Continua após a publicidade.
ad

Há cerca de um mês, decidi trocar meu telefone e comprar um novo. O Samsung Galaxy S10+ que eu usava até agora durou 2 anos, mas já há algum tempo a porta de carregamento havia parado de funcionar, e também apresentava outros problemas que tornavam seu uso bastante incômodo.

Depois de considerar várias opções, o substituto foi o Google Pixel 6a. Na altura já tinha o Google Pixel 3a e a verdade é que me deixou um gosto muito bom na boca, então porque não experimentar o telemóvel mais acessível que a Google tem neste momento?

Google Pixel 6a em análise, um celular compacto com uma câmera excelente

No review de hoje analisamos o Google Pixel 6a, um smartphone de gama média-alta com muitos aspectos positivos e alguns outros detalhes que também não são tão legais. Em termos gerais a experiência tem sido bastante boa, embora vámos por partes.

Continua após a publicidade..
ad

Design e tela

O Pixel 6a possui uma tela OLED de 6,1 polegadas com resolução FullHD+. A tela tem taxa de atualização de 60 Hz, densidade de pixels de 429ppi e proteção Gorilla Glass 3 contra choques e arranhões.

O design do terminal é no mínimo lindo, principalmente a caixa branca (também disponível em verde ou preto) feita de plástico perolado que simula o vidro de uma forma verdadeiramente incrível.

 

O módulo da câmera se projeta um pouco acima do case, o que lhe confere um toque moderno e bastante bacana. A porta USB está localizada na área inferior, e aí vem a primeira decepção do Pixel 6a, e é isso Não possui porta minijack para fones de ouvido.. Se quiser ouvir música, você terá que usar fones de ouvido Bluetooth, goste ou não.

Quanto ao peso e tamanho, este é um móbile bastante pequeno e leve, com dimensões que mal chegam ao 152,2 x 71,8 x 8,9 mm e 178 gramas de peso no bolso. Pessoalmente, procurava um telemóvel o mais compacto possível e este é o melhor terminal que consegui nesta faixa de preço.

Potência e desempenho

A Google sempre foi conhecida por utilizar bons processadores nos seus smartphones, e este Pixel 6a não é exceção. O dispositivo monta um chip Google Tensor Octa-Core de 2,8 GHz, com GPU Mali-G78, acompanhado de 6 GB de RAM LPDDR5 e 128 GB de armazenamento interno. Tudo isso com a versão mais limpa do Android 13 que podemos encontrar no mercado atualmente (acredite, isso é algo que é muito apreciado no médio e longo prazo).

Continua após a publicidade..
ad
 

A nível de desempenho isto se traduz numa pontuação de cerca de 700.000 pontos na ferramenta de benchmarking Antutu. Não tem tanta força bruta como um telemóvel topo de gama, mas está sem dúvida no topo da tabela.

Tanto a interface quanto os aplicativos se movem com muita fluidez e há bastante potência para executar qualquer aplicativo. Também experimentámos vários jogos e a experiência foi mais do que correta.

Câmera e bateria

Chegamos à parte mais interessante do Pixel 6a, sua câmera impressionante. Como mencionei no início, no passado eu tinha o Pixel 3a (que ainda preciso tirar fotos), e vejo que Na seção fotográfica, Google continua cumprindo notas.

O Pixel 6a incorpora uma câmera traseira dupla de 12 MP com abertura f/1.7 e tamanho de pixel de 1,40 µm. A câmera selfie frontal tem resolução de 8MP com abertura f/2.0 e 1,12µm.

 

Com estes vime e um software fotográfico que aproveita ao máximo as suas capacidades, a Google Cam é capaz de tirar fotografias nocturnas que são uma delícia. As imagens diurnas ainda têm as cores mais vivas que já vi em uma câmerae embora às vezes o resultado seja um pouco artificial, as imagens obtidas são muito detalhadas

Em relação à autonomia, o aparelho monta uma bateria de 4.410mAh com carregamento rápido, um valor bastante alto se levarmos em conta o pequeno tamanho da tela e a baixa taxa de atualização. Porém, isto também não se traduz numa autonomia brutal: se carregares o telefone ao máximo podes ter um dia e meio de autonomia ou até dois, mas não muito mais. Ou seja, resultados muito consistentes com a maioria dos telemóveis do mercado.

Outras características

Para não deixar nada de fora, além de tudo o que foi citado acima devemos destacar também que o Pixel 6a é compatível com conexões 5G nova geração. Também oferece suporte para Wi-Fi 6 com pagamentos MIMO e NFC.

Publicidade
ad

O sensor de impressão digital também é diferente do normal, pois fica localizado quase no meio da tela, e quando você coloca o dedo sobre ele, a tela acende com um pequeno brilho de luz que é bem legal.

Experiência de uso

Primeiro vou começar pelas partes que menos gostei no Pixel 6a. A primeira decepção foi descobrir que o módulo da câmera que se projeta na parte traseira dificulta a conexão de alguns gamepads.

Se você usar um Razer Kishi (altamente recomendado por sinal) que se conecta via USB, o controlador não se encaixa perfeitamente. Não é impossível de jogar, mas o controlador não fecha corretamente e é um pouco desconfortável.

Por outro lado, existe a questão dos fones de ouvido. A entrada física para os fones de ouvido sempre é útil para aqueles momentos em que os fones de ouvido Bluetooth ficam sem bateria e não temos essa opção aqui. É um detalhe que pessoalmente me incomoda muito.

Finalmente, há a questão dos engastes da tela. Sim, o design das molduras é bastante pronunciado para um celular atual, mas o que mais me incomoda é que ao pressionar nas margens da tela às vezes você acaba tocando na moldura e a pressão não é detectada corretamente. Entendo que o problema é meu e que quando me acostumar não vai acontecer de novo.

E a verdade é que além destes três pontos também não tenho muitas reclamações. O celular é bem leve e em nenhum momento você tem a sensação de estar carregando um tijolo consigo. A tela também parece luxuosa e os aplicativos abrem e fecham, o que é um prazer.

O celular também vem com os aplicativos certos e necessários, sem nenhum bloatware ou jogos pré-instalados. Aqui você pode ver a mão do Google, que otimizou o sistema para aproveitar todos os recursos do telefone, que também será atualizado automaticamente a cada nova versão do Android que chegar ao mercado (uma das grandes vantagens de ambos os produtos é da mesma empresa).

A câmera, por sua vez, é um dos pontos estrela do terminal. É muito fácil de usar e os resultados são quase sempre perfeitos. Se incluirmos também as funções de “Magic Eraser”, “Real Tone”, HDR+ em tempo real e gravações 4K a 60fps, ficamos com uma secção fotográfica capaz de competir e até superar em muito muitos outros terminais topo de gama. mais caro.

Preço e disponibilidade

Atualmente o Google Pixel 6a tem um preço de 459 euros na loja oficial do Google. A boa notícia é que também Está disponível na AmazonOnde podemos conseguir isso? por um preço muito mais barato de 374 euros no momento em que escrevo esta resenha.

Se procura um telemóvel capaz de tirar fotografias muito boas pelo preço de um gama média premium, esta é a opção mais recomendada. Possui alguns detalhes que faltam, como a porta para fones de ouvido, mas no geral possui um design atraente e a experiência do usuário atende plenamente às expectativas.