Perseu é um dos heróis sim semideuses mais importante na mitologia grega. Filho de Zeus e Danae, ficou famosa por ter derrotado a Medusa. Ele também é creditado por fundar a cidade de Micenas, resgatar Andrômeda e outros feitos heróicos.

História de Perseu

De acordo com uma versão, Acrísio, rei de Argos, recebeu a profecia de um oráculo de que seu neto o mataria. Para evitar isso, ele trancou sua filha Danae numa torre. Isso a impediu de entrar em contato com um homem. Porém, o deus supremo do Olimpo, Zeus, transformou-se em uma chuva de ouro e caiu sobre Danae, deixando-a grávida. Desta união nasceu Perseu.

Outra versão sugere que Pretus, irmão de Acrísio, era o pai de Perseu. Acrísio, ao descobrir, jogou Dânae e seu filho ao mar. Poseidon, a pedido de Zeus, acalmou as águas e tanto Dânae quanto Perseu chegaram em segurança à ilha de Sérifos, onde Polidectes governava. Apaixonou-se por Danae e, para se livrar de Perseu, confiou-lhe uma missão quase suicida: ir em busca da cabeça da Medusa. E assim começou a jornada de Perseu e suas lendas.

Lendas e mitos de Perseu

Como outros heróis gregos, a vida de Perseu foi repleta de façanhas e atos de bravura que se tornaram mitos e lendas populares. Vejamos agora algumas das lendas mais interessantes de Perseu:

Perseu e Medusa

O feito mais famoso de Perseu foi, sem dúvida, a derrota da Medusa. Perseu, com grande engenhosidade e com a ajuda dos deuses Atena, Hermes e Hades, conseguiram realizar uma tarefa quase impossível. Medusa era uma das três Górgonas, monstros femininos que aterrorizavam os homens. Este monstro transformava em pedra qualquer um que ousasse olhar diretamente em seus olhos.

Para atingir seu objetivo, Perseu foi guiado por Atena e Hermes até os Grayas, antigas divindades que compartilhavam um único olho e um único dente entre os três. Perseu chamou a atenção deles e os forçou a dizer onde estavam as ninfas. Destes, ele obteve uma bolsa mágica para guardar a cabeça da Medusa. Ele também ganhou as sandálias aladas de Hermes, e de Hades a foice de aço e o capacete, que tinha a propriedade de tornar invisível quem o utilizasse. A deusa Atena deu-lhe seu escudo, que refletia a luz como um espelho.

Armado com esses objetos, Perseu chegou onde estavam os monstros adormecidos e decapitou Medusa, usando a foice de aço e o escudo para evitar olhar diretamente para ela. Depois, Perseu escapou das irmãs da Medusa, ficando invisível com o caso de Hades.

A punição de Atlas

Mais tarde, Perseu chegou a Atlasa que solicitou hospedagem. Mas tentou expulsá-lo, acreditando que Perseu queria roubar os frutos do jardim das Hespérides. Para puni-lo, Perseu mostrou-lhe a cabeça da Medusa e transformou-a em pedra.

O encontro com Andrômeda

Durante sua jornada, ele encontrou Andrômeda acorrentada a uma rocha, como oferenda a Ceto, um monstro marinho. Andrômeda era filha dos reis Cepheus e Cassiopeia. Como a rainha afirmava ser mais bonita que as Nereidas, os deuses enviaram Ceto para puni-la. Segundo um oráculo, Ceto só partiria se Andrômeda lhe fosse entregue. Perseu, ao vê-la, apaixonou-se por ela e matou o monstro para salvá-la. Mais tarde, Perseu e Andrômeda se casaram e tiveram seis filhos: Alceo, Méstor, Heleo, Estéleno, Electrión e Gorgofone. Um de seus bisnetos foi o grande Hércules, conhecido como Hércules em Roma.

A Vingança de Polidectes

Mais tarde, Perseu retornou a Sérifos, onde Polidectes estava atacando seu próprio irmão Dictys e Danae. Perseu mostrou-lhe a cabeça da Medusa e transformou Polidectes e toda a sua corte em pedra. Graças a isso, Dictys recuperou seu trono, Perseu devolveu a Hermes e Atena os objetos que lhe haviam emprestado e deu-lhes a cabeça da Medusa.

A profecia se cumpriu

Uma vez em Argos, Perseu participou do esporte de lançamento de disco, com o qual bateu acidentalmente em seu avô, que morreu em consequência do golpe. Desta forma, a profecia do oráculo foi cumprida.

Sendo o responsável pela morte de seu avô, Perseu não quis reinar em seu lugar e nomeou Megapentes, primo de sua esposa, rei de Argos. Em troca, ele se tornou rei de Tirinto.

A imortalidade de Perseu

Ao morrer, Perseu tornou-se imortal e tornou-se uma estrela. Atualmente existe uma constelação que leva seu nome. Além disso, todos os anos ocorre uma chuva de meteoros, conhecida como “as Perseidas” em homenagem ao herói e semideus grego.

Fontes

Perseu. Wiki de mitologia. Disponível em https://mitologia.fandom.com/es/wiki/Perseo.

PERSEU – Herói Argivo e Rei da Mitologia Grega. Theoi. Disponível em https://www.theoi.com/Heros/Perseus.html.

Hamilton, E. Mitologia. 2021. Editorial Planeta, impresso na Espanha.