Continua após a publicidade.
ad

A linguagem da manipulação é uma forma de violência psicológica que você deve reconhecer. Anote as frases mais comuns que essas pessoas usam e como responder para proteger seu bem-estar mental.

As frases mais comuns dos manipuladores são como um veneno lento que leva tempo para fazer efeito. Às vezes, a ligação emocional que você pode ter com essas figuras – seu parceiro, sua mãe ou seu melhor amigo – faz com que você caia na armadilha. Você não vê que por trás do “você é um exagerador, leva tudo muito a sério”, o que existe é uma clara invalidação dos seus sentimentos.

Porém, com o tempo você descobre as consequências dessa tática. Porque a linguagem que veta, que altera a visão que você tem de si mesmo ou que brinca com os seus sentimentos, é uma espécie de agressividade silenciosa e prejudicial. Por ele, É importante lembrar que esta comunicação é uma forma clara de abuso psicológico. Nós ensinamos você a reconhecer essa dinâmica.

Continua após a publicidade..
ad

“Algumas pessoas fingem ser praia, mas na verdade são areia movediça.”

~ Steve Maraboli ~

Anote as frases mais comuns dos manipuladores

A manipulação geralmente apresenta dinâmicas muito sinistras. Com tais mecanismos, quem pratica esta arte nociva busca não apenas ter o controle, mas também aspira gerar caos mental, insegurança, nublar a autoestima e anular sua dignidade. Da mesma forma, conforme descrito em um artigo de Diário de Personalidadeessa característica é comum em relacionamentos próximos.

Além disso, embora existam várias formas de manipular os outros – coerção, tratamento silencioso, etc. – a comunicação enganosa é um recurso comum. Entre os registros abusivos que essas figuras utilizam, há um tipo de frases muito específicas. É relevante detectá-los e não normalizá-los. Porque quem te valoriza e respeita nunca deve usar essas expressões. Anote.

1. “Se você me amasse, faria isso por mim”

Como observamos acima, a manipulação emocional prospera em laços estreitos. Eles usam seus sentimentos como trampolim para exercer abuso psicológico sobre você. Neste caso, eles irão chantageá-lo, apelando ao amor para tê-lo sob seu controle. Lembre-se sempre de que alguém que realmente ama você nunca vinculará afeto a você fazendo certas coisas.

Continua após a publicidade..
ad

Como responder?

«Não preciso fazer X coisa para te mostrar meu amor. A nossa relação deve basear-se no respeito e na compreensão mútuos e não em imposições ou chantagens.

2. “Ninguém te entende tanto quanto eu”

Se alguém lhe disser esta frase, estará aplicando a regra de ouro do manual de manipulação psicológica. Além do mais, há um fato que você terá interesse em saber sobre este assunto. De acordo com uma publicação da Fronteiras em Psicologiaexiste um tipo de inteligência emocional que os especialistas classificam como “sombrio” e que geralmente define pessoas com traços narcisistas, psicopatas e maquiavélicos.

Isto se traduz em Existem homens e mulheres com excelentes capacidades emocionais orientadas, sobretudo, para a nociva arte da manipulação. Isso fará com que eles procurem obscurecer seu julgamento e dignidade, fazendo você acreditar que somente eles o entendem. Nem mesmo você.

Como responder?

«Valorizo ​​o seu apoio e compreensão, mas há muito mais pessoas na minha vida que aprecio e que compreendem as minhas necessidades, emoções e as decisões que tomo. E não vou deixar de contar com eles.

3. “Você é muito sensível, superdimensiona tudo”

Quantas vezes eles fizeram esse comentário para você? Entre as frases mais comuns dos manipuladores, esta é uma das grandes estrelas. Quando alguém recorrer à sua sensibilidade e vulnerabilidade para lhe dizer que você está exagerando, tome cuidado. Eles procuram invalidar suas emoções e fazer você sentir vergonha de si mesmo. Esse é o clássico bandeira vermelha O que você deve detectar em seus relacionamentos.

Como responder?

«A minha sensibilidade faz parte de quem sou e não estou disposto a mudar isso. Então não me invalide. “Espero que possamos aprender a respeitar as nossas diferenças e a comunicar de forma eficaz.”

4. “Eu lhe digo isso para o seu próprio bem”

Entre as frases dos manipuladores nunca falta “não leve a mal, mas estou lhe dizendo isso para o seu próprio bem”. Com esse raciocínio envenenado procuram infantilizar você. É esse tipo de linguagem moralizante que busca reduzir seus pontos fortes, sua identidade e capacidade de decisão. Essa comunicação passivo-agressiva é algo que você deve detectar o mais cedo possível para se defender.

Como responder?

“Agradeço sua preocupação com meu bem-estar, mas prefiro tomar minhas próprias decisões e aprender com minhas experiências, mesmo que cometa erros ao longo do caminho.”

5. “Tudo o que faço é por você”

“Você parece não perceber que tudo que faço é por você e não me agradece por nada.” Você já ouviu esse comentário? Longe de presumir que é um sinal de amor e que aquela pessoa faz de tudo por você, entenda o que realmente é. Você está enfrentando uma forma de manipulação emocional que quer fazer você se sentir mal.

É mais, Tal argumento é usado depois que o manipulador toma decisões ou ações controversas. É então que ele tenta justificar seu comportamento de forma distorcida. Não caia na armadilha.

