Você pode saber o que seu animal de estimação pensa apenas olhando para o seu rosto? Embora pareça incrível, os cientistas descobriram que ratos e macacos revelam através de suas expressões faciais certas pistas sobre o que sentem ou estão prestes a fazer, e não se trata apenas de “rostos divertidos” ou gestos notáveis.
Pesquisadores de estudo publicados em Comunicações da natureza Eles encontraram sinais quase invisíveis para o olho humano, que Eles podem mostrar se o animal está alerta, relaxado, concentrado ou ponto de movimento. O mais incrível: eles podem antecipar suas decisões antes mesmo de tomá -las.
Como eles conduziram a investigação?
Os cientistas criaram ambientes de realidade virtual para ratos e macacos. Eles usaram telas de grande formato que cercavam os animais para que viajassem cenários simulados e realizassem tarefas diferentes, como atravessar um labirinto, encontrar uma meta ou responder a um estímulo visual ou sonoro.
Ao fazer essas atividades, As modificações foram registradas no tamanho dos alunos de acordo com o nível de atenção ou o estado de alerta; movimentos de bigode em ratos, necessários para explorar e guiar; Pequenos gestos faciais e mudanças na aparência em macacos, como microexpressões humanas.
Esses resultados foram processados em um computador que aprendeu a relacionar cada padrão facial ao comportamento. Assim, o O sistema antecipado se um mouse viraria a esquerda para a esquerda ou se um macaco reagiria rápido ou lento antes de um estímulo.
Também pode estar interessado: Os animais sentem emoções como humanos?
A vantagem da realidade virtual
A realidade virtual permitiu um controle preciso do ambiente. O ambiente externo pode distrair animais com ruído, odores ou movimentos, o que dificulta a identificação de quais sinais estão relacionados à ação concreta. Enquanto O cenário virtual facilita a associação da mudança de expressão ao estímulo que o causou.
Essa abordagem também ajudou a obter dados confiáveis e comparáveis ao repetir as mesmas condições repetidamente. Graças a isso, foi confirmado que muitas expressões detectadas não eram aleatórias, mas respostas que consistiam em determinadas situações.
Leia sobre: Os animais também têm personalidade
E é isso “Leia” As expressões de um animal podem ser uma ferramenta útil para avaliar seu poço -ser e ajudar a detectar sinais precoces de estresse ou desconforto em espécies de laboratório, parques zoológicos ou animais domésticos.
Graças a esse avanço científico e realidade virtual, é possível entender um pouco mais como o cérebro funciona na expressão facial e na tomada de decisão. Por outro lado, convida você a avançar em estudos em áreas como neurologia, psicologia e inteligência artificial. Embora eles não falem, os animais têm muito a dizer … e a ciência está aprendendo a ouvi -los.
A entrada não apenas os humanos: a ciência confirma que o rosto dos animais também trai o que eles estão pensando que foi publicado primeiro na mente é maravilhoso.