A Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) emitiu novas orientações, permitindo que os bancos supervisionem que se envolvam em atividades de bitcoin e criptografia sem procurar pré-aprovação. Isso reverte uma política controversa imposta sob o governo Biden.

Em um comunicado de 28 de março, o FDIC disse que os bancos agora podem participar de serviços relacionados a criptografia, como custódia e negociação, se gerenciarem adequadamente os riscos. A agência também trabalhará para substituir os regulamentos antigos por orientações de criptografia atualizadas.

A mudança de política veio em uma nova carta de instituição financeira que rescindiu as regras anteriores de 2022, exigindo que os bancos obtenham autorização do FDIC antes de lidar com ativos de bitcoin e criptografia. Essa burocracia frustrou o setor bancário.

Ao remover essa barreira, o FDIC permite que seus bancos supervisionados experimentem esse ecossistema emergente mais livremente. No entanto, permissões específicas ainda dependerão da coordenação interinstitucional.

O presidente interino do FDIC, Travis Hill, chamou a jogada de “uma das várias etapas” ao estabelecer uma nova abordagem amigável para criptografia, focada na segurança. Ele disse: “O FDIC está girando a página sobre a abordagem defeituosa dos últimos três anos”. A agência espera divulgar orientações adicionais, pois consulta o grupo de trabalho do presidente sobre ativos digitais.

Os principais bancos lançaram recentemente os serviços Bitcoin e Crypto, apesar dos regulamentos pouco claros. O fornecimento de clareza regulatória permitirá que mais bancos participem.