As pessoas gostam de se referir ao Bitcoin como um cavalo de Trojan que vamos contrabandear para o sistema financeiro e governo herdado. Os estábulos são um cavalo de Trojan em nosso sistema que já foi contrabandeado com sucesso.

Os estábulos são anunciados como um salvador do mundo em desenvolvimento, uma escotilha positiva para eles de decrépitos sistemas financeiros e riscos de moeda local. Bem, isso é o problema das armadilhas, elas precisam seduzi -lo a vagar nelas ou não funcionam muito bem como armadilhas, não é?

Todo o volume de significância do Stablecoin ocorre em blockchains altamente centralizadas, emitidas por contratos inteligentes altamente centralizados que quase inteiramente (com raras exceções como líquido atualmente) têm o poder de congelar ou confiscar arbitrariamente qualquer tokens de Stablecoin pendente. Uma única parte, o emissor, para a super maioria dos tokens que eles emitiram, pode congelar e apreender seus fundos. Em qualquer lugar. Qualquer um. Globalmente.

Esses blockchains quase todos funcionam em um modelo de conta também, o que significa que o comportamento padrão associa todas as transações que um usuário faz com um único identificador de endereço público, colocando todo o seu histórico transacional na visão completa do mundo com um único olhar. Não é necessário cluster de utxo, nenhuma análise sofisticada, basta olhar para o endereço da conta.

Para agravar ainda mais as coisas, como todas essas cadeias são altamente centralizadas, não há software para falar sobre que os usuários em geral interagem com isso é totalmente validando. As carteiras se conectam a um dos alguns servidores altamente centralizados toda vez que interagem com sua conta e associam seu endereço IP a essa conta.

Esta é uma armadilha. Puro e simples. Os Estados Unidos não precisam de um CBDC, possui estábulos em dólares americanos. Eles já funcionam de uma maneira que concentre todas as informações privadas que poderiam conectar indivíduos à sua atividade na cadeia em poucas mãos. Só é preciso uma interação com uma troca KYC ou um endereço publicado on -line, conexão com uma conta de mídia social e você é identificado.

Os estábulos são tão programáveis ​​quanto um CBDC. Assim como capaz de implementar restrições como expirar dinheiro ou dinheiro que só pode ser gasto de certas maneiras ou em determinados lugares. Qual é a única diferença entre os dois que importa? Adoção. Os estábulos são vistos favoravelmente e altamente utilizados, enquanto a maioria dos lugares o sentimento é muito contra os CBDCs.

Todas as peças estão lá. O ponto de controle central para aproveitar os tokens, a total falta de privacidade que torna uma única associação de dados KYC uma marca de vigilância permanente e a concentração completa de onde essas informações privadas acabarão. Tudo lá para ser arrebatado e coletado pelo governo dos EUA sempre que quiser, e costumava coagir os emissores do Stablecoin a agir de maneira como acharem melhor.

Esses estábulos são proxies de dólares americanos, eles devem interagir com o sistema financeiro herdado, eles precisam manter dólares e tesouros reais. É necessário como eles funcionam. Eles estão sob o polegar do governo, particularmente o polegar do governo dos EUA, sempre que o governo deseja.

Isso me surpreende que as pessoas não apenas aceitem o processo disso, mas algumas a animam ativamente. O Bitcoin pretende ser um dinheiro verdadeiramente soberano e gratuito que permita que alguém faça o que quiser com sua própria riqueza. No entanto, agora estamos aparentemente aplaudindo exatamente o oposto de montar os coqueiros de Bitcoin à adoção em paralelo.

Ajude -me a fazer isso fazer sentido.

Os CBDCs são um bicho -papão para nos manter distraídos da ameaça real de um sistema de vigilância financeira que já está aqui, StableCoins. Deveríamos confrontar isso, não varrendo -o debaixo do tapete.

Este artigo é uma opinião. As opiniões expressas são inteiramente as do autor e não refletem necessariamente as da BTC Inc ou da revista Bitcoin.