Como responder?

«Não preciso que você faça tudo por mim. O que desejo é um relacionamento saudável e respeitoso onde ambos possamos ser indivíduos completos, livres e felizes.

6. “Está cada vez mais difícil falar com você”

Alguém próximo a você lhe diz que está cada vez mais difícil falar com você? Esta é uma das frases mais comuns dos manipuladores. Além disso, você vai querer saber disso Com tal comentário eles aplicam a técnica psicológica de manipulação. Como uma análise em Relações pessoais, Consiste em fazer você duvidar de suas próprias competências e julgamentos.

Publicidade
ad

Como responder?

«A comunicação é uma questão de dois. Se você sente que há problemas, vamos buscar mecanismos para melhorar juntos; com respeito, inteligência emocional e honestidade. Vamos investir esforços comuns, mas não projete em mim toda a responsabilidade.

7. “Como você pode ser tão insensível comigo?”

Cuidado com esse novo bandeira vermelha. Doutorados na arte da manipulação são exemplos habilidosos de vitimização. Eles farão você acreditar que os deixa de lado, que não os ama, nem os trata bem para projetar sobre você o peso da culpa. Não ceda nem dê valor a essas palavras.

Como responder?

«Detalhe-me em que aspectos não estou sendo respeitoso com você. Vamos conversar. Acredito que sempre tratei você com amor e respeito, algo que, por sua vez, espero que você também faça comigo.

8. “Você nunca leva em conta o que sinto”

As frases dos manipuladores sempre apelarão ao cerne das emoções. E Se há um aspecto que eles adoram explorar é a culpa. Eles tentarão fazer com que você sinta que é uma pessoa má e que, com seu comportamento, você lhes causa um sofrimento infinito. Não acredite neles. Mais uma vez, evite cair nesta velha armadilha.

Como responder?

«Minhas intenções nunca foram ignorar seus sentimentos. Espero que você faça o mesmo comigo e leve em consideração minhas emoções. Dito isto, você poderia agora me explicar detalhadamente como se sente para que eu possa entender melhor suas perspectivas?

9. “Não acredito que você é tão egoísta.”

Quando alguém próximo a você faz esse comentário sobre você, é porque você fez algo para o seu próprio bem-estar. Um exemplo disso é estabelecer limites. Não desperdice energia mental com esta frase, pois é um claro exercício de coerção emocional. Se você decidiu fazer coisas para o seu equilíbrio psicológico ou recusou, seu comportamento está correto.

Como responder?

«Não considero que cuidar de mim seja egoísmo. Tenho todo o direito de tomar as melhores decisões para o meu bem-estar. Então, eu gostaria que você fosse capaz de entender isso para o bem do nosso relacionamento.

10. “Você se comporta como X”

Entre as frases mais comuns dos manipuladores raramente há comentários como “você se parece cada vez mais com X” ou “X é mais inteligente e experiente que você”. Esses números prejudiciais usarão a comparação para derrubá-lo. Dessa forma, eles destroem sua auto-estima.

Como responder?

«Não me compare com ninguém. Se quiser fazer um comentário sobre mim, evite usar segundas pessoas como referências. Eu sou eu. Eu mereço respeito, por isso peço que não faça isso novamente.

11. “Você está ficando cada vez mais louco”

“Você é louco.” “Você precisa de medicação.” “Você diz cada vez mais coisas que não fazem sentido.” Tenha cuidado com esses tipos de frases porque são uma forma de manipulação com o qual obscurecer seu julgamento. Nunca dê validade a comentários semelhantes. Lembre-se, eles são um exemplo claro de violência psicológica.

Como responder?

«Chamar alguém de louco ou dizer que está enlouquecendo não é uma forma construtiva de comunicação. É abuso psicológico. Peço que não me faça um comentário como esse novamente. Eu não vou tolerar isso. Então, por favor, vamos falar sobre nossas divergências de uma forma mais respeitosa e inteligente, sem atacar.

12. “Todo o meu sofrimento é culpa sua”

“Tudo o que acontece comigo é culpa sua!” Algum casal já te contou isso? Sua mãe ou seu pai, talvez? É um exemplo claro de manipulação que combina a vitimização com a projeção de culpa. Nestes casos, é decisivo proteger-se o mais rapidamente possível para salvaguardar o seu bem-estar mental.

Como responder?

«Projetar um sentimento de culpa em mim mesmo não é uma forma construtiva ou madura de lidar com os problemas. “Prefiro que conversemos de forma aberta, honesta e respeitosa sobre como melhorar o relacionamento e superar desafios juntos.”

Proteja-se de manipuladores

Você os tem muito próximos. Um manipulador pode ser seu parceiro, seu melhor amigo, sua mãe e até mesmo um colega de trabalho. São indivíduos que utilizam táticas emocionais e psicológicas para satisfazer suas necessidades, instrumentalizando você. E para fazer isso, a linguagem deles procura minar a sua confiança e autonomia.

Você encontrará, acima de tudo, o jogo da culpa e da vitimização. Eles são seus favoritos. Procure detectar o mais rápido possível os sinais para sair ileso de relacionamentos que, em geral, deixam consequências graves. Da mesma forma, se você mantém um relacionamento de longo prazo com um perfil com essas características, solicite ajuda especializada se precisar.