Continua após a publicidade.
ad

Os jogos eletrônicos têm se tornado cada vez mais populares. Atualmente, os principais concorrentes de marcas de videogames são o PlayStation 5 (PS5), o Xbox Series X|S e o Nintendo Switch. Com essa variedade, é possível que uma série de dúvidas seja gerada sobre qual console escolher. Afinal, cada um oferece experiências bastante únicas.

Nesse sentido, preparamos esse guia prático sobre qual console escolher tendo em vista critérios importantes, como biblioteca de jogos, serviços online, recursos e mais.

Qual console escolher

Na hora de decidir qual console levar para casa é interessante prestar atenção aos fatores-chave que podem ser decisivos para se fazer uma boa escolha e evitar arrependimentos, visto atender a sua necessidade.

Continua após a publicidade..


Última atualização em 12 de janeiro de 2024 12:00

Especificações técnicas

Imagem: Divulgação Sony

Conhecer as especificações técnicas do aparelho é certamente uma das primeiras etapas na decisão de qual console escolher.

Nesse cenário, o PS5 ganhou renome por sua potência impressionante, proporcionando gráficos de alta qualidade e tempos de carregamento reduzidos, graças ao seu processador AMD Ryzen de 8 núcleos e à placa de vídeo AMD RDNA 2. O Xbox Series X segue de perto, apresentando especificações bastante semelhantes.

Continua após a publicidade..

Em contrapartida, o Nintendo Switch possui um hardware mais modesto, concebido para a portabilidade e versatilidade. Equipado com um processador NVIDIA Tegra, o console focaliza em proporcionar uma experiência singular de jogo, mas se você busca potência, esse console vai deixar a desejar. Nesse aspecto, o PS5 e o Xbox Series X lideram.

Biblioteca de jogos

Este é outro critério bastante relevante na hora de qual console escolher, uma vez que a disponibilidade de jogos exclusivos é preponderante na hora de decidir. Por essa razão, é necessário uma análise mais aprofundada para avaliar quais exclusivos você abre mão e quais não.

De qualquer modo, tanto o PS5, quanto o Xbox, oferecem uma variada e impressionate biblioteca de jogos. No primeiro há franquias famosas, como God of War, Horizon e Gran Turismo. Já no console da Microsoft, há franquias mais modestas, como Forza e Halo.

Embora mais ‘simples’, o Nintendo Switch tem uma biblioteca de jogos icônicos que bate de frente com outros consoles, como a franquia The Legend of Zelda e os clássicos e atemporais jogos do Super Mario.

Serviços online

Imagem: Divulgação Microsoft

Com relação aos serviços online, eles desempenham um papel essencial no que diz respeito à experiência de jogo do usuário e comunidades. Assim, cada console adota sua própria metodologia.

A PlayStation Network (PSN) oferece assinaturas que viabilizam o jogo online, fornecem jogos gratuitos mensais e concedem descontos exclusivos.

Publicidade

Adicionalmente, o PS5 apresenta o PlayStation Plus Collection, proporcionando acesso a uma seleção de jogos clássicos do PS4. Por outro lado, o Xbox Game Pass, disponível no Xbox Series, é um serviço de assinatura que disponibiliza uma vasta biblioteca de jogos, incluindo títulos exclusivos e de terceiros.

Enquanto isso, a Nintendo Switch Online oferece acesso ao jogo online e uma seleção rotativa de jogos clássicos do NES e SNES.

Recursos

Os recursos especiais agregam valor na experiência do jogo e cada console trabalha bem esse aspecto. No entanto, cada um, novamente, vai ter uma marca própria. Assim, a decisão sobre qual console escolher acaba sendo individual.

O PS5 destaca-se pelos avançados recursos de áudio 3D, proporcionando uma imersão sonora excepcional.

O Xbox Series apresenta o Xbox Smart Delivery, que possibilita a atualização automática dos jogos para versões otimizadas para o novo hardware. Além disso, seu controle, conhecido pela ergonomia, é amplamente reconhecido como um dos melhores do mercado.

Por sua vez, o Nintendo Switch se diferencia pela natureza híbrida, permitindo jogar tanto na TV quanto no modo portátil.

Preço

Imagem: Divulgação Nintendo

O PS5 e o Xbox Series X geralmente têm preços altos e semelhantes, em comparação com o Nintendo que tende a ser mais acessível. Contudo, o preço pode variar dependendo dos acessórios.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.