Um menino de 8 anos chamado Bjarne fez uma descoberta incrível enquanto brincava em uma caixa de areia em sua escola primária em Bremen, Alemanha. Enterrada sob a areia, ele encontrou uma moeda de prata de 1.800 anos que foi cunhada durante o período da Pax Romana do Império Romano.
A emoção de encontrar um tesouro escondido dominou o aluno da quarta série, fazendo com que ele corresse para casa e mostrasse a moeda para sua família em agosto de 2022.
Depois que os pais de Bjarne alertaram as autoridades, os arqueólogos examinaram a moeda e confirmaram sua autenticidade. A moeda muito desgastada, pesando 2,4 gramas (0,08 onças), acabou sendo um denário romano cunhado durante o reinado do imperador Marco Aurélio Antonino, que governou de 161 a 180 d.C.
Essa moeda em particular foi produzida em uma época em que o Império Romano diminuiu o teor de prata em sua moeda devido à inflação, levando a um período de deterioração da moeda.
A descoberta do denário tem um significado especial para a cidade de Bremen. Embora essa região da Alemanha nunca tenha estado sob o domínio romano, ela era habitada pelos Chauci, uma antiga tribo germânica que mantinha relações comerciais com os romanos. Essa conexão sugere uma possível explicação para o fato de a moeda ter sido enterrada em solo alemão.
Infelizmente, Bjarne não poderá ficar com a moeda, pois ela pertence ao estado, de acordo com a Lei de Proteção de Monumentos de Bremen. No entanto, os arqueólogos do estado elogiaram Bjarne por sua atenção e curiosidade. Como recompensa, eles planejam presenteá-lo com dois livros de arqueologia.
Uta Halle, arqueóloga estadual e chefe do Departamento de Pré-História e História Antiga do Museu Focke em Bremen, expressou sua esperança de que o denário encontre um lar permanente no museu. Ela considera essa descoberta algo realmente especial e digno de exibição pública.