Com certeza já aconteceu com você: você está no meio de uma reunião de família, dançando com seus amigos ou mesmo no médico e, do nada, sua mente está cheia de cenas eróticas, apesar de não ser o tempo para tê -las. Você se enche de vergonha e tenta pensar em outra coisa, mas não para de se perguntar: o que são pensamentos sexuais intrusivos?
Embora sejam geralmente comuns e apareçam sem aviso prévio, eles podem conter idéias que não nos representam e serem a causa de traumas e comportamentos obsessivos-compulsivos. Isso pode levar as pessoas a se sentirem desconfortáveis e angustiadas pelo simples fato de imaginar as coisas do tom.
Por que o pensamento sexual intrusivo é?
Na maioria dos casos, as fantasias sexuais que inundam a mente de nada nada mais são do que isso: Um dos muitos pensamentos em que governamos todos os dias. No entanto, às vezes eles não aparecem apenas por acaso. Estas são as principais razões para pensamentos sexuais intrusivos.
1. Coincidências aleatórias
Ao longo do dia, pensamos em inúmeras coisas às quais não prestamos mais atenção, mas certos estímulos ou associações podem fazer nossa mente gerar imagens picantes que são gravadas na memória e causar remorso da consciência.
No entanto, longe de pensar que algo está errado com você, Muito provavelmente é um pensamento simples que não tem uma carga simbólica real.
2. Efeito de Rebume
Quando uma imagem sexual chega a um momento inoportuno, o desejo de tentar suprimir o pensamento geralmente o faz retornar mais fortemente e, longe de sair, permanece por minutos em sua mente. Quando rotulamos um pensamento como inaceitável ou imoral, damos mais relevância do que elese. Portanto, em vez de eliminá -lo, acabamos reforçando -o.
3. Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
Quando pensamentos sexuais intrusivos passam por serem ocasionais e começam a aparecer com muita frequência, eles podem fazer parte de um toque sexual que geralmente gera ansiedade e angústia constantes para o conteúdo tabu que pode aparecer.
Um estudo publicado na revista acadêmica Jornal de relatórios de casos médicos e séries de casos Ele revelou que as sessões combinadas de terapia cognitivo -comportamental e terapia de prevenção com exposição e resposta, duas vezes por semana, Eles podem melhorar bem o poço geral -entre 15 e 30 % nos casos de TOC sexual.
Pode lhe interessar: TOC OF AMOR OU RELACIONAL: O carinho capturado em dúvida obsessiva
4. Experiências sexuais traumáticas
Algumas investigações descobriram que Ao sofrer de algum trauma sexual “Debícego a situações violentas, confusas ou sem consentimento”, pensamentos sexuais indesejados podem surgir do nada e ser muito angustiante. Independentemente disso, houve anos, Pensando nesses cenários pode gerar repulsa e intenso desconforto.
Segundo especialistas, as pessoas com histórico de trauma sexual geralmente sofrem de invasões sexuais graves que geram angústia emocional. Tendo sofrido situações de violência sexual pode fazer as memórias do momento aparecer e afetar o humor geral.
5. Alto grau de religiosidade
Uma investigação do Jornal de Religião e Saúde Ele enfatizou que as pessoas que têm crenças religiosas rigorosas sobre sexualidade podem sofrer maiores angústias quando sua mente se divagia entre idéias “imorais” ou “pecaminosas”. Isso pode levar a pensamentos sexuais intrusivos a se tornar obsessivo e desenvolver o TOC.
6. Hipersexualidade
De acordo com um estudo publicado na revista acadêmica italiana O endocrinologistao Hipersexualidade É caracterizado por ter fantasias e pensamentos intrusivos sobre sexo, o que pode levar a comportamentos sexuais compulsivos. Uma pessoa hipersexual pode ser mais sensível a estímulos que despertam sua imaginação, mesmo quando não deveriam.
É importante destacar que nem todas as pessoas que têm pensamentos sexuais intrusivos são hipersexuais. No entanto, em casos de hipersexualidade, é comum ter pensamentos sexuais persistentes e difíceis.
5 dicas para controlar pensamentos sexuais intrusivos
Se no momento de ter pensamentos sexuais inoportunos, você não sabe como se livrar deles e evitar desconforto, a chave é não tentar eliminá -los pela força. Não proíba sua mente de pensar em cenários quentes, pois é mais provável que faça isso imediatamente. Melhor usar as seguintes estratégias simples para reagir calmamente:
- Não lute pelo pensamento: Apesar da vergonha que pode fazer você se sentir, não dê tanta importância à sua mente travessa e deixe a imagem sexual ir com a mesma naturalidade com que chegou.
- Olhe para a distância: É você quem decide o que você dá sua atenção. A morte cognitiva é uma técnica de terapia de aceitação e compromisso que nos convida a parar de lutar com pensamentos intrusivos e observar -os como nuvens no céu que vêm e vão.
- Prática atenção plena: Atenção total aqui e agora pode nos ajudar a reduzir a ansiedade e deixar para trás aqueles pensamentos intrusivos que nos atendem. Ao se concentrar na respiração, você pode acalmar sua mente e evitar o excesso de peso.
- Lembre -se de que um pensamento não é uma ação: Pensar em cenários sexuais que geram desconforto ou que vão contra seus valores não significa que você os fará. Não tomá -los como ameaças reais é importante para eliminá -las.
- Não caia em confusões mentais: Em certas ocasiões, as imagens sexuais produzidas por nossa mente podem deixar muitas preocupações, mas não se enquadram em comportamentos como consultar os significados possíveis que não têm meios de subsistência e apenas geram mais incerteza.
Continue lendo: Tipos de vícios sexuais em homens e mulheres
Pensamentos sexuais intrusivos são comuns, mas podem ficar fora de controle
Embora eles cheguem sem aviso e possam trazer imagens mentais desconfortáveis, pensamentos sexuais intrusivos são experiências normais que passam para a maioria das pessoas. Eles não são o reflexo de quem você é ou do que deseja, então A chave é reconhecê -los sem julgar e parar de prestar mais atenção do que o necessário.
É importante esclarecer que a maioria desses pensamentos não indica nenhum distúrbio, a menos que se torne frequente, comece a causar angústia, afete seus relacionamentos ou causar desconforto clinicamente significativo. Nesses casos, não hesite em buscar ajuda psicológica. Longe de ser uma questão vergonhosa, existem tratamentos que podem ajudá -lo a recuperar a tranquilidade. Não tenha medo de ir à terapia, se necessário.
Os pensamentos sexuais intrusivos de entrada: quando a mente desconfortável foi publicada pela primeira vez na mente é maravilhosa.