Continua após a publicidade.
ad

OpenAI é uma empresa que se tornou muito famosa por ser a desenvolvedora do ChatGPT, mas esse não é o seu único produto. Antes do ChatGPT estar na boca de todos, a OpenAI já era bem conhecida por seu gerador de imagens de inteligência artificial DALL-E.

A versão mais recente deste gerador de texto para imagem até agora foi o DALL-E 2, o modelo básico no qual também funciona Gerador de imagens Microsoft Bing. A partir de hoje podemos dizer que esta IA está desatualizada, e esta semana a OpenAI apresentou o DALL-E 3.

Continua após a publicidade..

DALL-E 3 gera imagens de melhor qualidade e é totalmente integrado ao ChatGPT

A primeira coisa a dizer sobre o DALL-E 3 é que foi desenvolvido nativamente para ChatGPTo que significa que poderemos interagir com a IA e pedir que ela gere uma imagem para nós diretamente do aplicativo de chat.

Continua após a publicidade..

O segundo detalhe que devemos levar em conta é que DALL-E 3 não será lançado oficialmente até outubro, e inicialmente estará disponível apenas para usuários ChatGPT Plus e Enterprise. O resto de nós, fãs, teremos que esperar até o outono, quando o DALL-E 3 será lançado ao público em geral através do aplicativo web Laboratórios o OpenAI (aplicativo que atualmente hospeda o sistema DALL-E 2).

Em relação ao gerador de imagens em si, à primeira vista é possível perceber uma notável melhoria na qualidade de suas criações. Segundo a OpenAI, o DALL-E 3 é capaz de gerar imagens que aderem melhor ao texto ou solicitação fornecida, sem ignorar palavras ou descrições. Um problema que, aliás, está presente em praticamente todos os atuais geradores de arte de IA.

Imagens de exemplo geradas com DALL-E 3

Por se tratar de uma ferramenta nativa do ChatGPT, podemos utilizar o chatbot como criador de ideias, e depois solicitar que ele gere uma imagem com o DALL-E. Além disso, caso não gostemos da imagem, podemos pedir que a corrija ou altere algum elemento, ganhando assim grande fluidez durante o processo criativo.

Publicidade

Tal como acontece com as versões anteriores do aplicativo, todas as imagens geradas com o DALL-E 3 permanecerão propriedade dos usuários. Outros princípios éticos também foram respeitados, como a proibição de solicitar à IA a geração de conteúdos violentos ou a utilização de rostos de celebridades ou figuras públicas. Os controles também não param por aí, e isso porque Também não podemos solicitar que você imite o estilo de um determinado artista.

Por fim, a OpenAI esclarece ainda que a melhoria na qualidade da imagem não se deve apenas ao facto de agora seguir à risca os nossos pedidos. Na verdade, podemos reutilizar os prompts que já usamos com o DALL-E 2 para obter imagens mais detalhadas e elaboradas do que antes. Resumindo, uma melhoria significativa em relação ao DALL-E 2 em todos os níveis.

Mesmo prompt no DALL-E 2 (esquerda) versus DALL-E 3 (direita)

Se quiser conhecer outros geradores de imagens interessantes, dê uma olhada no post “As 15 melhores IAs para gerar imagens” ou visite a seção INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Vejo você na próxima postagem!