O avanço da tecnologia trouxe problemas com os quais nossos avós não precisavam se preocupar: hiperconectividade, excesso de notificações e vício em redes sociais. Em resposta a esse ritmo acelerado, o minimalismo digital busca recuperar o equilíbrio em nossas vidas e deixar de depender tanto dos estímulos do mundo virtual.

Graças ao desenvolvimento tecnológico, a forma como comunicamos mudou completamente. Hoje podemos teletrabalhar a partir de casa e ficar ligados ao mundo sem sair do quarto, mas estes “benefícios” também nos tornaram mais dependentes dos ecrãs. Aprender a desconectar nos ajuda a cuidar de nossa mente e bem-estar emocional.

Ruído digital e seus efeitos na saúde mental

Quando foi a última vez que você deu um passeio no parque ou ficou sentado tranquilamente contemplando a natureza? Num mundo dominado pelas telas, parece que cada minuto livre está repleto de atualizações, TikToks, e-mails de trabalho para responder e novas séries para assistir. Estímulos que, sem perceber, esgotam a nossa mente e nos impedem de aproveitar o momento presente.

Vários estudos indicaram que as principais consequências do vício em tecnologia incluem diminuição das habilidades sociais, fadiga cognitiva, falta de motivação, baixa inteligência emocional e redução da automotivação. Além do mais, pode aumentar o risco de TDAH, insôniadepressão e ansiedade, ainda mais nos jovens.

Isso não significa que usar a tecnologia seja ruim, mas ficar obcecado em estar conectado à Internet ou não poder funcionar sem primeiro verificar a última notificação no seu telefone pode causar danos profundos à sua saúde mental e ao seu bem-estar emocional. É aqui que surge o minimalismo digital como alternativa para nos reconectarmos com nós mesmos.

Veja mais:: Como tratar o vício em novas tecnologias em adolescentes?

O que é minimalismo digital e quais são seus benefícios?

O minimalismo digital é uma abordagem para otimizar o uso da tecnologia e aproveitar todas as suas vantagens, mas sem se deixar levar pelo vício ou pelo comportamento compulsivo. Seu objetivo é reduzir a desordem digital e física que rouba nossa energia e aprender a usar ferramentas tecnológicas com mais consciência e propósito.

Essa forma de nos relacionar nos convida a priorizar a qualidade em detrimento da quantidade. Não há nada de errado em verificar suas redes sociais, mas não há nada de errado em passar horas sem se desconectar delas. A ideia é focar nos aplicativos e dispositivos que agregam valor para nós, e elimine distrações que ocupam nosso valioso tempo sem que percebamos.

Ao minimizar a sobrecarga de informações e não depender mais da tecnologia, podemos reduzir a ansiedade e o estresse, aumentar a produtividade, melhorar o descanso e ter mais controle sobre nossos impulsos.

O minimalismo digital também inclui cuidar do nosso meio ambiente. Mantenha sua mesa organizada, simplifique cabos ou use um mini PC eficiente e silencioso Ajuda a mente a se sentir mais clara. Ao reduzir o ruído digital e físico podemos trabalhar com mais clareza e focar nas nossas responsabilidades, reduzindo assim as distrações e a procrastinação.

Continue lendo:: Descubra como a desordem afeta a produtividade

Como começar a implementar o minimalismo digital

Dar os primeiros passos em direção ao minimalismo digital não significa eliminar completamente o uso do telefone ou deixar de assistir às séries que você tanto gosta. Pelo contrário, é começar a ter consciência da nossa relação com estes dispositivos, quando os usamos e quanto tempo investimos neles para que eles nos beneficiem em vez de nos esgotar.

Por exemplo, se você trabalha em casa, pode definir horários para verificar seus e-mails e redes, em vez de responder tudo instantaneamente ou tarde da noite. Você também pode reservar no máximo algumas horas por dia para navegar na web e Use o tempo que você costuma passar verificando o TikTok ou o Instagram para fazer um hobby ou algo pelo qual você é apaixonado.

E se você vai passar algum tempo na Internet, certifique-se de que está aprendendo alguma coisa, trabalhando em um projeto pessoal ou se comunicando com uma pessoa querida, não porque você ficou viciado no algoritmo. E não se esqueça de fazer pequenas pausas digitais, como fazer uma caminhada de 5 minutos, meditar ou brincar com seu animal de estimação. Esses passos simples são suficientes para ter uma relação mais saudável com a tecnologia.

O verbete Sua mente precisa de menos telas: descubra os benefícios do minimalismo digital foi publicado pela primeira vez em The Mind is Wonderful.

Share.