Continua após a publicidade.
ad

A limpeza doméstica é essencial para manter não apenas a casa arrumada e organizada, mas também tornar a rotina mais prática e até contribuir positivamente para a saúde. Nesse sentido, saber como limpar a casa em cada estação é fundamental para priorizar o método mais eficaz, otimizar o tempo e manter cada coisa em seu lugar.

Antes de começar a limpeza pesada

Para manter a casa brilhando, sem dúvidas é necessário fazer uma limpeza sazonal pesada, o que inclui limpar tudo! No entanto, todos nós sabemos que a limpeza doméstica é uma tarefa constante, dia após dia há diversas tarefas a serem realizadas.

Desse modo, como limpar a casa em cada estação? E mais, o que ter em casa para facilitar a higienização? Confira a lista com todos os materiais que você deve ter em sua residência:

Continua após a publicidade..
  • Luvas de borracha;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Panos de microfibra;
  • Escova de banheiro;
  • Escova;
  • Garrafa de spray;
  • Escova de dente velha;
  • Rodo;
  • Vassoura;
  • Esfregão de esponja;
  • Espanador de poeira;
  • Aspirador de pó;
  • Vinagre branco;
  • Detergente;
  • Limpador de uso geral.

Como limpar a casa na primavera

Para limpar a casa durante a primavera, limpe o ar de sua casa, removendo as cinzas da lareira (caso tenha uma) e trocando o filtro de ar do seu forno, podendo optar por um filtro de alta eficiência para melhorar a qualidade do ar. Verifique também se o aparelho de ar condicionado está funcionando corretamente.

Limpe as janelas, cortinas e mini-persianas, para garantir uma melhor luminosidade e ventilação. Organize suas roupas de acordo com a estação e doe peças que não usa mais. Em seguida, faça uma limpeza minuciosa em casa, movendo móveis e aspirando por baixo deles, e limpando também as paredes.

Dê atenção à garagem, reorganizando e removendo a desordem. Prepare seus equipamentos de primavera e verão, como esportivos, bicicletas e ferramentas de jardinagem. Corrija buracos bloqueados nas telas das janelas para evitar problemas com insetos.

Continua após a publicidade..

Não se esqueça de cuidar dos móveis de jardim, fazendo os reparos necessários, e de verificar se há alguma manutenção a ser feita em sua propriedade.

Como limpar a casa no verão

Imagem: Canva

No verão, mesmo com as férias e dias preguiçosos na praia, sua casa ainda precisa de cuidados. Comece jogando fora remédios e cosméticos vencidos no armário. Aproveite as manutenções domésticas e verifique portas e janelas.

Se alguém sofre de alergias, mantenha as janelas fechadas e o ar-condicionado ligado para melhorar a umidade. Faça uma lista de emergência antes de sair de férias. Cuide do espaço ao ar livre, limpando o convés, grelhada e do pátio. Verifique infestações de insetos e faça uma limpeza completa no cortador de grama antes do final do verão.

Como limpar a casa no outono

Com a chegada do outono, é hora de fazer a “limpeza de primavera” em casa. Troque o guarda-roupa para roupas de outono/inverno e faça uma limpeza profunda nos cômodos mais frequentados pelos convidados. Dedique atenção especial à cozinha, organizando armários e limpando o forno e a geladeira.

Publicidade

Limpe seus estofados e luminárias. Verifique os filtros de ar e umidificadores, assim como o tubo de exaustão da secadora e a chaminé, se houver lareira. Limpe o pátio e prepare o jardim para o inverno. Faça retoques nas pinturas e verifique a calafetagem das janelas e portas para garantir um isolamento eficiente. Proteja a unidade de ar condicionado exterior com uma cobertura isolante.

Como limpar a casa no inverno

Durante o inverno, mantenha a programação regular de limpeza, mas preste atenção especial a algumas áreas. Troque os filtros do forno com mais frequência devido ao acúmulo de detritos no ar. Aproveite o tempo de inatividade para limpar o computador e o teclado. Quando decorar para as festas, comece com a casa limpa e, após as festividades, limpe todos os enfeites ao guardá-los.

Se você mora em uma área com neve, monte um “kit de sobrevivência” com itens essenciais. Prepare seu equipamento de clima frio, como trenós e pás de neve. Fora de casa, coloque as pás de neve em um local acessível e compre sal ou descongelantes.

No caso de locais mais quentes e temperaturas tropicas, limpar a casa requer atenção para algumas questões específicas. Com o clima mais frio e úmido, é importante garantir uma ventilação adequada dos ambientes, evitando o acúmulo de mofo e odores.

É recomendado fazer uma limpeza profunda nos tapetes, cortinas e móveis estofados para remover a poeira acumulada. Além disso, é essencial cuidar dos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores, limpando-os regularmente para melhorar a qualidade do ar e evitar problemas controlados.

Trocar os lençóis e cobertores por opções mais quentes e aconchegantes também contribui para uma casa mais confortável durante o inverno. Manter uma cozinha limpa e organizada, prestando atenção especial aos eletrodomésticos e armários, é outra prática importante para garantir um ambiente agradável em casa.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.