Desconecte dispositivos USB 3.0 para melhorar o Wi-Fi e a conectividade de seus acessórios sem fio

Continua após a publicidade.
ad

Melhorar o Wi-Fi: Até agora todos sabemos mais ou menos que existem alguns eletrodomésticos, como micro-ondas ou telefones sem fio, que podem criar interferências e enfraquecer o sinal Wi-Fi.

Agora, existem outros tipos de dispositivos que também degradam a qualidade do sinal Wi-Fi, causando até perdas de sinal e gerando um mau funcionamento em acessórios sem fio, como mouses, teclados ou fones de ouvido. Estamos falando de dispositivos com conectores USB 3.0.

Continua após a publicidade..

Embora possa parecer mentira, a verdade é que A tecnologia USB 3.0 não se dá muito bem com sinais sem fio que se movem na banda de 2,4 GHz.

Como explica um executivo da empresa D-Link, o padrão USB 3.0 usa uma velocidade de sinalização de 5 Gbps. O USB 3.0 exige que os dados sejam codificados de tal forma que, ao ler ou gravar informações, sejam geradas um ruído no espectro de dados dentro da faixa que oscila entre 2,4-2,5 GHz.

Este ruído de banda larga emitido por um dispositivo USB 3.0 “pode afetar o SNR (relação sinal-ruído) e limitar a sensibilidade de qualquer receptor sem fio cuja antena esteja localizada fisicamente perto do dispositivo USB 3.0”.

Continua após a publicidade..

Ou dito de outra forma, se o seu PC (ou roteador) possui uma porta USB 3.0 e você conectou um pendrive, um disco rígido externo ou qualquer outro dispositivo compatível, é possível que o ruído elétrico gerado afete a antena de qualquer dispositivo wireless .que você tenha por perto e que se comunique na frequência de 2,4GHz. Tenha cuidado com o USB 3.0.

E quais sinais se movem na banda de 2,4 GHz? Pois bem, aqui encontramos de tudo, desde os habituais mouses e teclados sem fio que funcionam com um receptor de sinal conectado ao PC, até outros tipos de dispositivos como alto-falantes, fones de ouvido ou até impressoras sem fio.

Notaremos os efeitos dessas interferências quando o USB 3.0 estiver rodando e verificaremos que, por exemplo, o mouse salta e não responde bem, ou que há um atraso ao digitar no teclado.

Isso não é tudo: o USB 3.0 também afeta o Bluetooth

A faixa de frequência de 2,4 GHz na qual o USB 3.0 opera é bastante delicada, e é isso É também para onde os sinais Bluetooth se movem.

Publicidade

Se você tiver fones de ouvido, gamepad ou qualquer outro dispositivo conectado via Bluetooth você pode notar falhas de comunicação entre o dispositivo emissor e receptor, a tal ponto que o dispositivo pode até parar de funcionar em determinados momentos.

Esse ruído na frequência de 2,4 GHz pode ser gerado a partir do dispositivo conectado à porta USB 3.0, do periférico conectado à porta ou da própria porta USB 3.0.

O bom, entre aspas, de tudo isso é que a solução é bem simples: desconecte qualquer dispositivo ou pendrive que tenhamos conectado à porta USB 3.0 do nosso PC ou roteador.

Como solução alternativa, principalmente se notarmos que o sinal Wi-Fi do roteador está afetado, é altere as configurações de Wi-Fi do roteador da banda de 2,4 GHz para a frequência de 5 GHzonde o USB 3.0 não pode criar interferência.

Se você tiver dúvidas se o seu PC possui porta USB 3.0, lembre-se que esta tecnologia está presente na maioria dos computadores fabricados após 2012, portanto, se o seu PC tiver menos de 10 anos é provável que você tenha uma porta USB 3.0. Você o identificará facilmente porque Normalmente USB 3.0 são geralmente azuis. Às vezes, eles também podem ter uma legenda que diz “SS USB”, “SuperSpeed ​​​​USB” ou “Enhanced USB”.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.