Continua após a publicidade.
ad

Nos últimos anos, temos visto como o mercado de mini PCs está crescendo com notável facilidade. Com componentes de hardware cada vez mais compactos, não faz mais sentido ter uma torre de PC desktop ocupando todo aquele espaço na sala ou no escritório. Agora que os leitores de DVD praticamente caíram em desuso e os discos rígidos HHD foram substituídos por unidades SSD muito mais gerenciáveis, por que você precisa de uma torre tão grande?

Os mini PCs se integram muito melhor ao desktop, você pode alterar sua localização facilmente e, a menos que esteja procurando um computador para jogos com uma placa gráfica de alto desempenho, para o resto das coisas você pode facilmente escolher um bom mini PC. Claro, existem todos os tipos de mini PCs, desde equipamentos modestos até dispositivos com muito mais elegância e especificações que deixam você grudado no sofá.

Na review de hoje analisamos um destes mini PCs com funcionalidades topo de gama que promete muito, o GEEKOM Mini IT13.

GEEKOM Mini IT13 em análise, um mini PC interessante com CPU Intel de 13ª geração recém saído do forno

O GEEKOOM Mini IT13 foi lançado em 3 versões diferentes, cada uma com um processador de gama diferente. No nosso caso vamos focar a análise no modelo com CPU Intel Core i9 de 13ª geração (i9-13900H), que também equipa 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento SSD, embora também existam outras versões disponíveis com processadores i7-13700H e i5-13500H.

Continua após a publicidade..

Design e acabamentos

A apresentação é sempre um fator importante quando se quer causar uma boa impressão, e nesse sentido o GEEKOM Mini IT13 não decepciona. O mini PC vem em uma caixa consistente, sem frestas ou espaços livres que façam o conteúdo da embalagem “dançar”. Parece bobagem, mas é um bom sinal que denota o interesse e cuidado do fabricante com seu produto. E também nos garante que o computador está protegido e não será danificado, o que no final é o que importa.

Dentro da caixa encontramos o Mini PC no centro protegido por uma base de espuma de borracha, junto com o restante dos acessórios como o cabo de alimentação, um cabo HDMI e uma placa VESA com seus parafusos correspondentes (caso tenhamos interesse em fixar o mini PC para a área traseira do monitor).

Se olharmos para o design do mini PC, a primeira coisa que nos chama a atenção é o seu tamanho, apenas 117 mm x 112 mm x 49,2 mm com peso de 652 gramas. Para se ter uma ideia, ele é mais ou menos do tamanho de uma TV Box ou de um CD de música, mas com um pouco mais de altura.

Os materiais da caixa são metálicos, com acabamento azul acinzentado fosco que lhe confere um toque bastante premium e uma certa sensação de robustez e elegância. Se continuarmos investigando o design do aparelho, nas laterais e na parte traseira encontraremos diversas áreas de ventilação, algo totalmente necessário neste tipo de pequeno aparelho para evitar superaquecimento. Aqui a GEEKOM mostra que quis cobrir as costas, deixando o máximo de espaço possível para refrescar o interior.

E por último temos as portas mini PC, que podemos encontrar distribuídas por todo o dispositivo, e cobrem praticamente qualquer necessidade de conectividade.

Continua após a publicidade..
  • Três portas USB 3.2 Gen 2
  • Uma porta USB 2.0
  • Duas portas USB 4 (USB Tipo C)
  • Um leitor de cartão SD
  • Um minijack de 3,5 mm para fones de ouvido
  • Porto LAN 2,5 GbE
  • Duas portas HDMI 2.0

Em relação à conectividade sem fio, o Mini IT13 também incorpora Bluetooth 5.2 sim WiFi 6E AX211.

Potência e desempenho

Se entrarmos no PC, vemos que ele monta um CPU Intel Core i9-13900H de 13ª geração, com 14 núcleos e 20 threads operando na frequência de 3GHz que pode chegar até 5,40GHz no modo turbo. Acompanhando o processador temos um Placa gráfica Intel Iris Xea SSD M.2 com armazenamento de 2 TB sim 32GB de memória RAM DDR4-3200.

Tudo isso com Windows 11 Pró pré-instalado de série para que a única coisa que tenhamos que fazer na primeira vez que o conectarmos é ligá-lo, configurar nossa conta do Windows e começar a trabalhar.

