria fundamental que todos nós aprendêssemos a desenvolver essa competência. O mundo teria maior harmonia e consenso se fôssemos mais eficientes nesta esfera. Portanto, queremos sugerir que você aprimore um pouco mais com as técnicas a seguir.

“Assim que você confiar em si mesmo, saberá como viver.”

~ Johann Wolfgang von Goethe ~

Continua após a publicidade..

Se você confia em si mesmo e tem coragem de fazê-lo nos outros, seu bem-estar psicossocial é favorecido. É como aquele elo de aço que consolida tudo e permite caminhar no dia a dia com maior segurança. Da mesma forma, conforme descrito em Fronteiras em Psicologia, Sempre houve a dúvida se estamos lidando com um fator de personalidade ou com um tipo de competição.

Seja como for, há um aspecto indiscutível. É uma entidade que pode ser melhorada a qualquer momento, independentemente da idade. Na verdade, existem dinâmicas muito enriquecedoras que lhe permitirão desenvolver plenamente esta “cola da vida”. Algo assim se reverterá em muitas áreas do seu bem-estar psicológico. Tome nota de algumas estratégias.

1. Caça ao tesouro

Este exercício é adequado para qualquer idade e visa fortalecer a confiança entre várias pessoas. Pode ser uma família, um casal ou um grupo de amigos. Para realizá-lo é necessário ir a um parque, jardim ou ambiente natural. Observe as etapas a seguir:

  • Uma mensagem para esconder: Todos escreverão em um papel o que mais gostam em cada figura que compõe o grupo. Você também pode fazer um desenho. O objetivo é destacar seus pontos fortes, suas virtudes e o que você mais admira no outro. Depois, eles irão escondê-lo em um local daquele parque.
  • Eu te oriento: A dinâmica começa tapando os olhos de uma das pessoas do grupo. O próximo passo é cada membro orientar aqueles que não conseguem ver com palavras. O objetivo é que você encontre por si mesmo a mensagem que foi guardada para ele.
  • Um por um em busca do tesouro: O exercício é repetido com cada membro, para que todos tenham diversas mensagens fortalecedoras com as quais possam tomar consciência dos seus próprios pontos fortes.

2. O jogo das memórias

Essa dinâmica consiste em participantes sentados em roda e contando, um por um, uma lembrança pessoal. Deve ser algo privado, surpreendente e enriquecedor, mas não muito íntimo. Com esta pequena história procuramos revelar aos outros aspectos que não são tão conhecidos e que fazem parte da história de cada pessoa.

Esta atividade ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e a fortalecerem laços de confiança. Abrir-se para os outros e ser capaz de ser honesto em algum aspecto sempre derruba muitas barreiras e promove a conexão emocional.

Continua após a publicidade..

3. Meu diário de bravura

Dentre as diferentes dinâmicas de confiança, é importante destacar aquelas que estão voltadas para você. Ou seja, aqueles que procuram fortalecer a sua segurança, temperança e coragem. Um trabalho publicado em Jornal Asiático-Pacífico de Prevenção do Câncer descreve a relevância desse fator em pacientes com doenças crônicas ou câncer.

A autoconfiança lhe dá ferramentas para lidar com momentos difíceis. Quer você seja adulto ou criança, a vida às vezes pode ser desafiadora. Para melhorar esta dimensão, a dinâmica do diário de coragem é muito útil. Observe como fazer:

  • Compre um belo caderno.
  • Escreva na capa: “Diário de bravura”
  • Liste nele quais são seus principais medos.
  • Faça questão todos os dias de superar um medo, não importa quão pequeno seja.
  • Depois escreva em seu caderno como você se sentiu a respeito.
  • Liste também os aprendizados que você obtém ao superar esses medos.
  • Escreva como você melhora sua visão de si mesmo, desenvolvendo sua autoconfiança.

4. A lavagem do carro

Esta técnica é muito divertida tanto para crianças como para adultos. O lava-jato consiste em participantes formando um círculo de costas um para o outro. A seguir, um dos integrantes se posiciona no centro em silêncio e vai atrás dos demais, acariciando seus ombros.

O objetivo é que os participantes adivinhem quem é a sua vez. Esta atividade contribui para o vínculo, criando um momento de riso e conexão emocional. Emoções com valência positiva são sementes que fazem florescer a confiança.

5. Jogo de corda humana

Entre as dinâmicas de confiança para todas as idades, a “corda humana” é uma das mais interessantes. Incentiva o diálogo positivo, reforça a auto-estima e aumenta a confiança ao sentir-se validado pelos outros. Para realizá-lo, anote as estratégias:

  • Encontre uma corda longa.
  • Forme um círculo entre várias pessoas.
  • Cada membro segura uma parte dessa corda.
  • Agora cada membro, por sua vez, diz algo positivo sobre alguém do círculo.
  • Ao fazer isso, ele lhe dá sua parte da corda. Dessa forma, aos poucos, vai-se criando uma espécie de teia de aranha.
  • Cada membro se enredará com os demais por meio daquele elemento que atua como união do grupo.

