Você já sentiu sem energia, apesar de não ter feito um esforço físico? Esse sentimento de não ser capaz de se concentrar, estar irritado ou distraído por qualquer coisa tem uma explicação: você precisa recarregar sua bateria mental.
De acordo com o psiquiatra Marian Rojas Estepé, o córtex pré -frontal, uma parte do cérebro, funciona como uma bateria que é gasta com estresse, trabalho ou estudo, discussões ou dieta ruim. E, quando vai demais (“20 %”), você se torna mais impaciente, irritável e impulsivo. A boa notícia é que Você pode recarregá -lo para dormir, exercitar ou realizar atividades de reparo. O especialista explica como.
1. Durma bem
Se você se sentir exausto, O primeiro passo para recarregar sua bateria mental é priorizar um sonho de reparo. Dormindo o que é necessário, as energias são recuperadas, o que ajuda a pensar com mais clareza, concentrar -se melhor e ter um humor melhor. Por outro lado, a falta de sono e a insônia afetam como as tarefas diárias são executadas, e mais falhas são prováveis ou mais distraídas.
“Dado o intenso cansaço da mente, não há nada como descansar.”
Saber: 10 atitudes que acabam com nossa energia
2. Exercite -se regularmente
Junto com o intervalo, O exercício é outro dos pilares que isso pode ser considerado fundamental para recarregar a bateria mental. O exercício regular gera energia e libera substâncias que ajudam a se sentir melhor. Além disso, ajuda a descansar melhor à noite e começar mais ativo todas as manhãs.
Veja este post no Instagram
3. Conecte -se com a natureza
Estar ao ar livre ou em um parque, cercado por verde, também recupera a energia da mente. O autor menciona, por exemplo, como ela trabalha para dar caminhadas pelo campo. A verdade é que A mergulho na natureza traz felicidade, ajuda a ser descartada e serve para frear a rotina e refletir.
4. Dem tempo para seus links afetivos
Passar tempo com aqueles que se saem bem, o que Rojas Estepé chama de “Vitamina das Pessoas”, é outra maneira de recarregar a energia. Ela enfatiza que é útil compartilhar com sua família e olhar para seus filhos para brincar. Mas isso pode passar para outros tipos de atividades, como ter uma conversa agradável com entes queridos ou até mesmo desfrutar de um jantar com os amigos. Esses links mantêm, Calman e lembre -se do que realmente importa.
5. Leia por prazer
Ler é uma maneira de fazer uma pausa mental. Não é apenas agradável e útil expandir seu vocabulário ou ortografia, mas É um hobby se libertar do estresse e fazer uma pausa de estímulos externos que reduzem a energia.
6. Viaje quando puder
Mudança de ambiente, mesmo por alguns dias, favorece a recarga de energia e quebra com a rotina. A viagem é boa para o cérebro, Dá felicidade e diminui o estresse. Não é necessário ir longe demais para abandonar o estado de alerta que esgota e baixa a bateria da mente.
“Não somos projetados para viver constantemente no modo de aviso”.
Você pode ler: Como ativar quando estamos errados e sem energia
Encontre o que recarrega você
Enquanto as atividades que Marian Rojas Estepé se destaca, em geral, ajudam a maioria, cada ser humano é único. Por exemplo, nas pessoas da PAS, essa energia diminui mais rápido do que em outros. Portanto, como o especialista menciona, É essencial saber como nossa bateria mental funciona para saber quando produz mais E quando acaba.
Existem atividades infinitas que podem se beneficiar: cozinhar, correr, cuidar do jardim, dançar, pintar, meditar, ouvir música, ir a um concerto, tocar um instrumento, aprender um idioma, orar etc. Além disso, conversando com um bom amigo ou membro da família ou consultando um terapeuta, serve para combater a exaustão e ver a realidade de outra perspectiva.
Nesse sentido, Como exercício, tente pensar no que você baixará sua energia e o que recarregá -la. Dessa forma, você encontrará quais são as situações que fazem você se sentir mais presente ao longo do dia, para colocá -las em prática com mais frequência. Não se trata de fazer grandes mudanças, mas incluir pequenos momentos de auto -cuidado no dia -dia. Em suma, todos precisamos de momentos de reparo para cuidar de nossa bateria mental e melhorar nossa saúde.
Crédito da imagem principal: Publicado por palestrantes dos ajudantes.
A entrada de como recarregar a bateria mental de acordo com a psiquiatra Marian Rojas Estepé foi publicada pela primeira vez na mente.