É claro que em termos de armazenamento e memória o GEEKOM Mini IT13 é muito bom. Mas que desempenho a CPU e a GPU oferecem? Para verificar isso, realizamos diversos testes de estresse utilizando algumas ferramentas de benchmarking como 3DMark e Cinebech.

Como você pode ver, no modo Single Core o processador Intel i9 tem um desempenho muito bom, alcançando uma pontuação bastante alta, enquanto no modo Multi Core custa um pouco mais, oferecendo desempenho a meio caminho entre um Apple M1 e um Apple M1 Max.

Em relação à GPU, por se tratar de uma placa gráfica integrada, seu desempenho também é logicamente inferior. Este é um problema inerente a todos os mini PCs e simplesmente não há lugar para colocar uma placa gráfica dedicada como a que um PC desktop ou computador para jogos pode ter.

Ainda assim, nos testes práticos que realizámos a verdade é que se comportou bastante bem, principalmente no que diz respeito à edição e processamento de imagem/vídeo.

Experiência de uso

Durante a semana em que utilizamos este mini PC realizamos todo tipo de trabalho e atividades, desde edição de vídeo até uso de Photoshop, emuladores, automação de escritório e muito mais. O mais representativo é provavelmente a edição de vídeo, que nos permitiu renderizar um pequeno vídeo com o programa Sony Vegas, demorando apenas um minuto para concluir o processo. Lá você pode ver claramente o trabalho da CPU e dos poderosos 32 GB de RAM, que agilizam o processo neste tipo de tarefas.

Publicidade
A verdade é que os testes com o Sony Vegas correram melhor do que eu esperava.

Também poderemos jogar videogames retrô e emuladores sem problemas, bem como serviços de jogos em nuvem como NVIDIA GeForce NOW e similares perfeitamente, embora para jogos triplo AAA com alta carga gráfica teremos que diminuir consideravelmente os parâmetros para alcançar bom desempenho.taxa de quadros. A GPU faz o que faz e não há muito mais que possa ser feito. Agora, se você deseja montar um frontend com seus emuladores favoritos, aqui você tem uma máquina pequena e gerenciável que roda quase tudo.

Claro que para tudo que envolve a utilização de aplicativos como Office e outras funções básicas, notaremos que o PC é muito adequado. O Mini IT13 é capaz de inicializar o sistema operacional em apenas 5 a 10 segundos e a navegação é sempre fluida e suave.

Também devemos lembrar que graças às suas 2 portas USB 4 tipo C e às suas 2 portas HDMI 2.0 podemos conectar até 4 telas ao computador com resoluções suportadas de até 8K. Isso é ótimo para produtividade, mas também para desfrutar de conteúdo multimídia e streaming com algumas das possibilidades mais interessantes.

Se tivéssemos que criticá-lo, provavelmente seria o ruído que às vezes emite o sistema de ventilação, que, sem ser alto ou incômodo, dá a conhecer a sua presença. Mais uma vez, algo bastante compreensível considerando a potência e o tamanho do aparelho.

Resumindo, e depois de muitas horas de uso, o GEEKOM Mini IT13 deixou-nos com um sabor muito bom na boca. Possui um design bastante elegante, com bons acabamentos, portas/conectividade de última geração e hardware que se destaca em praticamente tudo o que propõe. Sem dúvida uma opção a ter em conta no mercado atual de mini PCs premium.

Preço e disponibilidade

Atualmente o modelo GEEKOM Mini IT13 com processador Intel Core i9, 32GB de RAM e 2TB de armazenamento SSD está disponível através o site oficial do GEEKOM por 599,00 euros, embora esteja actualmente à venda por 549,00 euros.

Se estiver interessado neste mini PC também pode aplicar o seguinte cupão para obter um desconto adicional de 40 euros:

CÓDIGO DO CUPOM: EAFIT13

Desta forma podemos levar para casa o Mini IT13 pelo preço final de 509,00 euros.

Mini PC GEEKOM Mini IT13 | Veja no site oficial do GEEKOM

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por tecnologia, atualmente trabalho com projetos web e tenho orgulho de ser o idealizador do site Solte a Palavra.