Siga Frank em X.

As notícias do USDT (Tether) chegando ao Bitcoin e Lightning via Taproot ativos foram recebidas com várias reações.

Alguns acreditam que é bom para o Bitcoin (na maioria, na verdade, com base em uma pequena pesquisa que conduzi em x; sim, eu sei que o tamanho da amostra não é grande o suficiente para que os resultados sejam significativos. Estou compartilhando de qualquer maneira), enquanto outros não estão tão entusiasmados com isso.

“Outros” me inclui – não estou tão entusiasmado com isso.

Dito isto, eu tentei ter a mente aberta.

Até recentemente, perfilei Jesse Shrader, co-fundador e CEO da Amboss, uma empresa que fornece infraestrutura de pagamento inteligente para pagamentos feitos sobre Lightning, que é um defensor do USDT no Bitcoin e Lightning, em esforços para ver o que posso estar perdendo sobre o Benefícios de poder negociar com dólares digitais sobre raios.

Na minha entrevista com Shrader, ele fez os seguintes pontos:

  • A proliferação de USDT provou que há uma demanda por dólares americanos globalmente
  • O USDT é um mecanismo de pagamento maciço; Processou mais de US $ 10 trilhões em pagamentos em 2024, mais que MasterCard, e alguma porcentagem desses pagamentos será feita agora sobre raios
  • O USDT trará mais liquidez para a rede Lightning, que ajudará a rede a crescer e lidar com pagamentos maiores

Do ponto de vista dos negócios, é difícil argumentar que o exposto acima não é boas razões para levar o USDT para o raio. E, como alguém que acredita que as pessoas devem estar livres para usar o dinheiro que quiserem, não posso discutir com elas ao olhar para elas através de uma lente prática.

No entanto, acredito que trazer USDT ao bitcoin e um raio tem um preço.

Uma dimensão desse preço é técnica, enquanto a outra é filosófica.

No nível técnico, a execução do USDT sobre o Bitcoin e o Lightning potencialmente coloca em risco a segurança do Bitcoin.

Se vemos outro garfo duro de bitcoin comparável ao que vimos durante a guerra de Blocksize, nós econômicos maiores na rede Bitcoin, como o operado pela Coinbase, que gerencia grande Apoie o “garfo de amarração” da rede, que também pode incluir outras alterações na rede que podem prejudicar a segurança do Bitcoin a longo prazo.

Em outras palavras, se jogadores como Coinbase, Tether e alguns outros grandes jogadores do Bitcoin Space Appot e pressionam o “garfo de corda”, outros grandes nós econômicos provavelmente seguirão o exemplo.

Além disso, todos que usam USDT no Bitcoin e Lightning provavelmente também apoiariam esse lado do garfo, porque o USDT que permanece na cadeia do não “garfo de Tether” provavelmente será anulado.

Lyn Alden escreveu sobre isso em seu ensaio “Prova de participação e estábulo: um dilema de centralização de blockchain”.

Na peça, ela declarou: “Os custodiantes podem anular o valor de todos os estábulos em qualquer lado do garfo que eles não veem como o correto”.

É verdade que Alden estava se referindo a blockchains de contratos inteligentes como Ethereum e Solana, que dependem muito da Defi, da qual os estábulos são um componente importante, quando ela escreveu isso, mas o mesmo se aplicaria ao Bitcoin. (Alden estava correto nessa alegação, como vimos quando o Ethereum mudou de uma prova de trabalho para o mecanismo de consenso de prova de participação durante o “The Merge”, de 2022.

Pós-fusão, emissores de estábulos como Circle e Tether continuaram a apoiar os dólares americanos tokenizados no Ethereum, e não o Ethereumpow (ETHW), a cadeia mais antiga que continuou executando o algoritmo de consenso de prova de trabalho.)

O mesmo tipo de cenário pode ocorrer com o Bitcoin no caso de uma divisão de corrente, dando a Tether uma quantidade excessiva de poder sobre o Bitcoin.

Minha outra razão para não gostar do USDT no Bitcoin é filosófica.

O Bitcoin, que foi lançado no mundo após a grande crise financeira de 2007-2009, foi criada como uma alternativa ao dólar americano.

Na época, o dólar estava sendo impresso Bastante (ou seja, desvalorizado) para resgatar os mesmos bancos que causaram a crise.

Bitcoin, dinheiro que não pode ser impresso por capricho de um governo ou banco central, foi criado para competir com o dólar americano, para não ajudar a impulsioná -lo.

Trazendo USDT, um mecanismo que o governo dos EUA usa para sustentar a hegemonia do dólar americano em todo o mundo, para o Bitcoin se sente moralmente errado para mim – e não estou aqui por isso.

Então, em um nível prático, entendi por que alguns são a favor do USDT chegar ao Bitcoin e Lightning. Só acho que muitos estão perdendo a imagem maior desse bitcoin potencialmente foi colocado em uma posição vulnerável e teve parte de sua proposta de valor ofuscada (embora talvez apenas temporariamente) como resultado.

Este artigo é um Pegar. As opiniões expressas são inteiramente as do autor e não refletem necessariamente as da BTC Inc ou da revista Bitcoin.

Fonte: bitcoinmagazine.com