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Sentir-se sempre sob o olhar atento e as críticas dos outros pode ser muito estressante e causar distorção do autoconceito. Aqui contamos como gerenciar melhor esse sentimento!

Última atualização: 16 de fevereiro de 2024

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Sentir que os outros nos julgam é um dos piores sentimentos que existem, bem como um dos maiores bloqueios na hora de crescer e estabelecer vínculos. O pensamento “todo mundo me critica” é corrosivo, destrutivo e paralisante.

Por ele, É fundamental conectar-se com as emoções negativas que as críticas provocam e buscar sua origem para adequá-los melhor e não desenvolver ideias irracionais. Iremos nos aprofundar em seu impacto e compartilhar algumas recomendações para gerenciá-los.

Por que os críticos se incomodam?

A crítica é uma parte inevitável das relações humanas. Cada pessoa é diferente e ninguém se adapta perfeitamente aos que estão ao seu redor, por isso é impossível gostar de tudo em alguém (ou não ter reclamações de você). Estamos, portanto, perante uma interacção básica e útil, com uma função social reguladora e que tenta prevenir conflitos futuros.

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Mas não se trata apenas disso. Levar em consideração as opiniões dos outros ajuda a formar o autoconceito. Quer dizer, Sim, a crítica é importante para nós porque a integramos no nosso autoconceito como fonte de informação adicional. Portanto, quando se trata de informações negativas sobre nós, as emoções que delas surgem nos impulsionam a mudar para nos relacionarmos melhor com os outros.

Por que sinto que todos me criticam?

Mulher na frente de um espelho quebrado.
Depressão, estresse e distorção do autoconceito são algumas das consequências das críticas dolorosas e constantes.

Receber críticas nunca é agradável, principalmente quando são destrutivas ou ferem nossos sentimentos. Especificamente, eles têm os seguintes efeitos no destinatário:

  • Ansiedade.
  • Baixa auto-estima.
  • Crenças irracionais.
  • Distorção do autoconceito.
  • Depressão ou somatizações (de longa duração e com exposição constante a elas).

Receber informações negativas sobre você com certa frequência pode levar a altos níveis de estresse. Chega até um ponto em que você pode se perguntar se o que dizem sobre você é verdade (que você é rude, que trabalha mal ou que não tem habilidade na cozinha, por exemplo).

Nessas ocasiões, a distorção do autoconceito e o estresse podem fazer você pensar que o mundo inteiro está contra você.

Em linha com isto, chega-se a um ponto em que qualquer gesto ambíguo é interpretado como negativo. Nesse sentido, palavras neutras parecem críticas ou até mesmo os esforços para agradar aos outros são desprezados. É aí que a frase “todo mundo me critica” passa de suspeita a axioma.

Percepção equivocada que os círculos sociais costumam criticar

“É possível que eu esteja inventando que todos me criticam?” você pergunta. Bem, é isso que você precisa avaliar. Embora seja utópico alcançar a objetividade pura na avaliação dos comentários dos outros, é possível identificar alguns sinais que indicam a existência de uma percepção distorcida a este respeito:

  • Baixa auto-estima: Quando você não se sente seguro quanto ao seu próprio valor, suas interpretações das críticas tendem a refletir essa falta de confiança.
  • Ansiedade social: esse distúrbio está diretamente relacionado à baixa autoestimapor isso é muito mais fácil interpretar mal as opiniões de outras pessoas ou temer que outras pessoas tenham uma opinião negativa sobre você.
  • Alta auto-observação: Ao prestar muita atenção ao próprio modo de agir, os defeitos são percebidos de forma mais aguda e representativa. Nesse caso, a crítica funcionaria como uma falsa confirmação.
  • Experiências traumáticas: Uma experiência em que a crítica é especialmente destrutiva – ou ocorre sistematicamente – pode deixar uma marca emocional duradoura e tornar o indivíduo mais propenso a interpretar opiniões futuras como negativas.

O que fazer para gerenciar melhor as críticas?

Como não podem ser evitados, A crítica é uma interação que você precisa aprender a gerenciar. Quanto melhor se derem, mais úteis serão para o seu crescimento pessoal e melhor você saberá responder àqueles que só procuram prejudicá-lo. Dê uma olhada nessas dicas.

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1. Trabalhe a sua autoestima

Esteja convencido de que você é uma pessoa válida, digna de respeito e suficiente Isso o ajudará a não levar as críticas construtivas para o lado pessoal. Além disso, você será capaz de reconhecer e descartar os destrutivos, para evitar que afetem o seu autoconceito.

2. Treine habilidades sociais

Pessoa com habilidades sociais.
Relacionar-se de forma eficaz com outras pessoas permite que você aprenda a lidar com as críticas.

O treinamento de habilidades sociais é uma ferramenta muito útil para reduzir a ansiedade social e, por extensão, a sensação de que se recebe críticas com muita frequência. Além disso, esse aprendizado também o ajudará a adquirir recursos para respondê-los de forma assertiva.

3. Se você acha que todo mundo critica você, pergunte

Em meio a todo o turbilhão de estresse social decorrente das críticas, muitas vezes as dúvidas não são esclarecidas, mas sim confirmadas. Você ficará surpreso com o quanto sua ansiedade diminui quando você abre um canal de comunicação. e você tenta esclarecer suas suspeitas.

4. Verifique seu lado perfeccionista e complacente

Exigir demais de si mesmo ou tentar deixar todos felizes são erros que acabam minando sua autoestima e projetando sua insegurança nas palavras dos outros. Reserve um tempo para aceitar seus próprios erros e estabelecer limites saudáveis ​​com as pessoas ao seu redor..

5. Consulte um profissional de psicologia

Sentir que as pessoas ao seu redor têm uma opinião negativa sobre você e deixam você saber disso com muita frequência pode ser parte de algo mais sério, como depressão ou transtorno de ansiedade social. É difícil implementar os conselhos acima se o seu desconforto for intenso, por isso é melhor procurar um profissional para ajudá-lo a explorar esse problema.

Todo mundo me critica, e se for verdade?

Concluindo, queremos enfatizar que Sentir-se atacado nem sempre é um sentimento irracional. Às vezes, as pessoas ficam imersas em ambientes tóxicos ou recebem abuso emocional; Ambas são experiências relacionadas transtornos depressivos e de ansiedade.

Diante das constantes críticas destrutivas, considere abandonar o ambiente o mais rápido possível.. Estamos falando de palavras que visam ferir a autoestima, invalidar seus sentimentos ou mudar seu autoconceito para o negativo. E, se você duvida do seu julgamento, insistimos: procure um profissional para organizar suas ideias e descartar preconceitos e ideias irracionais. Talvez você esteja se salvando de uma situação.