Eneatipo 4: Confira as principais Características

ad

Eneatipo 4: A figura de Frida Kahlo costuma exemplificar muito bem o assunto. Seu caráter apaixonado, romântico, criativo e trágico simboliza quase perfeitamente o caleidoscópio de características desse perfil. Poderíamos dizer que representam um estilo de vida muito particular na sociedade. Eles são pouco convencionais, muito idealistas e acompanhados, por sua vez, por um véu de drama sutil.

Você é uma pessoa criativa, romântica e com grande sensibilidade emocional? Então você terá interesse em saber mais detalhes sobre esse eneatipo tão especial.

Se você se identificar com esse padrão de personalidade, diremos que você tem um grande potencial. Você pode contribuir muito para o nosso mundo através de alguma ocupação inovadora. No entanto, também existem áreas que devem sempre ser abordadas para melhorar o bem-estar. Na leitura a seguir, sugerimos que você descubra um pouco mais esse arquétipo com todas as suas luzes e áreas cinzentas.

ad

“Você merece um amante que te ame descabelada, com tudo e todos os motivos que te fazem acordar rápido e os demônios que não te deixam dormir.”

~ Frida Kahlo ~

O eneagrama é um sistema de classificação de personalidade baseado em nove arquétipos. É um instrumento com raízes muito antigas que, embora não seja válido para a psicologia mais empírica e científica, ainda apresenta particular interesse. É uma ferramenta útil no campo do crescimento pessoal e da espiritualidade.

Para compreender as bases do eneatipo 4, podemos contar com o trabalho realizado por Claudio Naranjo. Seu livro Caráter e Neurose (2011) é referência nesta disciplina. Dessa forma, dentro da taxonomia desta quarta esfera, destaca-se a criatividade, mas, ao mesmo tempo, a tendência a se sentirem incompreendidos. Explicamos mais abaixo.

1. Intensidade emocional

Essas pessoas vivenciam emoções intensa e profundamente. Se você se perceber dentro do espectro da alta sensibilidade, você se sintonizará muito bem com o arquétipo presente. Da mesma forma, é comum que no seu dia a dia você oscile nas seguintes dinâmicas psicológicas:

ad
  • Sensação de melancolia.
  • Momentos de profunda tristeza e nostalgia.
  • As emoções positivas são vivenciadas com grande paixão.
  • Tendência a altos e baixos emocionais e mudanças de humor.

2. Expressão criativa

As personalidades do quarto eneatipo canalizam suas emoções e experiências por meio da criatividade. Portanto, se você utiliza a arte como mecanismo para liberar seus medos, traumas, tristezas ou saudades, é possível que esse arquétipo seja seu. É muito comum que você passe muito tempo refletindo sobre seu passado e que esses pensamentos inspirem projetos inovadores.

3. Sentimento de carência

É verdade que essa personalidade é rotulada como “romântica”. Mas esta definição não tem nada a ver com a sua tendência de se apaixonar. Na realidade, São homens e mulheres idealistas, melancólicos e com um persistente sentimento de carência. Eles são como Lord Byron ou Percy B. Shelley, figuras em busca de um significado ou propósito profundo na vida.

Às vezes, o amor pode ser a esfera que lhes dá o significado que desejam. Outros são o trabalho, seus valores ou algum objetivo elevado. No entanto, raramente se sentem satisfeitos e satisfeitos. Livros como O Eneagrama: um sistema prodigioso para identificar tipos de personalidade (2015), de Helen Palmer, destacam a marca de insatisfação e tristeza que geralmente os acompanha.

4. Procure autenticidade

É verdade, todos desejamos ser autênticos no meio de uma sociedade que nos quer iguais. Não obstante, o eneatipo 4 apresenta uma obsessão particular em ser único e diferente da massa geral. Querem se destacar por alguma habilidade ou talento, ficam até obcecados em demonstrar sua singularidade, suas raridades e personalidade excepcional.

O medo básico do tipo 4 não está causando um impacto significativo no mundo. Tendem a oscilar entre a paixão e o impulso criativo, mas também entre a incompreensão e a sensação de serem marginalizados no meio de um mundo que não os compreende plenamente nem os reconhece pelo seu valor.

5. Tendência à idealização

O quarto arquétipo do eneagrama idealiza pessoas e situações e cria expectativas muito irrealistas. Dessa forma, quando a realidade não obedece a essas narrativas autoconstruídas, aparecem o poço da decepção e o arame farpado da desilusão. Isto explica a razão da sua tendência para a tristeza, para aquele desencanto que prejudica a sua saúde emocional.

