Continua após a publicidade.
ad

As cascas de ovos são geralmente consideradas resíduos e jogadas fora após o uso. Entretanto, as cascas de ovos podem ser usadas para várias finalidades, tanto em casa quanto no jardim. Além disso, as cascas de ovos também são ricas em cálcio, o que as torna uma adição saudável à sua dieta.

Com tantos usos para as cascas de ovos, vale a pena considerar como você pode reaproveitá-las e dar-lhes uma segunda vida. Vamos conhecer algum desses usos neste artigo.

Continua após a publicidade..

Benefícios para o jardim

Para aqueles que criam galinhas no quintal, as cascas de ovos podem se tornar um recurso valioso. Em vez de descartá-las, podemos usá-las em nosso casa e jardim.

Mudas com cascas de ovos

Em busca de uma vida e um jardim livres de plástico, as cascas de ovo surgem como uma opção sustentável para iniciar sementes. Basta preencher a casca pela metade com terra, colocar cuidadosamente suas sementes e esperar que elas cresçam. Quando as plantas estiverem grandes o suficiente, podem ser transplantadas junto da casca para o jardim, onde ela se decomporá, fornecendo cálcio adicional ao solo.

Imagem: Vital Farms

Cascas de ovo como cobertura morta

Depois de um café da manhã reforçado ou do preparo de um bolo delicioso, esmague suas cascas de ovos e leve-as direto para o jardim! À medida que se decompõem lentamente, ajudam a aerar o solo e melhoram o fluxo de água, liberando cálcio ao longo do tempo.

Continua após a publicidade..

Alimente as galinhas com cascas de ovos

Se você deseja ovos saudáveis das suas galinhas, basta devolver as cascas de ovos para elas! As galinhas poedeiras precisam de bastante cálcio e se você notar que suas galinhas estão comendo seus próprios ovos, pode ser por causa de uma deficiência de vitamina.

Repelentes naturais de pragas

As cascas de ovo podem ser usadas também como um eficaz repelente natural de pragas. Tente usar cascas de ovo grosseiramente esmagadas ao redor da base das plantas para dissuadir caracóis e lesmas que desejam devorar suas plantas.

Benefícios além do jardim

O uso de cascas de ovo vai além do jardim. Elas podem ser adicionadas ao seu café para evitar a acidez, usadas na preparação de caldos para um impulso nutricional extra, ou até mesmo transformadas em uma pasta de dente caseira.

Publicidade

Além disso, as cascas de ovo ainda podem ser aproveitadas como alimento para aves silvestres, limpeza de roupas brancas e até mesmo como um esfoliante natural para a pele!

Você pode oferecer cascas de ovos na alimentação de aves silvestres ou pets. Imagem: Unsplash

Como consumir cascas de ovos

Comer ovo é bom e humanos já fazem isso há milênios. Mas e a casca? Se você está se perguntando isso, a resposta é simples. Basta transformá-las em pó e adicioná-las a sucos, vitaminas, sopas e ensopados. Além dos benefícios óbvios do cálcio biodisponível proveniente de cascas de ovos de galinhas criadas soltas, elas melhoram a densidade óssea e ajudam na remineralização dos dentes.

Para garantir uma dieta saudável e natural, é importante certificar-se de que as cascas de ovo que você consome vem de galinhas orgânicas ou criadas soltas. Os ovos de granjas industriais são muito menos nutritivos e podem conter patógenos ocultos que você vai querer evitar.

Fazer seu próprio suplemento de cálcio a partir de cascas de ovos é super fácil. Basta ferver as cascas, deixá-las secar e assá-las em baixa temperatura. Depois, é só moer as cascas em um moedor de café ou especiarias.

Não importa se você está procurando maneiras de enriquecer sua horta, alimentar seus animais de forma saudável ou explorar benefícios nutricionais inesperados, as cascas de ovos oferecem uma variedade surpreendente de usos em nosso dia a dia.