É comum os pensamentos negativos surgirem passando por situações desconfortáveis ​​ou desfavoráveis; O fundamental é que podemos eliminá -los para que eles não se tornem obsessivos e geram desconforto contínuo. Isso acontece porque nosso cérebro tende a se concentrar no mal como um mecanismo de sobrevivência, e Quando não sabemos como gerenciar a situação, ela pode se tornar um círculo vicioso difícil de quebrar.

Além do mais, As idéias obsessivas tendem a se tornar mais fortes e mais altas porque estão conectadas com emoções intensas, como medo, culpa ou insegurança. É por isso que eles são repetidos com frequência, mesmo quando você tenta não prestar atenção.

Portanto, a importância de aprender a não alimentar esses pensamentos, para recuperar o controle mental e encontrar mais calma. Isso não significa que você deve ignorá -los, mas encontrar uma maneira de não lhes dar mais poder do que eles já têm.

ANUNCIO

Primeiro identifique quando seus pensamentos o controlarem

Idéias pessimistas tornam -se obsessivas quando Eles aparecem várias vezes durante o dia, Não importa o que você esteja fazendo. Acorde pensando neles e vá para a cama com o mesmo ônus mental involuntariamente. Os sinais de que você pode estar alerta são a sensação de angústia ou culpa constantea incapacidade de se concentrar, aproveitar ou tomar decisões.

Alguns exemplos comuns são: “Eu nunca serei suficiente para ninguém”. “E se algo terrível acontecer e eu não puder evitar?” “Tudo o que faço acaba mal.” Essas mensagens o afetam emocionalmente e afetam seu humor, relacionamentos e poços físicos.

Embora seja normal que eles apareçam de tempos em tempos, quando prejudicam seu poço geral -estar ou impedir que você realize as atividades do seu dia, ele já pode ser um pensamento problemático. Para evitá -los, é importante tomar medidas e usar estratégias que ajudam você a ser melhor, Como praticar a auto -cuidar através do diálogo positivo interno.

Reconhecer e aceitar pensamentos sem julgar

Um erro comum é combater nossa voz interior como se fosse um inimigo que deve ser eliminado. Se todas as vezes as idéias obsessivas aparecerem, tente suprimi -las ou criticá -las, você lhes dá mais força. Melhorar Reconheça que essas preocupações estão lá, sem julgá -los ou se sentir culpado por tê -los. Olhe para eles como algo passageiro, para que você comece a tomar poder.

Uma técnica útil é aceitar a situação Para reduzir a exaustão mental, Por exemplo: “Estou tendo esse pensamento, mas isso não significa que seja verdade, nem que me define ».

Pratique reestruturação cognitiva

A técnica de reestruturação cognitiva Ele procura especificar os pensamentos incorretos que chegam automaticamente, pois “tudo dá errado” ou “eu não sou suficiente” e olhe para eles gentilmente saber se são realmente verdadeiros. Leve -o em prática após estas etapas ilustradas com um exemplo:

  • Anote a ideia negativa: Suponha que seja «T.Eu sempre fico ruim».
  • Pergunte a si mesmo se é 100 % verdadeiro: Pergunta se “é verdade que tudo dá errado?” “Algo já deu certo?”
  • BUSCA Outra interpretação mais equilibrada desse pensamento: “Talvez desta vez eu cometi um erro e me senti muito sério porque era algo importante, também havia fatores que não estavam sob meu controle”.
  • Mude essa ideia para um mais construtivo: “Não sou perfeito e posso estar errado, no entanto, acredito que tenho a capacidade de fazer bem as coisas”.

Este exercício permite que você treine a mente para ver situações de uma perspectiva mais realista e ajudar a eliminar pensamentos negativos e obsessivos. Isso não significa que você deve pensar positivamente, mas aprenda a meditar claramente e sem pessimismo.

Saber: 5 técnicas de reestruturação cognitiva

Use distração consciente

Alterar atenção conscientemente para qualquer uma das seguintes atividades, para que corte o loop obsessivo:

  • Faça exercícios ou dê um passeio.
  • Ouça música ou um podcast sobre algo que você gosta.
  • Execute uma tarefa que requer muita concentração ou foco.
  • Fale sobre outro assunto com um amigo, família ou pessoa de confiança.

