No sábado (10), um grupo de praticantes de snorkeling, caiaque e paddleboard encontrou um ‘peixe do juízo final’, da família Regalecidae, boiando ao largo de La Jolla Cove. Este achado marca apenas o 20º ‘peixe do juízo final’ descoberto ao longo da costa da Califórnia desde 1901, de acordo com especialistas da Universidade da Califórnia em San Diego, destacando a raridade de tal evento.

Este peixe, frequentemente designado por “serpentes marinhas” ou “peixe do juízo final”, são raros habitantes das profundezas do mar, conhecidos pelo seu tamanho impressionante e aspecto invulgar.

“[Eles] atingem pelo menos 7 metros, com relatos de mais de 10 metros. Em termos de peso, estima-se que os maiores tenham mais de 220 kg!” Estes peixes de cor prateada nadam normalmente na vertical e raramente são vistos perto da superfície, explica Ben Frable, diretor da Coleção de Vertebrados Marinhos do Scripps Institution of Oceanography.

Curiosamente, a descoberta do ‘peixe do juízo’ final coincide com a recente atividade sísmica no sul da Califórnia. Embora a lenda sugira que o avistamento desses peixes possa anunciar terremotos e outras catástrofes naturais, o Scripps observa que “não foi provada qualquer correlação”. No entanto, o momento é digno de nota, dado o terremoto de magnitude 4,4 perto de Los Angeles e o anterior de magnitude 5,2 perto de Bakersfield.

Cidadãos ajudando na remoção do peixe do mar.

A descoberta e a recuperação do peixe foram possíveis graças aos esforços de colaboração de vários cientistas amadores, incluindo Emily Miller, Michael Wang, Monica DeYoung e Owyn Gunderson. O seu trabalho de trazer o espécime para terra contribuirá significativamente para a investigação científica.

“Graças ao trabalho destes habitantes locais, os cientistas poderão continuar a estudar esta espécie misteriosa, uma vez que passará a fazer parte da Coleção de Vertebrados Marinhos do Scripps Institute of Oceanography, uma das maiores coleções de peixes de profundidade do mundo”, afirma um comunicado de imprensa da UC San Diego.

Cientistas do Scripps e do Centro de Ciência Pesqueira do Sudoeste da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) planeiam efetuar uma necropsia do peixe para determinar a causa da sua morte.

Embora raro, este não é o primeiro avistamento do ‘peixe do juízo final’ nos últimos anos. Foram encontrados exemplares em Oceanside em 2013 e em Catalina em 2015. Embora as razões para o aparecimento deles nas praias da Califórnia continuem incógnitas, cada descoberta contribui para a compreensão científica destas criaturas esquivas.