Segunda -feira é o dia em que você odeia? O mesmo acontece com muitos. Mudar do intervalo e a diversão do fim de semana para o trabalho de parto, escola ou rotina doméstica é exaustiva e afeta nosso humor. Isso é conhecido como A síndrome de segunda -feira, esse sentimento de tristeza e desânimo de ter que retornar às obrigações.
Embora não seja um diagnóstico clínico, da psicologia é conhecida como “a tristeza da segunda -feira de manhã”. E não é surpreendente, porque é natural que desfrutemos de mais dos dias em que podemos descansar e fazer as coisas que são apaixonadas, que aquelas em que em que As horas vão devagar e devemos priorizar outros problemas.
O que é a síndrome de segunda -feira e como isso se manifesta?
É um termo informal que não faz parte dos manuais clínicos de saúde mental, mas que muitas pessoas (e também profissionais) usam para se referir A falta de motivação, desânimo, irritabilidade e estresse que aparecem no início da semana e assuma nosso trabalho, responsabilidades acadêmicas ou domésticas.
Alguns estudos sugerem que esse fenômeno não é apenas anedótico, pois foi visto que Os níveis de ansiedade entre os trabalhadores do escritório geralmente são mais altos às segundas -feiras em comparação com o resto da semana. Isso poderia explicar os sintomas comuns da síndrome de segunda -feira, entre os quais o seguinte geralmente destaca:
- Fadiga: Mesmo depois de descansar o fim de semana inteiro.
- Ansiedade leve: Essa pressão de saber que a semana está apenas começando.
- Desmotivação: por pensar em todas as obrigações que estão chegando.
- Falta de concentração: ou sentimento de lentidão mental ao fazer seu trabalho.
- Irritabilidade: Mudanças repentinas de humor e tristeza do passageiro.
É importante destacar que nem todas as pessoas experimentam essa síndrome e a intensidade dos sintomas depende de variáveis como satisfação no trabalho, qualidade do descanso etc.
Descobrir: Como recarregar a bateria mental de acordo com o psiquiatra Marian Rojas Estepé
Por que a tristeza na segunda -feira de manhã?
Em alguns casos, o desconforto que sentimos no início da semana tem raízes psicológicas reais. Não é uma preguiça, muito menos falta de caráter. Segundo especialistas, é uma combinação de três fatores que afetam o humor dos funcionários: Estresse no trabalho, falta de motivação e um mau ambiente de trabalho.
E não é o mesmo que acordar cedo na segunda -feira para ir ao trabalho de nossos sonhos, onde nos sentimos valorizados e realizados, do que fazê -lo em um lugar que nos drena e faz você se sentir insatisfeito. Como o grande Charles Bukowski disse: “Lembre -se, as segundas -feiras são boas, é a sua vida que fede”.
Da mesma maneira, Aumentar no final dos fins de semana atrasa o ritmo circadiano natural do corpo. Isso nos faz sentir sonolência, Fadiga diurna, menos funcionamento cognitivo e um humor pior na semana seguinte; o que ajuda a entender alguns dos sintomas típicos da tristeza da segunda -feira de manhã.
Convidamos você a ler: Por que você nunca está satisfeito? O que a psicologia diz
Dicas para tornar as segundas -feiras mais suportáveis
Embora todo dia traga sua pressa e nunca podemos eliminar completamente a ansiedade das segundas -feiras, há algumas coisas que as tornam mais suportáveis. Comece planejando a partir de sexta -feira tudo o que puder. Isso significa Deixe a maioria dos problemas pendentes e tarefas organizadas, para começar a semana sem tanto caos.
Também é recomendável que, se você estiver ao seu alcance, Não sobrecarregue às segundas -feiras com tarefas ou reuniões muito exigentes. É melhor do que quando você se levanta da sua cama, depois de um bom fim de semana, você incorpora rituais agradáveis, como tomar um delicioso café da manhã, ouvir seu álbum favorito, andar ou meditar.
Embora pareça tentador fazê -lo (e você está em toda a sua liberdade, se desejar), Não fique na cama até tarde aos sábados e domingos Não sofrer de fadiga na semana seguinte. É melhor usar o fim de semana em atividades que o fazem feliz e ajudam a recarregar sua bateria mental.
Agora que você sabe que a tristeza da segunda -feira de manhã está longe de ser uma questão de preguiça, colocar de sua parte para gerenciá -la pode melhorar sua rotina e qualidade de vida. E se você sentir que o que está fazendo agora não o enche completamente, lembre -se de que sempre há espaço para melhorar e alcançar sonhos.
A síndrome de segunda -feira de segunda -feira, o que a psicologia diz sobre o retorno à rotina foi publicada pela primeira vez na mente.