Este artigo também está disponível em espanhol.
O Bureau of Labor Statistics dos EUA lançado Os dados de emprego de janeiro de 2025 hoje cedo, empurrando brevemente o Bitcoin (BTC) para US $ 100.000 antes de perder todos os seus ganhos e voltar ao nível de preço de US $ 98.000.
Bitcoin sobe e cai em meio a dados de emprego mistos
O Bitcoin aumentou de aproximadamente US $ 97.200 para uma alta de US $ 100.110, depois que os EUA relataram crescimento de emprego inferior ao esperado para janeiro. Segundo os dados, os EUA adicionaram 143.000 empregos no mês passado, ficando aquém dos 170.000 projetados. Para comparação, dezembro de 2024 viu um aumento de 256.000.
Leitura relacionada
No entanto, a manifestação do Bitcoin teve vida curta, pois rapidamente apagou quase todos os seus ganhos, deslizando de volta para US $ 97.957. O gráfico a seguir ilustra o breve aumento do preço do BTC antes de se reprimir para os níveis anteriores.
Além do crescimento do emprego mais baixo do que o esperado, a taxa de desemprego caiu de 4,1% para 4%, destacando a resiliência do mercado de trabalho dos EUA, apesar das taxas de juros elevadas ao longo da maior parte de 2024.
Após esses fortes dados do mercado de trabalho, a ferramenta CME Fedwatch agora atribui apenas uma probabilidade de 8,5% do Federal Reserve dos EUA (Fed), reduzindo as taxas de juros em sua próxima reunião em 19 de março. Notavelmente, essa probabilidade ficou em 15% antes que o relatório de emprego fosse lançado.
Uma menor probabilidade de cortes nas taxas sugere que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo, amortecendo as esperanças do Bitcoin Bulls por várias reduções em 2025, que podem injetar novas liquidez no mercado e potencialmente beneficiar ativos de risco como o BTC.
Vale a pena notar que, de setembro a dezembro de 2024, o Fed reduziu as taxas de juros em um total de 100 pontos base. No entanto, dada a força contínua do mercado de trabalho e o baixo desemprego, o Fed pode adotar uma postura mais cautelosa, optando por aguardar sinais de alerta econômica em potencial antes de implementar novos cortes.
Comentarista global do mercado de capitais, a carta de Kobeissi observado que a atual taxa de desemprego nos EUA é a mais baixa desde maio de 2024. Eles acrescentaram que “a pausa do Fed está aqui para ficar”.
BTC estável, apesar dos ventos macroeconômicos
O Bitcoin continua a negociar dentro de um alcance apertado de US $ 92.000 a US $ 106.000, mantendo os touros e os ursos incertos sobre seu próximo passo. Apesar disso, a principal criptomoeda mostrou uma notável resiliência diante de vários desafios macroeconômicos que, em circunstâncias normais, podem ter desencadeado uma venda significativa no mercado de criptografia.
Leitura relacionada
Por exemplo, o BTC permaneceu imperturbável pela desaceleração do mercado de ações, desencadeada pelo lançamento do modelo de linguagem de IA da China, Deepseek. Da mesma forma, o ativo digital se manteve forte, apesar das renovadas tensões comerciais entre os EUA e a China, após a imposição do presidente Donald Trump de 10% de tarifas na potência econômica asiática, o que levou a medidas de retaliação.
No entanto, as preocupações persistem em relação à recente queda na atividade da rede Bitcoin, com alguns analistas questionando se o BTC está atualmente supervalorizado. No momento da imprensa, o BTC negocia em US $ 98.015, um aumento de 1% nas últimas 24 horas.
Imagem em destaque da Unsplash, gráficos de TradingView.com