6. Pessoas introspectivas, fundamentais para seus pontos fortes

Uma característica muito prototípica do arquétipo romântico é a sua autoconsciência. São pessoas que exercem frequentemente a introspecção, o que lhes permite estar em contato com seus sentimentos e motivações. Como explica Cláudio Naranjo em Transformação através do Insight: eneatipos na vida (1995), este constitui o pilar dos seus pontos fortes:

ad
  • Eles estão cientes de suas necessidades.
  • Pensamento profundo, reflexivo e analítico.
  • Torne-se consciente de suas áreas de crescimento.
  • Capacidade de dissecar e compreender suas emoções.

Agora, o que inicialmente é uma vantagem também tem seu lado negro. Essa tendência à introspecção muitas vezes faz com que eles se desconectem do ambiente. Muitas vezes caem no ciclo da negatividade, analisando meticulosamente a origem do seu desconforto, sem realmente aplicar estratégias de enfrentamento.

7. Vitimismo e inveja, as principais fragilidades

Se você acha que esse eneatipo pode definir você, é hora de analisar essas áreas mais cinzentas ou desagradáveis. Os românticos tendem a invejar o que os outros alcançaram ou conseguiram. Como descrevemos, eles vêm acompanhados do eterno sentimento de falta, de que sempre está faltando alguma coisa. Além disso, o ambiente deles parece realizar mais do que eles próprios.

É comum que se sintam vítimas de um mundo que não os compreende. Lamentam estar num cenário social em que os demais têm sucesso, enquanto se sentem encalhados; Isso leva a um período de desconforto desconfortável. A arte é, nesses casos, a sua única salvação.

8. Necessidade de amor

Quem não precisa ser amado? É óbvio que todo ser humano vem a este mundo com esse impulso. O Eneatipo 4 deseja ter uma conexão emocional muito profunda com seus parceiros. Para compreender isto, pensemos, por exemplo, no amor trágico de Frida Kahlo e Diego Rivera. Este último sempre foi sua obsessão e seu tormento.

Dicas práticas para alcançar bem-estar e realização

Chegados a este ponto É possível que você esteja 80% sintonizado com o eneatipo 4. Agora, de um ponto de vista mais clínico e rigoroso, para a psicologia o eneagrama apresenta certos problemas de validade científica. Isto é o que conclui o Revista de Psicologia Clínica . Mas estamos, no entanto, perante um instrumento interessante em termos de crescimento pessoal.

Se pretende melhorar alguma das áreas indicadas, de forma a alcançar a realização no âmbito pessoal e profissional, recomendamos que tenha em consideração algumas orientações. São as seguintes:

  • Admire o talento de outras pessoas de maneira saudável: admirar, sem invejar, contribuirá para o seu bem-estar. Além disso, não se esqueça de desenvolver um pouco mais de empatia. Isso o ajudará a compreender melhor as motivações e sentimentos das pessoas.
  • Promove humildade e auto-aceitação: reconhece que todos temos os nossos próprios desafios e lutas internas, mesmo que estes não sejam visíveis. A humildade pode ajudá-lo a baixar um pouco o padrão da autoexigência excessiva e da obsessão de se destacar.
  • Sim aos amores saudáveis: Como tipo 4, você procurará relacionamentos sexuais muito apaixonados e profundos. Tenha cuidado para não idealizar ou estabelecer expectativas impossíveis para seus potenciais parceiros. Procure um amor autêntico e saudável, do tipo que não faz mal.
  • Reduza a autoexigência: É verdade que você deseja alcançar autenticidade, distinguir-se em uma determinada área e se destacar dos demais. Mas tenha cuidado, porque esse objetivo geralmente leva à frustração e à decepção. Querer ter sucesso é legal, mas não a qualquer preço. Reduza as demandas excessivas.
  • Não distorça a realidade: As pessoas, inclusive você, são falíveis e todos nós temos nossos pontos fortes e fracos. Comece a ver os outros como eles são, sem idealizá-los, sem pensar que são melhores que você ou que são exemplos de perfeição absoluta. Conecte-se com a realidade tal como ela é, sem alterá-la ou aplicar um filtro dourado.
  • Não se entregue a emoções negativas: Sua autoconsciência emocional é o seu ponto forte. No entanto, não se deixe ficar persistentemente preso por esses estados internos de valência negativa. Ouvir suas tristezas e decepções é bom por um tempo. Mas apenas o suficiente para compreender a sua mensagem e depois agir de acordo com ela.

Arquétipo quatro, o mais apaixonado

Dentro do eneagrama da personalidade, O romântico se destaca pela busca por autenticidade, criatividade e intensidade emocional. Se uma parte de você lhe diz que este é o seu arquétipo, tente aproveitar seus dons e superar os obstáculos que muitas vezes o acompanham. O maior problema que os define é a tendência a idealizar e cultivar expectativas muito fantasiosas.

Pense também que cada um de nós é uma obra-prima em andamento. Você tem um grande potencial dentro de você que pode usar a seu favor. Você é alguém apaixonado e idealista que faz da imaginação sua ferramenta de trabalho. Regule suas emoções, reduza o idealismo e ofereça ao mundo o melhor de você.