Os usuários poderão migrar seu conteúdo do Google Podcasts para o YouTube Music ou exportar suas assinaturas em um arquivo OPML

Continua após a publicidade.
ad

2023 foi o ano do encerramento do Stadia (plataforma de jogos em nuvem do Google), e parece que 2024 será o ano do desaparecimento de outro produto do Google, neste caso, o Google Podcasts.

O aplicativo de escuta de podcast do Google fechará a cortina permanentemente em algum momento de 2024, ainda sem detalhes, embora continue funcionando normalmente até então. Do Google garantem que a partir de agora O YouTube Music será o “destino único para podcasts”.

Continua após a publicidade..

Enquanto isso, o Google prepara as ferramentas necessárias para que os usuários do Google Podcasts possam migrar todo o seu conteúdo para o YouTube Music. Além disso, o YouTube Music também terá um novo recurso para que os usuários possam assinar qualquer podcast usando alimenta RSS, algo que faltava no aplicativo até agora.

Continua após a publicidade..

Em qualquer caso, aqueles usuários que não desejam migrar para o YouTube Music Você também terá a opção de baixar um arquivo OPML com todas as suas assinaturas, caso prefira mudar para outra plataforma de podcast (na verdade, existem muitos aplicativos de podcast bastante decentes disponíveis para Android). O aplicativo Google Podcasts.

De resto, importa referir que os podcasts continuarão a ser gratuitos no YouTube Music. Tal como acontece com a música, podemos ouvir podcasts gratuitamente, mas com anúncios intercalados (a menos que assinemos o YouTube Premium ou o YouTube Music Premium, é claro).

Publicidade

O Google justificou o encerramento do Google Podcasts citando relatórios que revelam que “cerca de 23% dos usuários que ouvem podcasts semanalmente nos EUA indicam que o YouTube é o serviço mais utilizado, enquanto com o Google Podcasts essa percentagem atinge apenas 4%”.

Eles também observam que muitos podcasters gravam seus programas em vídeo e os enviam para o YouTube, então parece que faz muito sentido unificar todo o conteúdo do podcast em uma plataforma única e centralizada.

Fonte: Blog oficial do YouTube

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.