ad

13 anos depois do seu lançamento, Minecraft continua como um dos jogos mais populares da nossa atualidade. Sozinho o jogo já vendeu mais de 300 milhões de cópias além de fomentar várias comunidades pela internet em plataformas como YouTube, Twitch, Reddit, etc. Além disso, usuários inventaram e ainda inventam diversos minigames que funcionam dentro do universo de Minecraft. Recentemente surgiu uma nova versão que permite os jogadores a criar uma base na Lua.

Quem está por trás desse minigame é a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, a JAXA, que o chamou de Lunarcraft. O jogo utiliza dados reais sobre o satélite natural da Terra para criar uma ambientação próxima da realidade na estética de blocos de Minecraft. Tais dados foram coletados pelo Kaguya, um satélite japonês lançado pelo Centro Espacial de Tanegashima que orbitou a Lua em 2007. O Kaguya tinha como missão explorar a origem e evolução da Lua. Com os dados obtidos durante essa pesquisa, a JAXA foi capaz de reproduzir a geologia lunar dentro do mundo de Minecraft.

ad

O jogo se passa dentro da cratera de Theophilus, uma cratera real que fica no mar lunar – uma planície de lava vulcânica visivelmente mais escura que o resto da superfície da Lua – de Mare Nectaris. É nessa região que, mês passado, a JAXA realizou o seu primeiro pouso no solo lunar numa zona chamada agora de SLIM, Smart Lander Investigating the Moon.

Abaixo você pode conferir a descrição completa do jogo divulgada pela própria JAXA.

ad

Sobre Lunarcraft, o Minecraft na Lua

Lunarcraft. Fonte: JAXA

“Lunarcraft é um mundo lunar planejado e produzido pelo Centro de Educação Espacial da JAXA e aparece no famoso jogo de Minecraft. Este é um jogo onde você pode jogar e aprender sobre a Lua e o espaço em um mundo lunar que reflete os dados topográficos da Lua obtidos pelo satélite lunar em órbita da JAXA, o Kaguya. Não apenas muitas crianças podem brincar com esse mundo, mas também pode ser usado como um material educacional experimental em ambientes educacionais.

Uma das atrações que só podem ser experimentadas neste mundo lunar é interagir com os itens especialmente colocados nele, como o rover, o veículo usado no mundo lunar. Além disso, você pode aproveitar outras expansões no Minecraft, como correr na Lua com um rover, procurar minerais raros na Lua e criar sua própria base no solo lunar.”

A JAXA também divulgou que o Lunarcraft vem com sete missões especiais para entreter os jogadores.

Na primeira missão o jogador aprende o básico sobre as melhorias dos módulos laboratoriais e residenciais e precisa entender a logística necessária para planejar e construir uma base lunar habitável e mais eficiente para seus residentes.

ad

Na missão seguinte, o jogo foca no tema de agricultura lunar e as melhorias que o jogador pode fazer nas fazendas. Ele precisará cultivar itens como trigo e batatas, além de culturas que serão utilizadas como biocombustíveis para os veículos lunares. Já a terceira missão fala sobre o uso eficaz de tubos de lava, que podem ajudar a manter os humanos abrigados dos raios cósmicos e das temperaturas flutuantes do ambiente lunar.

A partir da missão 4 os jogadores poderão estabelecer uma base de mineração de recursos e máquinas para ajudar a localizar e extrair minerais e outros metais necessários para o crescimento e operação de um posto avançado na Lua. Em sequência, a missão 5 tem como objetivo o desenvolvimento de instalações para o lançamento de naves, além da  manutenção das mesmas e dos foguetes. As instalações são usadas para chegadas e partidas de espaçonaves, incluindo estradas e depósitos para o combustível gerado na Lua.

A penúltima missão trata sobre o tema da preservação e utilização do patrimônio lunar. Ela fala sobre a manutenção de objetos humanos historicamente significativos e relíquias lunares seguros para a posteridade e abrigados em um museu de exposições. Por fim, a última missão se concentra na construção de novas e diversas opções de moradia para uma variedade de habitantes.

Você pode baixar Lunarcraft gratuitamente no site da JAXA. Ele pode ser importado tanto para o Minecraft Education ou para o Bedrock Edition, caso os usuários já os tenham instalado.