Hoje, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva (EO) relacionada ao Bitcoin e à criptomoeda, intitulada “Fortalecendo a Liderança Americana em Tecnologia Financeira Digital”. Este EO proibiu oficialmente a criação e emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC) nos Estados Unidos, definindo um CBDC como “uma forma de dinheiro digital ou valor monetário, denominado na unidade de conta nacional, que é um passivo direto de o banco central.”

“Exceto na medida exigida por lei, as agências estão proibidas de realizar qualquer ação para estabelecer, emitir ou promover CBDCs dentro da jurisdição dos Estados Unidos ou no exterior”, anunciou o pedido. “Exceto na medida exigida por lei, quaisquer planos ou iniciativas em andamento em qualquer agência relacionada à criação de um CBDC dentro da jurisdição dos Estados Unidos serão imediatamente encerrados, e nenhuma ação adicional poderá ser tomada para desenvolver ou implementar tais planos ou iniciativas.”

A nova OE também estabelecerá um grupo de trabalho presidencial para criar um quadro regulatório federal que rege os ativos digitais (incluindo stablecoins) e avaliar a criação de um estoque estratégico nacional de ativos digitais.

“O relatório do Grupo de Trabalho considerará disposições para estrutura de mercado, supervisão, proteção ao consumidor e gestão de risco”, afirmou o despacho. “O Grupo de Trabalho avaliará a potencial criação e manutenção de um estoque nacional de ativos digitais e proporá critérios para estabelecer tal estoque, potencialmente derivado de criptomoedas legalmente apreendidas pelo Governo Federal por meio de seus esforços de aplicação da lei.”

A EO define o termo “ativo digital” como qualquer representação digital de valor registrada em um livro-razão distribuído – que incluiria criptomoedas como bitcoin, tokens digitais e stablecoins.

Espera-se que o estoque inclua ou seja totalmente em bitcoin. No verão passado, na Conferência Bitcoin 2024 em Nashville, Donald Trump prometeu criar um estoque estratégico nacional de bitcoins usando o bitcoin já detido pelo governo obtido de hacks e apreensões. De acordo com dados da Arkham Intelligence, os EUA possuem atualmente 198.109 bitcoins no valor de mais de US$ 20,1 bilhões.

Após o discurso de Trump na conferência, a senadora dos EUA Cynthia Lummis apresentou legislação para criar oficialmente uma Reserva Estratégica de Bitcoin, mas de uma maneira diferente. Seu projeto faria com que o governo dos EUA comprasse 200.000 bitcoins por ano, durante 5 anos, até comprar um total de 1.000.000 BTC. Esta legislação, no entanto, teria de passar pela Câmara dos Representantes e pelo Senado antes de chegar à mesa do presidente para aprovação final.

Até agora, o presidente Trump manteve sua palavra nas promessas relacionadas ao Bitcoin que fez durante a campanha. No início desta semana, o presidente Trump concedeu perdão total e incondicional ao pioneiro do Bitcoin e fundador do Silk Road, Ross Ulbricht, que Trump prometeu realizar além de criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin, proibir o CBDC, criar um grupo de trabalho/conselho consultivo e muito mais.

Os detalhes completos da ordem executiva podem ser encontrados aqui.

Fonte: bitcoinmagazine.com