Continua após a publicidade.
ad

Você já se perguntou sobre o que fazer durante um terremoto? Esses desastres naturais podem trazer grandes estragos, dependendo da magnitude em que atingem o local, da densidade populacional e das estruturas da região, por exemplo, se essas estruturas estão ou não preparadas para esses abalos sísmicos.

O tema terremotos tomou o noticiário nos últimos dias por dois ocorridos.

No último dia 3, houve um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter em Taiwan, o mais forte registrado nos últimos 25 anos no país insular. O terremoto deixou mais de mil pessoas feridas e mais de uma dezena de pessoas mortas. Além disso, o incidente gerou alerta de tsunami no Japão e nas Filipinas.

Continua após a publicidade..
ad

Essa região da Ásia é bastante instável geologicamente por estar próximo de falhas geológicas. Assim, a área possui bastante problemas com vulcões e terremotos. Os países da região aprenderam a lidar com terremotos e criar estruturas resistentes a esses incidentes, a fim de mitigar danos estruturais, ferimentos e mortes decorrentes de terremotos um pouco fortes.

No dia 5, dois dias após o ocorrido na Ásia, um terremoto ocorrido no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, também chamou a atenção, embora mais fraco. O terremoto foi de magnitude de 4,8 na escala Richter. O abalo chamou muita atenção por ser próximo de Nova York, e foi sentido também nas cidades de Filadélfia e Boston.

Apesar do susto, essa magnitude não é considerada forte, e não causou danos.

Continua após a publicidade..
ad

Nova York está na costa leste dos Estados Unidos, às margens do oceano Atlântico. Nessa área, não há falhas geológicas, então a área é muito mais estável a abalos sísmicos. Ainda assim, podem ocorrer alguns abalos, como o que ocorreu esse mês. A costa oeste dos EUA que é mais sujeita a terremotos, pois está em uma área de falha geológica.

O que fazer durante um terremoto?

No geral, não temos problemas com terremotos no Brasil. Estamos em uma região muito estável da Placa -Sul-Americana, pois estamos relativamente longe da falha, que segue ao longo da costa do Oceano Pacífico.

O Brasil está em uma posição privilegiada sobre as placas tectônicas.

O terremoto mais forte já registrado no Brasil ocorreu em janeiro de 2024 na região Norte, mais espeficiamente no estado do Amazonas, em uma área bastante isolada. Com uma intensidade de 6,6 graus na escala Richter, o terremoto ocorreu a mais de 600 km de profundidade e não causou danos.

De maneira geral, a população brasileira sente apenas pequenos tremores decorrentes de terremotos distantes. Por isso não sabemos como agir no caso de um grande abalo. O que fazer durante um terremoto?

Publicidade
ad

A parte mais importante durante um grande abalo sísmico é ficar longe de quaisquer coisas que possam cair sobre sua cabeça, como armários suspensos e eletrodomésticos pesados.

Se estiver dentro de casa, abaixe e tente se abrigar em baixo de algo bem resistente, como uma mesa forte, ou em cima da cama protegendo a cabeça com um travesseiro, e até mesmo protegendo o corpo com cobertores para se proteger de possíveis estilhaços. Fique longe das janelas. É importante não sair de casa, a menos que veja algum dano que signifique que o local em que você está deve cair.

Se estiver no trânsito, fique dentro do carro, ou do veículo fechado em que estiver, mas longe do trânsito e de estruturas que possam cair. Evite também parar abaixo de viadutos, pontes, árvores e postes de energia.

Se estiver a pé, fique longe de prédios ou outras estruturas que possa te machucar. Procure uma área mais aberta possível.

O mais importante é não se locomover desnecessariamente. Apenas saia do local de risco imediato, mas evite se mover muito. Ao ficar parado se protegendo (principalmente protegendo a cabeça), as chances de se machucar gravemente são menores.

Segundo documento elaborado pela Embaixada do Brasil em Sófia, na Bulgária, sobre o que fazer durante um terremoto, a maior parte das lesões e mortes durante terremotos são por causa de objetos voando ou queda no chão.