Arqueólogos anunciaram uma descoberta surpreendente no noroeste de Tønsberg, no condado de Vestfold, Noruega. Um enterro de navio Viking foi confirmado na região de Jarlsberg Hovedgård, após uma série de investigações que começaram em 2018.

Tudo começou quando uma pesquisa com detector de metais revelou traços dispersos de rebites de ferro em um campo em Jarlsberg Hovedgård. Este achado inicial levou a um estudo mais detalhado com radar de penetração no solo (GPR), sugerindo a possível presença de um monte funerário Viking.

Jarlsberg Hovedgård é a residência da família Wedel-Jarlsberg, historicamente ligada ao condado de Jarlsberg. No entanto, atividades agrícolas ao longo dos anos destruíram todas as evidências visíveis do monte, espalhando os rebites pela superfície ou enterrando-os em camadas rasas do solo.

Recentes escavações conduzidas por arqueólogos da Universidade de Oslo confirmaram que o monte continha realmente um enterro de navio Viking. O arqueólogo Christian Løchsen Rødsrud declarou: “Podemos agora afirmar com certeza que aqui jazem os restos de um navio Viking. Esta descoberta adiciona um novo marco ao mapa, um local significativo durante a Era Viking.”

Durante duas semanas de investigações arqueológicas, cerca de 70 rebites foram desenterrados, indicando a presença de um grande navio, comparável aos anteriormente encontrados em Gokstad e Oseberg. As dimensões dos rebites sugerem que eles uniam pranchas de madeira com até 2,5 centímetros de espessura.

As escavações também descobriram crampons de cavalo, que provavelmente foram depositados como bens funerários, uma prática comum nos enterros da Era Viking. “Encontrar crampons de cavalo no material sugere que o restante dos bens funerários também está no campo”, comentou Rødsrud.

A identidade da pessoa enterrada no navio ainda é objeto de especulação. Uma teoria sugere que o túmulo poderia pertencer ao rei Viking Bjørn Farmann – filho de Harald Fairhair. Segundo as sagas de Snorri, Bjørn foi morto na propriedade Sæheimr por seu irmão, Eric Bloodaxe.