O QUE IMPEDE DE REALIZAR NOSSOS SONHOS?
Você se pergunta por que não consegue realizar aquele sonho que o realizaria como pessoa? Existem muitos fatores que impedem isso e nós os expomos aqui.
Quantas resoluções de Ano Novo você cumpriu? Você chegou tão longe em sua carreira quanto queria? Você conseguiu mudar a vida das pessoas ao seu redor? Raramente você responde “sim” a todas essas perguntas. Às vezes é tão difícil realizar os nossos sonhos que é inevitável questionar se estamos almejando muito alto.
Contudo, não somos ilhas no meio do oceano. Atitude, quem nos rodeia, nosso nível socioeconômico e muito mais interagem com nossas intenções. É preciso identificá-los para tentar superá-los. Portanto, neste espaço você encontrará os motivos mais comuns que, de uma forma ou de outra, atrasam ou dificultam o alcance dos seus objetivos.
Razões internas pelas quais é tão difícil realizar nossos sonhos
As pessoas têm um certo grau de controle sobre nosso destino e nossas conquistas. Às vezes, mesmo que o caminho seja plano, colocamos pedras nele sem perceber. Algumas dessas armadilhas são as que apresentamos a seguir.
1. Procrastinação
É difícil sair da zona de conforto. Outras vezes, o esforço é adiado para os dias em que você tem mais energia. Isto, que é compreensível em momentos específicos, Torna-se um problema quando se estende ao longo do tempo.
Um exemplo é referenciado no Revista de Estudos de Educação e Treinamentoque estabeleceu uma ligação negativa entre gerenciamento de tempo e procrastinação em estudantes: Quanto mais deixavam para depois, pior ficavam.
2. Intolerância ao fracasso e à frustração
O caminho para a realização de um sonho nunca é linear: ele oscila de acordo com os pequenos sucessos e armadilhas que surgem ao longo do processo. Mas Nem todo mundo tem essa ideia internalizada e fica desmotivado quando se depara com contratempos.
Tolerar essas falhas e seguir em frente reside na capacidade de realizar sonhos. É assim que eles mostram Bravo-Barroso e outros., 2021em estudo realizado com adolescentes: alto nível de planejamento e tomada de decisão ativa são preditores de bons escores de tolerância à frustração.
3. Baixa autoestima
Outro resultado é extraído do estudo mencionado acima: A boa autoestima também é um preditor de tomada de decisão ativa. Acreditar que não é capaz de realizar um sonho costuma ser, além de uma mentira que a mente nos conta, um dos obstáculos mais comuns na hora de realizá-lo.
4. Falta de disciplina
De acordo com um artigo do Revista Psicodebate, autodisciplina refere-se a controle do próprio comportamento e perseverança nos esforços, o que permite atingir objetivos de longo prazo.
Embora não seja fácil, sabe-se que estes são fatores que contribuem para o sucesso em muitas áreas, por isso é aconselhável desenvolver esta parte da personalidade.
Elementos externos que interferem no sucesso
É muito provável que você já tenha se deparado com mensagens motivacionais nas redes e outros meios de comunicação: “você é o dono do seu destino”, “a felicidade é uma atitude”, “a chave do sucesso está em você”… Parece familiar para você , certo? Você tem certeza de que desculpas vieram à sua mente depois de lê-los?
Bem, em parte, você está certo. Nem tudo que garante o nosso sucesso depende de nós. Às vezes, o locus de controle é externo e isso não pode ser discutido. Vamos ver quais obstáculos as pessoas enfrentam em seu caminho para o sucesso.
1. Situação socioeconômica
A confiança em si mesmo e, portanto, o sucesso alcançado na vida, estão intimamente relacionados com a classe social. Em uma Pesquisa APA em 2020 Isto é evidente: Os indivíduos da classe alta que participaram do estudo eram mais confiantes. Esta atitude, por sua vez, criou uma impressão de competição e deu-lhes mais oportunidades de alcançar uma posição social elevada.
Por outro lado, a quantidade de recursos de que se dispõe também influencia o sucesso. O dinheiro não é apenas um recurso distribuído de forma desigual na sociedade: influências, oportunidades, qualidade da atenção básica, opressões, tudo isso está ligado ao nível de privilégio.
2. Desamparo aprendido
Embora essa percepção, muitas vezes ilusória, seja algo individual, ela também é tratada como fenômeno social, pois se desenvolve a partir da influência do meio ambiente. Por exemplo, após um bombardeio de notícias sobre tramas de corrupção política, muitas pessoas terão a ideia inconsciente de que não é possível mudar esse panorama.
Esse pensamento conformista que repete constantemente “é isso, não podemos fazer nada”, é outra razão pela qual é tão difícil realizar os nossos sonhos. Dada a percepção de falta de controle, não há motivação para seguir em frente.
3. Falta de apoio social
Quando alguém persegue um objetivo de longo prazo, Parte do seu sustento emocional e psicológico é o apoio de outras pessoas. Embora o sucesso não dependa diretamente disso, ele reduz as suas possibilidades quando, além de lutar pelos nossos sonhos, devemos nos defender das viagens alheias e da falta de impulso social.
Se custa tanto realizar nossos sonhos, vamos construir pontes
Ninguém muda o mundo sozinho. Apesar do que aparece na mídia, nem todos os bilionários acumularam fortuna a partir da pobreza. Na vida real, no mundo de hoje, é possível realizar um sonho de toda a vida, mas nunca será apenas o resultado do esforço individual. E tudo bem.
Não se esqueça que o trabalho, o esforço e o sacrifício individuais compensam. Nem quem estendeu a mão para você naquele momento e a estende para quem vem atrás de você ou para quem está ao seu lado. Redes de bairro, associações, voluntariado, abraçar o filho quando ele cai, tudo isso conta.
Se é tão difícil realizar nossos sonhos é porque muitos de nós sonhamos com a mesma coisa, mas ainda temos que nos conhecer.