Confira a relação entre Yoga e saúde mental
Yoga representa a união entre corpo e mente. Se você quer acabar com a ansiedade, experimente essas posturas simples que ensinamos aqui.
A yoga é um excelente exercício para aliviar a ansiedade, por isso passar alguns minutos por dia praticando suas posturas beneficia a saúde mental. Esta disciplina é muito mais do que uma forma de atividade física, é uma filosofia de vida em que se busca a união do corpo e da mente através do movimento.
Nos últimos anos, a ioga ganhou popularidade. Mais e mais pessoas estão experimentando e experimentando como A força física e a elasticidade aumentam e seu humor fica mais positivo.
Com tudo isso, continue lendo e você aprenderá porque o yoga é bom para cuidar da mente e quais posturas são recomendadas para acalmar estados de ansiedade.
As raízes desta disciplina são alimentadas pela religião hindu e estão intimamente relacionadas com a prática da meditação. Na verdade, a origem da palavra “yoga” significa ‘jugo’ ou união entre a parte espiritual, físico e mental de cada pessoa.
Seu potencial terapêutico vem sendo estudado há décadas como opção alternativa de tratamento para o transtorno mental comum, isto é, ansiedade leve e transtornos de humor.
Inclusivo, Algumas ferramentas utilizadas na prática do yoga também são utilizadas de forma isolada para momentos de crise, como é o caso da respiração diafragmática.
Continuando com essa ideia, uma revisão recente realizada por pesquisadores do Universidade Alfonso X El Sabio (Espanha), destaca que a prática regular de ioga e Pilates produz efeitos relacionados à diminuição da ansiedade e dos sintomas de humor. Estes são os seguintes:
- Menos secreção de cortisol, o hormônio do estresse.
- Diminuição da atividade do sistema nervoso simpático, aquele que é ativado quando nos sentimos nervosos.
- Redução da frequência cardíaca e da pressão arterial, parâmetros que aumentam durante uma crise de ansiedade.
Posturas de ioga para aliviar a ansiedade
Nesta seção nos concentraremos em explorar posturas de yoga vantajosas para cuidar da saúde mental e, principalmente, aliviar a ansiedade. Todos eles são simples e para iniciantes, portanto você não precisa de muita experiência.
É importante ter em mente que os benefícios são sentidos ao manter cada postura por um curto período que varia entre 30 segundos e dois minutos. Vamos começar!
1. Savasana o postura del cadáver
Uma das posturas mais fáceis de executar e que requer menos força física é a savasana. Para experimentar, basta deitar-se de costas sobre uma superfície confortável. Estenda os braços ao longo do corpo com as palmas voltadas para cima. Abra as pernas e deixe os pés caírem para fora. Por fim, feche os olhos e concentre-se na respiração ou no fluxo dos pensamentos.
A vantagem de mentir assim é que a cabeça e as costas descansam. Além disso, você sentirá como toda a sua caixa torácica se expande com a respiração.
2. Balasana ou pose de criança
Esta posição é uma das mais conhecidas. Geralmente é incluído nas rotinas de yoga, no final da sessão, para relaxar o corpo, especialmente a parte inferior das costas.
Ajoelhe-se e sente-se sobre os calcanhares. Incline o corpo para frente, mantendo as nádegas apoiadas nos calcanhares, tentando fazer com que a testa toque o chão. Depois de chegar o máximo que sua flexibilidade permitir, fique por alguns segundos sentindo todo o alongamento das costas, da cervical à lombar.
Como é muito simples, Experimente antes de dormir para se libertar das tensões do dia a dia. Seu descanso vai agradecer.
3. Mariposa
Outro asana Simples para iniciantes é a borboleta. Graças a esta postura de yoga é possível aliviar a ansiedade, pois Ajuda a liberar a tensão da parte interna das coxas e da região lombar.
Para fazer isso, sente-se em uma superfície confortável apoiando as duas nádegas no chão. Junte as solas dos pés e leve-as em direção ao púbis. Tente manter os joelhos o mais abertos possível. Se quiser alongar ainda mais, leve os calcanhares em direção à virilha.
4. Cachorro voltado para baixo
As posturas classificadas como “cachorro” incluem diferentes variantes. O cão voltado para baixo é um dos mais praticados, devido aos seus benefícios físicos. Foi até sugerido que Ajuda a fortalecer braços, ombros, abdômen e quadríceps.
Para realizar essa postura, comece de quatro, apoiando as mãos e os pés no chão. Afaste as pernas na largura dos quadris, com os pés e as mãos voltados para a frente. Aos poucos, levante o quadril em direção ao teto, mantendo o quadril e os braços esticados. Você deve se visualizar como uma pirâmide, na qual seus glúteos estão no topo.
Se achar difícil esticar as pernas devido à flexibilidade, você pode mantê-las ligeiramente flexionadas. Além disso, tente separá-los um pouco mais.
5. Uttanasana ou postura de pinça
Outra postura de ioga para aliviar a ansiedade é a postura de pinça. Este exercício relaxa toda a parte posterior do corpo: pescoço, costas, isquiotibiais e panturrilhas. Portanto, o relaxamento é sentido em todo o corpo. A postura exige grande flexibilidade da cadeia posterior, por isso a princípio é uma boa ideia começar com a variação de meia pinça.
Fique com os pés juntos. Dobre os quadris para frente e abaixe as mãos aos poucos até tocarem o chão, mantendo os joelhos e a coluna retos. É importante identificar quaisquer pontos de tensão que possam surgir e relaxá-los.
6. Tadasana ou postura da montanha
A postura da montanha é ideal para descongestionar os ombros e relaxar a parte superior das costas. Sua grande vantagem é que é feito em pé, podendo ser realizado em qualquer horário e situação do dia.
Em pé, afaste os pés na largura dos quadris e incline os ombros para trás. Levante os braços, formando uma linha reta com o resto do corpo, entrelaçando as palmas das mãos. Estique os braços como se quisessem tocar o teto enquanto prende a respiração. Ao baixá-los, solte todo o ar do peito.
Cuide do seu corpo e você cuidará da sua mente também.
O Yoga propõe o cuidado da saúde de forma holística, sendo corpo e mente duas partes indissociáveis. Se você cuida do seu corpo, sua mente responde na mesma direção. É aí que reside a eficácia dessas posturas no tratamento da ansiedade.
Além disso, todos eles são complementados pela respiração consciente. Uma variante utilizada nesta disciplina física e espiritual envolve a realização de ciclos de inspiração-expiração, cobrindo alternadamente as narinas. Assim, você inspira lentamente cobrindo a narina direita, prende a respiração por alguns segundos e depois expira pela outra narina.
Um estudo de Instituto Jawaharlal da Índia indica que essa prática é positiva para o sistema cardiovascular e é eficaz na redução de sintomas psicológicos como a ansiedade. Se somarmos uma alimentação cuidada, um descanso de qualidade e atividades de lazer enriquecedoras, os benefícios serão exponenciais. Começar a se sentir melhor está ao seu alcance.