6. O trem da confiança

É um clássico. O jogo do trem da confiança busca gerar um vínculo de união a partir de uma experiência desafiadora. Os participantes são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo então forma uma fila, um atrás do outro.

Agora vem o passo mais decisivo e também corajoso. Quem está na frente fica de costas para os demais e se deixa cair para que seus companheiros possam apoiá-lo. Esta atividade permite aos participantes estreitar laços e compreender que, em situações difíceis, há sempre alguém para socorrer.

7. A roda da apreciação

Um elemento-chave que não pode faltar na dinâmica da confiança é a validação. Validar, conforme relatado em um estudo publicado em O Jornal de Psicologia Positiva, Significa fazer com que o outro veja que suas experiências e o que ele sente fazem sentido e são compreendidos. Para facilitar esta experiência emocional existe um exercício muito enriquecedor: a roda da apreciação.

É composto pelos membros de um grupo sentados em círculo. Em seguida, cada pessoa compartilha algo que aprecia ou admira na pessoa à sua direita. Deste modo, Você não apenas consegue um reconhecimento positivo entre os membros, mas também fortalece a autoestima.

Publicidade

8. A história do amigo desconhecido

Essa dinâmica é muito interessante quando, por exemplo, vamos compartilhar momentos com pessoas que não conhecemos. É um exercício divertido para adolescentes que estão começando o ensino médio ou até mesmo para adultos que estão começando um novo emprego. Formaremos pares e convidaremos esse parceiro para nos contar quem ele ou ela é e uma história pessoal.

Depois faremos o mesmo: descreveremos quem somos e contaremos algumas anedotas. Por fim, compartilharemos no grupo o que eles nos revelaram. Faremos uma bela apresentação de quem acabamos de conhecer.

9. Desenho cego

Com a dinâmica de grupo do desenho às cegas, a confiança e o trabalho em equipe são potencializados. Para isso, será necessário formar duplas e uma das pessoas ficará com os olhos vendados. Você será colocado na frente de um pedaço de papel em branco e receberá um marcador. Com a ajuda do parceiro tentarão fazer um desenho previamente acordado entre ambos.

10. O círculo de abraços

O abraço é aquele gesto simples e carregado de poder que também fortalece a confiança entre as pessoas. Além do mais, o Revista de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública descreve em um artigo como eles podem até reduzir a resposta do cortisol. O que você gostaria de fazer parte de uma dinâmica apoiada por esse tipo de terapia de cura? Observe como fazer isso:

  • Os participantes formam um círculo.
  • Cada um conta um momento difícil que viveu.
  • Os demais passam a abraçá-lo depois de ouvir o que ele disse.

11. A história compartilhada

Antigamente era muito comum contar histórias em voz alta diante do fogo. Algo assim reforçou os laços do grupo social e facilitou a transmissão de lendas, histórias pessoais e da própria cultura. Entre as dinâmicas de confiança mais divertidas está a que detalhamos agora. Com uma história partilhada, a criatividade, o trabalho em grupo e a coesão são fortalecidos.

Consiste em criar uma história com sentido, com valores e com final feliz. Para fazer isso, as pessoas se organizam em círculo e, por sua vez, Cada um conta uma parte dessa história a partir do que o anterior explicou/inventou.

12. Jogo de objetivos comuns

O jogo de metas consiste em cada membro explicar quais são os objetivos que possui a curto e longo prazo. O restante dos membros do grupo oferecerá conselhos para atingir esses objetivos. Esta dinâmica intensifica os laços de confiança e fornece ferramentas úteis para a realização.

13. Supere o medo

Muitas vezes, as pessoas carregam mais de um medo em silêncio. Temos vergonha de falar sobre ele. No entanto, às vezes Ao compartilhá-lo com outras pessoas, descobrimos que elas não são tão assustadoras quanto pensávamos. Se você se identificar com essa percepção, a dinâmica de superação do medo será muito útil para você. Consiste no seguinte:

  • As pessoas formam um círculo.
  • Cada um revela um medo pessoal.
  • O resto oferece dicas para vencê-lo.

14. A história de sucesso

Você sofre da síndrome do impostor? Então, entre as dinâmicas de confiança, você vai adorar esta. A história de sucesso consiste em explicar quais conquistas você conquistou em sua vida. Você fará isso na frente de um círculo de pessoas. Mais tarde, outros irão validar essas conquistas, lembrá-lo do seu valor e do que você pode alcançar no futuro. Por que não tentar?

Confiança, um nutriente para trabalhar diariamente

As dinâmicas de confiança são ferramentas valiosas para fortalecer o tecido social e humano em qualquer ambiente. Com eles, você não apenas construirá vínculos mais fortes e felizes. Você também conhecerá suas habilidades para aumentar sua confiança. Você está enfrentando uma esfera psicológica nuclear para promover o bem-estar mental.

Fortalecê-lo, cuidar dele e promovê-lo é uma tarefa que deve ser realizada todos os dias. Quem não consegue confiar no seu próprio valor ou no dos outros é alguém condenado à infelicidade. Se atualmente você percebe alguns problemas nesta área, não hesite em solicitar ajuda especializada. A vida tem um sentido maior enfiada neste fio luminoso.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.