Este artigo também está disponível em espanhol.

A Solana (Sol) perdeu recentemente sua principal zona de suporte em meio à controversa LIBRA (LIBRA) TOKEN LANÇA e CRASH. A criptomoeda caiu mais de 12% nos últimos três dias e alguns analistas sugerem que ela corre o risco de uma correção mais profunda para baixos mensais.

Leitura relacionada

Libra token trava a festa de Solana

A rede Solana tem sido o assunto da cidade neste ciclo devido ao frenesi do Memecoin, pois foi a cadeia preferida para esses projetos. A criptomoeda também tem sido um dos tokens líderes no último ano, superando a maioria dos altcoins em 2024.

Desde o início de 2025, o SOL mostrou força, apesar dos repetidos reencontros de mercado, mantendo os níveis-chave acima, recuperando rapidamente e até atingindo sua última alta de todos os tempos (ATH) de US $ 295 há quase um mês.

No entanto, o mais recente lançamento controverso de um token baseado em Solana enviou o preço da Sol a um retração de três dias.

O desempenho de Solana no gráfico de três dias. Fonte: Solusdt no Tradingview

Na sexta -feira, o projeto Viva La Libertad foi anunciado ao lado do token de Libra, recebendo o endosso do presidente da Argentina, Javier Milei.

O projeto teve como objetivo “incentivar o crescimento econômico da Argentina, financiando pequenas empresas e startups” e subiu para uma capitalização de mercado de US $ 4,5 bilhões após o X Post do presidente.

No entanto, caiu 94% depois que as carteiras e insiders da equipe venderam mais de US $ 100 milhões em Libra no pico do token, resultando no distanciamento do presidente Milei do projeto.

Após o acidente de Libra, o sentimento do mercado mudou, com alguns membros da comunidade expressando exaustão dos numerosos golpes de MeMecoin lançados na rede Solana durante o ciclo.

Como resultado, o preço da Sol caiu para US $ 190 e pairou nessa faixa até domingo. À medida que mais detalhes do projeto Libra foram lançados, a Solana caiu mais 7,8% para a zona de suporte de US $ 180, enviando o preço para a avaliação mais baixa em duas semanas.

Solana perde o suporte de US $ 180

Na segunda-feira de manhã, a criptomoeda se recuperou brevemente para o nível de US $ 187, mas foi rejeitada da linha de resistência de quase um mês, como observou o Trader Crypto Rand. Para o investidor, há um “aperto chave sobre o principal suporte de US $ 180”.

O Sol não se quebra acima da linha de tendência de baixa mês. Fonte: Crypto Rand em X

O analista de criptografia Ali Martinez destacou que a Solana permaneceu dentro de sua faixa -chave. A zona crucial de US $ 180 a US $ 190 detém o nível de interrupção pós-eleição e tem sido uma faixa significativa de rejeição para a criptomoeda nos últimos quatro meses.

No entanto, a Sol caiu abaixo de sua principal zona de apoio depois que o presidente Milei retweetou um post sobre o token de Libra na segunda -feira à tarde. O X Post explicou as etapas para investir na criptomoeda, enviando brevemente a Libra 60% antes de se refazer 42% depois que Milei desviou seu retweet.

Desde então, Solana pairou entre a faixa de preço de US $ 175 e US $ 178, uma retração de 6,6 no prazo diário.

A temporada Sol terminou?

Em meio à recente ação de preço da Sol, alguns analistas apontaram seu gráfico contra o Ethereum (ETH). De acordo com a Daan Crypto Braks, o Sol/ETH será “um gráfico interessante para observar as próximas semanas”.

O desempenho do Sol/Eth Chart durante este ciclo. Fonte: Daan Crypto negocia em x

O comerciante explicou que o Sol Interest atingiu um mês atrás, quando o Trump Memecoin foi lançado. A série de “golpes, tapetes e alfinetes” durante o mercado fraco destruiu o “ecossistema na cadeia/meme”, que alimentou o “forte tun-up de Solana para esse ponto”.

Daan argumenta que “capital [is] girando de Sol para ETH pelo primeiro em um tempo ”, que pode ver o par de negociações Sol/ETH retendo o nível de ATH 2021 em 0,058. Esse nível foi “bastante influente esse ciclo” e foi um ponto de rejeição chave no quarto trimestre 2024.

Leitura relacionada

Enquanto isso, Michaël Van de Poppe considerou a avaliação do SOL/ETH ter liderado depois que um “enorme pavio criou uma enorme divergência de baixa e as avaliações começam a cair”. Como resultado, “a temporada de ETH começa sobre a temporada SOL” e a rotação de Solana em direção ao Ethereum começou.

Os analistas compararam o frenesi do MeMecoin com o Defi Surge de 2020, concluindo que o Sol “Memecoin Fiesta tem sido uma impressora de dinheiro do círculo interno para um pequeno grupo, e todo mundo sabe sobre isso agora”.

Imagem em destaque do unsplash.com, gráfico de Tradingview.com