Use técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento Eles são de grande ajuda para proporcionar tranqüilidade à sua mente e contribuir para desfazer os pensamentos negativos e obsessivos. Dedique cerca de 10 a 15 minutos diariamente a essas práticas que você pode praticar em qualquer lugar:

  • Atenção plena: Concentre -se no presente com bondade, não analise ou interprete as coisas, basta preste sua atenção no agora.
  • Respiração profunda: Para limpar sua mente de pensamentos negativos, Inspire 4 segundos, verifique o ar mais 4, expire 4 e pausa 4.
  • Relaxamento muscular progressivo: Grupos musculares tensos e soltos, começando, por exemplo, pelos pés e gradualmente subindo na cabeça.
  • Meditação guiada: como atenção total ao comer ou contar de volta; Você pode encontrar mais Exemplos de meditação com guia en diferentes plataformas o apps.

Crie um diário de reflexões e emoções

Escrever é uma técnica poderosa Para sair da sua cabeça, o que o sobrecarrega. Você pode criar um jornal emocional no qual identifica padrões, nomeie sentimentos e veja de fora do que acontece dentro.

Anote o que pensou que parecia e em que contexto, que emoção gerou, como seu corpo respondeu (tensão, ansiedade, insônia) e o que você fez mais tarde. Então você conhecerá seus gatilhos, terá autoconfiança e responderá de maneira mais saudável na situação.

Aplicar hábitos diários que fortalecem uma mente mais saudável

A rotina que você carrega influencia muito a presença de pensamentos negativos e obsessivos que se tornam difíceis de eliminar. No entanto, para que você não pense mais em coisas negativas, Existem hábitos que melhoram sua saúde mental e complementam as técnicas e recomendações mencionadas acima:

  • Durma bem: mínimo 7 horas por dia, Porque isso permite que você regular suas emoções e lide com pensamentos intrusivos.
  • Fique ativo: Às vezes, idéias obsessivas surgem em momentos de solidão ou inatividade. Ocupar em coisas produtivas pode impedir que elas apareçam.
  • Reduza o uso de redes sociais: também o consumo de notícias negativas, Assim, você prevê que sua mente seja preenchida com mensagens pessimistas que você não pode controlar.
  • Exercício físico regular: Isso ajuda a liberar hormônios que reduzem o estresse e melhoram seu humor. Você não precisa fazer horas de academia; Uma caminhada diária ajuda.

Você também pode ler: Pensamentos e ansiedade intrusivos: como enfrentá -los?

Quando procurar ajuda profissional?

Se você já colocou em prática as estratégias mencionadas, mas idéias negativas ainda estão presentes e afetam sua qualidade de vida e atividades diáriasÉ hora de ir ao psicólogo, que avaliará seu caso e fornecerá as indicações para melhorar seu poço.

Algumas abordagens eficazes para tratar pensamentos obsessivos incluem terapia cognitiva comportamental (TCC), que permite identificar e modificar padrões de pensamento negativo. Da mesma forma, a terapia de aceitação e comprometimento (ACT), que ensina a aceitar reflexões sem combater e ações alinhadas com valores pessoais.

Leve em consideração que buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas um ato de coragem e auto -cuidado.

Uma ação vale mais mil pensamentos

Lembre -se disso As preocupações podem aparecer em nossa rotina diária, mas isso não significa que elas devem ficar com você para sempre. Eles se alimentam de estresse, medo ou falta de conhecimento para lidar com eles.

Então, Tome medidas para evitar ou, não, eliminar que esses pensamentos negativos se tornem obsessivos. Coloque as recomendações que pedimos: exercite -se, tenha uma dieta equilibrada, sal e divirta -se, treine seu cérebro e, quando necessário, procure apoio profissional para quebrar o círculo vicioso.

Comece hoje com uma estratégia que, por menor que seja, representa o primeiro passo Para recuperar o controle mental e viver mais pacificamente.

A entrada de como parar de alimentar pensamentos negativos e obsessivos foi publicada pela primeira vez na mente é maravilhosa.

Share.