Continua após a publicidade.
ad

A OpenAI anunciou recentemente um novo aplicativo nativo para desktop do ChatGPT, mas apenas para macOS, deixando os usuários de Windows no limbo.

A decisão surpreendeu muitos, especialmente considerando a parceria estreita entre OpenAI e Microsoft, que investiu mais de US$ 10 bilhões na empresa.

Continua após a publicidade..

Durante um evento ao vivo, a OpenAI revelou várias atualizações para o ChatGPT, incluindo o novo modelo de linguagem GPT-4o. Este modelo oferece capacidades de voz em tempo real aprimoradas e desempenho mais rápido.

No entanto, a ausência de um aplicativo nativo para Windows foi notável. Mira Murati, CTO da OpenAI, explicou a decisão: “Estamos apenas priorizando onde nossos usuários estão.”

Continua após a publicidade..

Isso pode ser um golpe para a Microsoft, que tem promovido o Windows como a plataforma ideal para desenvolvedores de IA.

A OpenAI afirmou que a maioria de seus usuários de desktop está no macOS, apesar do Windows ter uma participação de mercado muito maior.

Publicidade

Os usuários de Windows não foram totalmente deixados de lado. O ChatGPT está disponível como um aplicativo web em qualquer navegador, mas isso não oferece a mesma experiência nativa de um aplicativo dedicado.

Javi, engenheiro da OpenAI, mencionou que a empresa está procurando engenheiros para desenvolver um aplicativo nativo para Windows 11, com lançamento previsto para “mais tarde neste ano.”

Enquanto isso, os usuários de Windows têm acesso ao Microsoft Copilot, que utiliza a tecnologia GPT da OpenAI.

No entanto, o Copilot e o ChatGPT não são idênticos, e a OpenAI controla diretamente a experiência do ChatGPT. Além disso, o ChatGPT recebe novas tecnologias da OpenAI antes do Copilot.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.