Você tem alguma ideia ou sabe por que os cães arrastam o traseiro? Não é nada incomum ver o seu cachorro ou qualquer outro com esse comportamento estranho e um tanto indelicado. No entanto, não é algo engraçado ou pura birra do animal, ele está tentando dizer algo importante; e tem a ver com a saúde do seu animal de estimação.
Por que os cães arrastam o traseiro?
Há uma série de motivos que explicam porque os cães arrastam o traseiro. Contudo, é importante entender que isso acontece por conta de possíveis desconfortos que o pet está sentido. Desse modo, os cães esfregam o bumbum devido a coceiras ou porque a região está dolorida. Isso causa um alívio imediato, mas temporário.
Assim sendo, como já citamos, esse comportamento é um indicativo de que algo não está funcionando como deveria. Descobrir a causa que está levando o seu cão a arrastar o traseiro certamente vai resolver o problema, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida do pet.
Problemas nos sacos anais são a principal causa de cães arrastarem o traseiro. Essas glândulas contêm um líquido fétido usado para marcar território e afastar predadores. Geralmente, esvaziam-se naturalmente durante a defecação, mas às vezes podem inflamar devido ao espessamento do líquido.
Segundo Amy Tate, DVM, coproprietária da Riverview Animal Clinic em Birmingham, Alabama, explica que “As glândulas anais impactadas e cheias agem como hemorróidas que coçam e doem […] Isso faz com que o cão arraste o traseiro na tentativa de aliviar a pressão.”
Portanto, se os sacos anais do seu cão não forem esvaziados naturalmente, um veterinário deve realizar a remoção manual. Alguns cães podem precisar desse atendimento de forma regular. Recomenda-se que, se o seu cão arrastar o traseiro a cada seis semanas, considere levá-lo a cada cinco semanas para, com a ajuda da equipe veterinária, extrair ou esvaziar as glândulas anais para você.
Alergias
Às vezes, os cães arrastam o traseiro simplesmente porque coça, o que pode ser causado por alergias a fatores ambientais, como gramíneas, pólen e alimentos. Essas alergias geralmente afetam a pele dos cães, causando irritação e comportamentos como mastigar os dedos dos pés e lamber a barriga, além de arrastar o traseiro.
Para lidar com isso, é recomendado limpar a pele dos cães após retornar de áreas externas para reduzir o contato com alérgenos e discutir opções de tratamento com a equipe veterinária, que pode incluir prescrição de anti-histamínicos ou uma dieta especial para alergias.
Presença de parasitas
A presença de uma tênia ou outra parasita intestinal pode levar o cão a arrastar o traseiro. Esses parasitas podem causar desconforto quando são eliminadas nas fezes ou no reto, mesmo que seus fragmentos sejam pequenos e difíceis de detectar.
Nesse caso, é conveniente levar uma amostra de fezes ao veterinário para que ele possa verificar a presença de parasitas.
Outras causas
Quando se trata de cães que arrastam o traseiro sem um problema médico evidente, muitas vezes isso pode ser devido a irritações na área. Por exemplo, cães que foram tosados recentemente podem ter irritação na pele.
Além disso, restos de fezes ou diarreia também podem causar desconforto no reto, fazendo com que o cão arraste o bumbum no carpete. Em geral, a maioria das irritações menores na área tendem a se resolver por conta própria. No entanto, é importante ficar atento à área e procurar outros sinais que possam indicar que seu cão está doente ou com dor.
Cuidados necessários
Nem sempre quando o cão arrasta o traseiro é um sinal alarmante e representa um problema de saúde. Para avaliar, é preciso observar se o comportamento está se tornando rotineiro.
Ademais, é importante manter os tratamentos contra pulgas e carrapatos. Também deve-se ter cuidado com a alimentação, que deve ser rica em fibras.