Notas -chave

  • A análise revela que 86% dos comerciantes perderam US $ 251 milhões coletivamente, enquanto os vencedores selecionados ganharam US $ 180 milhões, sugerindo um esquema coordenado de bomba e despejo.
  • Os investigadores vincularam a equipe de desenvolvimento da Libra a Melania Token, com evidências de negociação privilegiada e lucro por meio de vários endereços.
  • O impacto do escândalo se estendeu além de Libra, causando uma queda de US $ 40 bilhões no mercado geral de moedas de memes e prejudicando a reputação de criptografia da Argentina.

Em 14 de fevereiro, o presidente da Argentina, Javier Milei, publicou um post em X com um link para o site e endereço do contrato Token Libra. Ele chamou de “projeto privado” que “se dedicará a incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenas empresas e startups argentinas”.

Logo, o valor de mercado da Libra atingiu um pico de US $ 4,56 bilhões. Apenas dentro de 3 horas do lançamento, os insiders de Libra começaram a sacar. O valor de mercado da Libra caiu para US $ 200 milhões.

Após o colapso do preço, Milei publicou um novo post acusando oponentes políticos. “Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, depois de ter tomado conhecimento disso, decidi não continuar espalhando a palavra (é por isso que excluí o tweet)”, observou ele.

Insiders … um grande mar de insiders

De acordo com o post de Bubblemaps em X, Libra e Melania (de propriedade da Primeira Dama dos Estados Unidos, Melania Trump) foram criados por uma única equipe de desenvolvimento.

Os pesquisadores observaram que um endereço ganhou mais de US $ 2,4 milhões em Melania e enviou todos os lucros a outra carteira ligada ao criador de Melania. “Isso significa que o criador da Melania – ou alguém próximo à sua equipe – filmou seu próprio lançamento”, observaram eles.

Artigo relacionado: Binance lança contrato perpétuo da Melania

Bublegraps notou que semanas depois a mesma carteira estava financiando Defcyk, o criador de Libra. Ele também pegou um token e ganhou US $ 6 milhões em lucro, usando vários endereços laterais financiados via CCTP.

De acordo com a GMGN, um usuário desconhecido gastou US $ 900.000 para comprar Libra a um preço médio de US $ 0,26945 e vendeu tudo a um preço médio de US $ 2,9139. Ele obteve um lucro de US $ 8,7 milhões em uma hora, que é o endereço com o maior lucro total.

Como escreveu o bloco, o fundador da Barstool Sports, Dave Portnoy, revelou que se tornaria consultor do projeto e compraria o token no lançamento. É por isso que ele conseguiu 6m Libra, mas depois devolveu o presente depois que o consultor do projeto, Hayden Davis, disse a ele para não divulgar o presente.

De acordo com a análise da LMK, com base no histórico de transações, pelo menos 24 comerciantes perderam mais de US $ 1 milhão em Libra e pelo menos 61 endereços perderam mais de US $ 500.000. A maior carteira de perda gastou US $ 5,6 milhões para comprar 2,1 milhões de tokens e vendeu todos por US $ 430.000, com uma perda de US $ 5,17 milhões.

Os analistas de Nansen identificaram 15.431 carteiras que tiveram lucro ou perda no token de Libra mais de US $ 1.000. 86% deles perderam coletivamente US $ 251 milhões, enquanto os poucos vencedores restantes ganharam US $ 180 milhões.

Ele ‘não promoveu’, ele ‘compartilhou’

A oposição argentina ameaçou impenhar o presidente por causa de sua conexão com Libra, segundo a Reuters. A Câmara de Fintech da Argentina reconheceu que o caso poderia potencialmente ser um tapete.

Os advogados argentinos processaram o presidente Milei por promover Libra nas mídias sociais, como disseram à Associated Press. “Dentro dessa associação ilícita, o crime de fraude foi cometido, no qual as ações do presidente eram essenciais”, disse Jonatan Baldiviezo, advogado e um dos autores.

Artigo relacionado: Vitalik Butterin elogia a Argentina e a América Latina sobre a controvérsia do escândalo de Libra

O escritório do presidente argentino insistiu que Milei não estava envolvido no desenvolvimento de Libra. De acordo com um post na plataforma X, o escritório anticorrupção determinará se houve má conduta por qualquer membro do governo nacional, incluindo o próprio presidente.

Apesar das acusações, Milei repositou o tutorial de compra de token de Libra sobre X. Embora ele tenha afirmado anteriormente que não anunciaria mais o token em suas redes sociais.

Milei afirmou em uma entrevista ao canal de TV argentina, ToDicias, que ele não iria convencer as pessoas a comprar Libra: ‘Eu não promovi, compartilhei’.

‘Eu não sou um especialista. Minha especialidade é o crescimento econômico, com e sem dinheiro ‘, disse ele. “Como um cara que é um super entusiasta da tecnologia vendo a possibilidade de uma ferramenta para financiar os projetos de empreendedores, espalhei a palavra”.

Milei afirmou que ‘talvez quatro ou cinco’ os argentinos perderam dinheiro. A maioria dos investidores era “chinesa e americana”, observou ele.

Um vídeo não editado apareceu on -line mostrando o consultor do presidente Milei, Santiago Caputo, interrompendo uma entrevista de ToDO Noticias para impedir que o presidente faça declarações não autorizadas sobre o caso Libra.

O esquema de bomba e despejo de US $ 4 bilhões da Libra Token desencadeou uma desaceleração mais ampla do mercado. De acordo com os dados da CoinmarketCap, o mercado geral de moedas de memes eliminou mais de US $ 40 bilhões em seu valor de mercado nos últimos 30 dias.

Ainda é difícil prever como o lançamento e o ‘compartilhamento’ do token Libra terminarão para Milei. No entanto, essa história certamente será lembrada pelos investidores de criptografia como o maior tapete puxado pela pessoa oficial.

próximo

Isenção de responsabilidade: O Coinspeaker está comprometido em fornecer relatórios imparciais e transparentes. Este artigo tem como objetivo fornecer informações precisas e oportunas, mas não deve ser tomado como consultoria financeira ou de investimento. Como as condições do mercado podem mudar rapidamente, incentivamos você a verificar informações por conta própria e consultar um profissional antes de tomar qualquer decisões com base nesse conteúdo.

Altcoin News, Cryptocurrency News, News